O Toque de Bola acompanha aqui o andamento do Rally Cerapió 2014, que conta com a participação de pilotos e navegadores juiz-foranos, sempre entre os favoritos nas competições do off road. As fotos são de Angelo Savastano.
A a dupla juiz-forana Bráulio Ferreira (piloto)/Breno Rezende (navegador) conquistou o terceiro lugar na categoria Master. Já entre os graduados, Roberto Maciel e Juliana Mateus ficaram em oitavo, Wander Cortes e Marcelo Mendes em nono, Angelo e Geovane Marciano Lopes em 12º lugar.
Clique sobre o anexo abaixo para conferir a classificação final do 4×4, em todas as categorias:
Ranking_Todas_FINAL_CERAPIO2014CARROS_INTERNET.pdf
03-02 Raça, Emoção, Resistência e Belíssimas Paisagens. Assim foi a 27ª edição Cerapió 2014 o maior Rally de Regularidade das Américas
A cidade de Barreirinhas (MA), porta de entrada para os “Lençóis Maranhenses”, no sábado, 1º, foi palco do encerramento do maior rali de regularidade das Américas, o Cerapió. Desde a largada no dia 28, em Fortaleza (CE), os competidores foram colocados à prova num percurso muito técnico onde qualquer erro seria fatal, tudo dentro em cenário belíssimo onde não faltaram emoção, resistência e superação de desafios.
O Rally Cerapió teve quatro dias de competição, de 28 a 31 de janeiro, percorrendo mais de 1.000 quilômetros entre os estados do Ceará, Piauí e Maranhão. O rally de bike consistiu em 408 quilômetros cronometrados. A prova teve como pernoites, além de Fortaleza, as cidades de Jijoca de Jericioacoara, Viçosa do Ceara, Cajueiro da Praia (bikes) e Parnaíba e Luís Correia, no litoral piauiense, e Barreirinhas, no Maranhão. A premiação aconteceu partir das 19 horas do dia 1º de fevereiro, no Gran Solare Lençóis Resorte.
Juiz de Fora mais uma vez se fez presente com várias duplas participantes, entre elas Bráulio Ferreira e Breno Resende da Equipe Lobo Guará, campeões na cat. Carro em 2013, que nesta edição mais uma vez subiram ao podium para comemorar a terceira colocação na categoria Carros 4×4.
Bráulio destaca a pilotagem em diversos terrenos e principalmente nas tão temidas dunas. “Não foi nada fácil, pilotar na areia merece atenção redobrada tendo em vista que é um tipo de piso que não encontramos lá na nossa região”. E encerra parabenizando o diretor geral Ehrlich Cordão e prometendo voltar em 2015.
Foi uma prova bastante técnica, onde não havia margem para erro, o piso de areia das dunas foi um grande desafio para os navegadores. “Tudo ajuda, o preparo físico e psicológico foram essenciais. Valeu moçada e até 2015” finaliza Breno.
Com componentes de Juiz de Fora, Santos Dumont e Rio de Janeiro a Araponga Rally Team mais uma vez marcou presença no maior Rally de Regularidade das Américas com boas colocações e prometem voltar ano que vem.
Também de Juiz de Fora a dupla formada pelo experiente piloto Vander Rocha Cortes e tendo como navegador o super campeão da Mitsubishi Cup 2013 o piloto Marcelo Mendes encararam o desafio e destacaram o excelente nível técnico e as belíssimas paisagens do Cerapió 2014.
Destaque para a participação da dupla formada pelo grande vencedor de diversas edições do Rally dos Sertões cat. Caminhões Carlos Salvini e o premiado navegador Weidner Moreira de Juiz de Fora quem também enfrentaram os desafios do Maior Rally de Regularidade das Américas.
Lourival Roldan e Andre Azevedo, entre outras personalidades do cenário Off Road nacional, também estiveram presente no Cerapió 2014, confirmando a tradição de grande evento fora de estrada.
A ação solidaria “DE OLHO NA TRILHA” desenvolvida pelo Rally Cerapió 2014 na cidade de Parnaíba-PI levou médicos oftalmologistas e enfermeiros especializados além de distribuir óculos de grau para as comunidades carentes.
“Completar a prova do maior Rally de Regularidade das Américas, seja qual for a colocação, é o premio maior para todas a equipes participantes nos Carros 4×4, Quadriciclos, UTVs, motos e bikes”. Assim definiu o jornalista e repórter fotográfico do caderno Conta Giros/Diário Regional Angelo Savastano que pelo quarto ano consecutivo esteve na cobertura do evento a convite da organização.
02-02 Rally Cerapió define quem larga na frente no Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade
Após a realização dos dois primeiros dias de prova do Rally Cerapió, sai o ranking do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade para as motos, válido para os pilotos inscritos nas categorias máster, sênior, executivo, over-40, over-50, júnior e novato. O campeonato nacional foi aberto com as etapas de Fortaleza a Jijoca de Jericoacoara, no último dia 28, e com a etapa de Jijoca a Viçosa, na última quarta-feira, 29. Com isso, já estão definidos quem está na liderança. O campeonato é realizado pela Confederação Brasileira de Motociclismo – CBM. O Rally Cerapió tem quatro etapas e só termina nesta sexta-feira, em Barreirinhas, no Maranhão.
Na categoria máster, o líder nacional é o catarinense Guilherme Cascaes, que foi o 3º lugar melhor no Brasileiro de 2013. O cearense Helaindo Onofre Jales está em segundo no ranking; em terceiro e quarto vem dois pilotos capixabas, Carlos Minet e Jomar Grecco, respectivamente, este que é o atual vice-líder; em quinto está o atual campeão brasileiro, curitibano Emerson Loth, o Bombadinho. Na categoria sênior, está na liderança, após os dois dias iniciais de Cerapió os pilotos Tulio Borges Malta, de Minas Gerais; em 2º aparece Jony Jachtchechen, de Curitiba; em 3º Charles Pio, de Minas; em 4º Péricles Dutra e em 5º Luiz Castelo Branco Filho, do Piauí. A categoria executivo está assim: Fredy Oliveira de Carvalho, que é de Parnaíba, no Piauí; em 2º aparece Paolo Mussalem, do Maranhão, e atual campeão do Rally Piocerá; em 3º Rodrigo Gondim de Oliveira, do Ceará; em 4º lidera Mauro Sérgio Follmann, de Belém, Pará e em 5º José Nogueira Leite, do Ceará;
A categoria over-40 traz como líderes do ranking Marcio José Miranda e Edson Castro Maciel, de Minas Gerais, como 1º e 2º, respectivamente; em 3º está Sandro Hoffmann, do Espírito Santo, que é o 4º colocado do Brasileiro de 2013, na categoria máster, e neste ano pela primeira vez pilota na over; em 4º está Gildo José Tavares, do Tocantins, e em 5º Paulo Picaccio Cabral, que tem um tricampeonato no Cerapió – Piocerá, na categoria executivo.
Na Over-50, o Brasileiro traz na ponta Heleno Gontijo de Sousa, de Minas Gerais; em 2º Helio Venâncio, também de Minas e em 3º o paulista George Parik. Na categoria Júnior, lideras Pedro Henrique Lage, de Minas Gerais; Lucas Carvalho de Matos, do Piauí em 2º e Lauro Rodolpho Lopes, também do Piauí. Na novato, os líderes são: 1º Luiz Gustavo Penteado, de São Paulo; Leandro de Castro Alves, de Minas, e Vicente Marinho de Andrade, da Bahia.
O nível técnico dos dois primeiros dias do Rally Cerapió foi bastante técnico, segundo a maioria dos participantes das motos. O percurso privilegiou terrenos variados e muita serra sob uma temperatura de mais de 40 graus. No primeiro dia, o desgaste foi grande com uma etapa de 10 horas. O piauiense de Parnaíba, onde o Cerapió teve chegada nesta quinta-feira, piloto Fredy Oliveira, diz que está contente com seu desempenho na prova e que estar à frente de ótimos concorrentes dá mais incentivo para estar bem na competição até o final. “Achei esse terceiro dia muito bom e espero subir ao pódio no final do Cerapió. Quanto ao Brasileiro, a experiência também me ajudou bastante a estar liderando”.
2-2 De virada, dupla de Minas Gerais leva prêmio do Cerapió 2014
Pilotos e navegadores percorreram mais de 1000km em quatro dias de provas
Os mineiros Fernando Antonio de Pádua Lage, de Belo Horizonte, e Gustavo Schmidt ganharam de virada a 27ª edição do Rally Cerapió. A dupla conseguiu superar os vices José Augusto Sá Neto e Wellington Rezende Junior que até o terceiro dia liderava o ranking, mas acabaram não levando o primeiro lugar.
Fernando acredita que a determinação do piloto e a atenção do navegador os levaram ao pódio. “Não podemos desistir nunca. Começamos mal e viemos buscando e buscando. Quando pegamos o feeling do terreno conseguimos aumenta a pontuação e chegamos até aqui”, explicou o piloto campeão.
Para o navegador, Gustavo Schmidt, a areia foi o que deu mais dificuldade a prova, mas segundo ele o penúltimo dia, no trecho de Viçosa Parnaíba, foi decisivo para a vitória. “Eu sou do sul de Santa Catarina, nunca andei numa prova com tanta areia e como aqui é um terreno totalmente diferente com medidas totalmente diferentes acabamos atrasando nos primeiros dias. No penúltimo dia recuperei dando bastante chance pra gente e nosso concorrente quebrou o carro no último dia mas se a gente não tivesse andado bem mesmo com a quebra não ia ter jeito”, completou o campeão.
Na categoria Graduado o piloto Bruno Férrer Bezerra de Menezes, afirmou que o planejamento foi o principal para garantir sua vitória. Traçamos a nossa estratégia para economizar o carro quando não fosse um percurso do nosso perfil. Escolhemos o dia que estávamos mais adaptados e aceleramos para garantir nossa vitória”, contou o atleta.
Já na categoria Turismo os campeões Charles Nobre Rabelo e Renan Fernandes contaram que a expectativa estava boa e que o Cerapió surpreendeu. “Tinha uma expectativa muito boa em relação a prova e todo o evento, mas realmente fui surpreendido. A prova valeu muito a pena e espero estar aqui ano que vem”, garantiu o competidor.
UTV
O piloto Lucas Araújo Barroso deve seu troféu na categoria graduado a concentração do navegador Anibal Vieira Feijó foi muito importante. “Devo tudo ao navegador e a Deus. Tudo ajuda, o preparo físico e psicológico ajudaram muito e foram essenciais. Já estamos pensando na próxima competição” contou o campeão.
A equipe vencedora na categoria novatos reforçou que a concentração e trabalho em equipe foram fundamentais. “Nossa equipe de apoio, navegador e todo mundo ajudou. Eu acho que o mais interessante é o trabalho em equipe e lembrar que acima de tudo o rally é um esporte uma brincadeira e é preciso ter respeito aos outros participantes”, concluiu o competidor.
Cerapió homenageia destaques do rally
2/2 – Troféus foram entregues durante a premiação
O diretor geral do Cerapió, Ehrlich Cordão, homenageou com troféus pessoas que fazem parte da história do rally e também que tiveram ações relevantes durante o evento este ano. O gerente do Resort Gran Solare, Emanoel Ferreira, foi o primeiro a receber pela hospitalidade em receber a caravana do evento, que envolve além da equipe organizadora, atletas e suas famílias.
O casal Paula Márcia de Sousa e Flávio Ozon, que concorriam no rally, receberam o troféu por prestarem socorro a uma jegue que estava em trabalho de parto no meio da pista. Paula é veterinária e ao ver o animal sofrendo e prestes a morrer, deixou a competição de lado e foi socorrê-la. “Para mim isso também é esporte, pois é solidariedade, caridade”, disse Paula.
Pelos seus 12 anos de participação no Cerapió, a Equipinico foi outra homenageada e os integrantes fizeram festa ao receberem o troféu. Representando a imprensa, Alex Rufo, da revista Speedway, também recebeu um muito obrigado. “Quero sempre participar do rally, no ano passado meu sócio veio, mas este ano estou aqui e quero participar sempre”, disse Rufo.
O médico Cláudio Vergueiro foi integrante da equipe médica do Cerapió durante sete anos. Hoje, ele participa do rally, competindo na categoria Carro Expedição. “Tomar conta de você não é fácil, agora quero que cuidem de mim”. Outro homenageado foi Alexandre, de Palmácia, que auxilia em conferências de provas, entre muitos outros serviços.
Mineiros levam o título nos carros 4×4 do rally Cerapió; veja resultados
1º/2 – Dupla campeã conseguiu reverter o resultado e foi ao pódio
Os grandes vencedores de carros 4×4 na categoria máster do Cerapió 2014 foram os mineiros Fernando Antonio de Padua Lage e Gustavo Schmidt. Os competidores pontuaram bem e conseguiram passar à frente da dupla cearense José Augusto Sá Neto e Wellington Rezende Junior, que lideraram os dois primeiros dias de prova e acabaram em segundo. Mais uma vez uma dupla do estado de Minas Gerais leva o troféu desta categoria para casa ee vencendo o Cerapió garantiram oito das 14 etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country de Regularidade. Ano passado os campeões foram Bráulio Ferreira da Silva e Breno de Almeida Rezende e neste ano eles levam para casa o terceiro lugar. Na categoria Graduado os campeões foram Adolfo Bezerra de Menezes e Lauro Tavora Sobreira e na categoria Turismo foram Charles Nobre Rabelo e Renan Fernandes Felix do Ceará.
UTV
Outra dupla que conseguiu superar os primeiros resultados e acabou levando o troféu da competição foram a dos cearenses Lucas Araujo Barroso e Anibal Vieira Feijó. Os atletas competiram na modalidade UTV categoria Graduado. Na categoria novato os campeões foram Roger Andrigo Buso Rodrigues e Gabriel Dall Agnol.
Quadriciclos
Nos quadriciclos os grandes campeões do Cerapió 2014 foram Antônio Matos de Pinho Junior na categoria Graduado e Artur de Carvalho Júnior na categoria Novato.O 23º Rally Cerapió cruzou a Rota das Emoções saindo de Fortaleza chegando a Barreirinhas no Maranhão, porta de entrada dos lençóis maranhenses. Foram mais de 1000 km de paisagens surpreendentes, muito suor, adrenalina e garra.
RESULTADO FINAL
CARROS 4×4
MASTER
1º – Fernando Antonio de Pádua Lage e Gustavo Schmidt – MG
2º – José Augusto Sá Neto e Wellington Rezende Junior – CE
3º – Bráulio Ferreira da Silva e Breno de Almeida Rezende – Juiz de Fora – MG
4º – Jose Aristóteles Fiúza Filho e Jose Aristóteles Fiúza Neto – CE
5º – Maycon Gomes Soares e Daniel Rocha Rodrigues – PI
GRADUADO
1º – Adolfo Bezerra de Menezes e Lauro Tavora Sobreira – CE
2º – Roger Sales de Castro e Andre Reis Lima – CE
3º – Fernando de Melo Falcão e Lourival Roldan – CE
4º – Pedro Henrique Moura Mendes e Giovanni Caland Brígido – PI
5º – Álvaro de Oliveira Neto e Alexandre Aguiar de Carvalho –PI
TURISMO
1º- Charles Nobre Rabelo e Renan Fernandes Felix – CE
2º – Nestor Pinheiro Magalhães e Leonardo Lenine Leite Bezerra – CE
3º – Marcio Cruz Botelho e Leandro Belizário Vieira – CE
4º – Rodrigo Bressan e Paula Marun Lyrio Bressan – CE
5º – Sabino Albuquerque Junior e Lauro Barini Junior – CE
UTV
GRADUADO
1º – Lucas Araujo Barroso e Anibal Vieira Feijó – CE
2º – Rômulo Severino Valentim e Ricardo Valentim – CE
3º – Anderson Gorgen e Audir Neto – MA
4º – Ricardo Lemos Chaves e Fábio de Oliveira Machado -CE
5º – João Felipe Miranda Demito e Marcos Vinicius Saraiva – TO
NOVATO
1º – Roger Andrigo Buso Rodrigues e Gabriel Dall Agnol – TO
2º – Sílvio Lune Brandao Surubim e Mateus Loureiro Rodrigues – TO
3º – João N. Vieira Borges e Josenildo Costa Lima – TO
4º – João Bosco Fernandes de Melo e Jose Valmir de Freitas – AM
5º – Rona R. Santos e Getulio M. Mello Silva – TO
QUADRICICLO
GRADUADO
1º – Antônio Matos de Pinho Junior – MA
2º – Francinei Souza Costa – CE
3º – Pedro Henrique Teixeira Costa – BA
4º – Kamilo C. Barbosa – CE
5º – Wescley Ferreira Dutra – CE
NOVATO
1º – Artur de Carvalho Júnior – MA
2º – Jose Italo Rodrigues Santiago – CE
3º- Helio Pessoa de Carvalho Filho – CE
4º – Paulo Henrique Costa de Souza – BA
5º- Manoel Cleber Cardoso Gomes – CE
Último dia de trilhas do Cerapió tem trechos mais perigosos da competição
31/1/- Resultado será divulgado somente neste sábado (01) e a premiação ocorre no Gran Solare Resort
O último dia de provas da 27ª edição do Rally Cerapió teve os trechos mais perigosos da competição. Areial pesado , dunas e passagens molhadas formaram a paisagem da etapa que liga as cidades de Parnaíba (PI) a Barreirinhas no Maranhão. Um trecho de 246 km que foi cumprido em sete horas pelos pilotos e navegadores. O resultado final do Cerapió será divulgado somente neste sábado (01) e a festa de premiação acontece as 21h no Gran Solare Resort.
A dupla de Minas Gerais, Fernando Antônio de Padua Lage e Gustavo Schmidt, que ficou em primeiro lugar nesta quinta-feira (30), foi a primeira a chegar no trecho de zerada na comunidade de Lagoa do Coité em Paulino Neves – MA. Rapidamente os pilotos comentaram que a prova estava muito competitiva e que o visual dos Pequenos Lençóis foi o mais bonito da competição.
“Estamos correndo atrás pra ver no que vai dar. Um rally só acaba quando terminam todas as provas, vamos correr para tentar sair na frente”, acrescentou o piloto.
Um dos momentos mais emocionantes desta última etapa foi uma ponte de madeira sobre o Rio Novo que corta a cidade de Paulino Neves e os pilotos e navegadores precisaram ficar atentos a velocidade, já que o local é estreito e havia moradores atravessando a todo momento.
Após Paulino Neves, uma trilha estreita e sinuosa levou os competidores a parada final em Barreirinhas. A velocidade para alcançar as referências ajudou quem acelerou.
30-1 Dupla de Minas Gerais vence terceiro dia de provas 4×4 categoria Master
Dupla do Ceará se mantém em primeiro no ranking geral da competição
Os vencedores da prova desta quinta-feira (30) na modalidade carros 4×4 categoria Master foram a dupla Fernando Antonio de Padua Lage e Gustavo Schmidt de Minas Gerais. Apesar da vitória no ranking geral do Cerapió até o momento quem lidera é a dupla cearense Jose Augusto Sa Neto e Wellington Rezende Junior. Com os bons resultados, eles continuam favoritos a levar o pódio na edição deste ano do rally. Confira o resultado completo da prova desta quinta-feira (30)
Resultado Carros 4×4 categoria MASTER
1º Fernando Antonio de Padua Lage e Gustavo Schmidt – MG
2º Braulio Ferreira da Silva e Breno de Almeida Rezende – Juiz de Fora MG
3º Jose Rufino da Silva Neto e Glauco Holanda Jr – CE
4º Maycon Gomes Soares e Daniel Rocha Rodrigues – PI
5º Jose Augusto Sa Neto e Wellington Rezende Junior – CE
Resultado Carros 4×4 GRADUADO
1º Alvaro de Oliveira Neto e Alexandre Aguiar de Carvalho – PI
2º Fernando de Melo Falcão e Lourival Roldan – CE
3º Adolfo Bezerra de Menezes e Lauro Tavora Sobreira – CE
4º Ivano Queiroz Torres e Cristiano Dylan – CE
5º Roger Sales de Castro e Andre Reis Lima – CE
Resultado Carros 4×4 Turismo
1º Marcio Cruz Botelho e Leandro Belizario Vieira – CE
2º Fabio Ruediger e Cristiano Fabio Fontana – BA
3º Stelio Gama Lyra Junior e Marcus Vinicius Fausto Lopes – CE
4º Sabino Albuquerque Junior e Lauro Barini Junior – CE
5º Marcos Jose dos Santos e Pedro Rafael Lima Gomes – CE
Confira, abaixo, os resultados desta quinta-feira, 30, na 4×4:
Resultado_ProvaPG_CERAPIO_DIA_3_CARROS.pdf0a5d3fa8
Dia 30-1 Último dia passa pela areia dos lençois maranhenses
O quarto e último dia de provas do Cerapió não será o mais longo, mas tem tudo para ser o mais emocionante. No último briefing da prova de motos, realizado esta noite no Sesc Beira Rio, em Parnaíba, foi apresentando aos pilotos um pouco do que eles irão enfrentar nesta sexta, 31. “É muita areia e é areia pesada. Trechos difíceis onde não entra carro”, explicou Erhlich Cordão, Diretor Geral da Prova. Após a cidade de Paulino Neves (MA),as dificuldades na trilha de areia só aumentam.
A largada do último dia de prova será em Parnaíba rumo a cidade de Barreirinhas, porta de entrada dos lençóis maranhenses. A trilha fica mais difícil quando em um dos trechos pelos quais os pilotos passarão em direção aos pequenos lençóis. Lá várias trilhas se cruzam. Um dos trechos dessa teve que ser transformado em deslocamento devido a difícil navegação. Equipes da organização do Cerapió estão na trilha para sinalizar o trecho com bump.
Para as equipes de apoio o dia também vai exigir muita atenção e estratégia. O deslocamento poderá ser feito por três opções diferentes, sendo que em uma delas tem trecho de 70 quilômetros de estrada carroçal. Os pilotos foram orientados a evitar que suas equipes de apoio entrem em um trecho da trilha, sob o risco de desclassificação do piloto. A prova termina sexta (31) e a festa de premiação será realizada no sábado, 1º, com banda e uma festa a beira da piscina do Gran Solare Resort, em Barreirinhas.
Homenagem – A “Equipnico do Ceará”, prestou hoje (30), durante o último briefing de motos, uma homenagem ao idealizador. A equipe entregou uma placa comemorativa e lembrou dos 11 anos de participação na prova. Erhlich Cordão, segundo os membros da equipe, o esporte off road do Brasil deve muito ao trabalho desenvolvido por Erhlich Cordão. Os pilotos Álvaro Wine Rodrigo Gondim e Kris Rolim também foram homenageados e lembrados pela turma, uma das divertidas do rally.
De Olho na Trilha atende povoado nesta sexta em Parnaíba
Muito além de um rally”. O slogan usado pelo Rally Cerapió demonstra claramente sua proposta que é de aliar o esporte de competição à solidariedade. Além de proporcionar aos amantes do off-road uma competição saudável e cheia de aventura, o evento cumpre uma meta importantíssima que muda a vida das pessoas.
Nesta edição, pelo terceiro ano consecutivo, o projeto “De olho na Trilha” é executado beneficiando pessoas de baixa renda com consultas oftalmológicas, confecção e entrega de óculos de grau, gratuitos.
Na manhã desta sexta-feira (31) o projeto vai acontecer no município de Parnaíba (PI) no povoado José Estevão, zona rural da cidade. Uma equipe de oftalmologistas da Ótica Jockey vai atender a população do povoado e pretende até uma média de 50 atendimentos com palestras, exames e entrega de óculos para os que precisarem.
Ano passado o projeto executado através da parceria de sucesso entre o Cerapió e a Ótica Jockey mudou a vida de várias pessoas, dentre elas a do adolescente Aurélio Mesquita, que sofria de um problema grave na visão e que foi percebido pela mãe ainda quando criança, aos quatro anos de idade. A dificuldade financeira da família, que mora no Povoado Brejo, zona rural do município de Altos, impossibilitava Aurélio de ser diagnosticado pelo especialista. Com o projeto ele foi consultado e teve a oportunidade de voltar a enxergar melhor e até retomar os estudos.
Ainda no povoado José Estêvão, a comunidade poderá participar das atividades do projeto BiblioSESC. Trata-se de um caminhão baú que possui a estrutura padrão da biblioteca móvel do Sesc que estará disponibilizado à crianças, jovens e adultos do povoado, um acervo de livros e revistas para consulta local, além de dinâmicas lúdicas que envolve oficinas e contação de histórias.
Clique sobre o anexo abaixo para conferir o resultado oficial dos carros 4x4x na quarta-feira, 29:
Resultado_ProvaPG_CERAPIO_DIA_2_CARROS.pdfcd8be9d5
29/1: Médias altas exigem perícia dos pilotos na prova de 4×4; veja resultados do dia
As médias horárias do rally Cerapió este ano estão exigindo muita perícia dos pilotos que participam da competição. É unânime entre todos, que as médias estão muito altas e variadas. Para Cristóvão Neto de Fortaleza – CE, as médias tornam os tempos bem apertados.
Rodrigo Bressan da equipe Pro4rally Team, que ficou em terceiro lugar na prova completou afirmando que este segundo dia de provas foi mais dificultoso por conta dos laços.
“O resultado não está sendo o esperado porque cometemos um erro besta, mas comprometeu o dia. Hoje a prova teve um balaio no começo que foi difícil, as médias estão bem apertadas”, contou o piloto. Segundo ele, as mudanças em função de passagem molhada e ponte são drásticas e exigem bastante do piloto em especial.
Veja a lista:
CATEGORIA MASTER
1º. Jose Augusto Sa Neto / Wellington Rezende Junior – CE
2º. Jose Aristoteles Fiuza Filho / Jose Aristoteles Fiuza Neto – CE
3º. Maycon Gomes Soares / Daniel Rocha Rodrigues – PI
4º. Paulo Rogerio Gomes Coelho / Cristovam Coelho Neto – CE
5º. Carlos Salvini / Weidner Moreira – RJ
CATEGORIA GRADUADO
1º Adolfo Bezerra de Menezes / Lauro Tavora Sobreira – CE
2º. Roger Sales de Castro / Andre Reis Lima – CE
3º. Fernando de Melo Falcao / Lourival Roldan – CE
4º. Pedro Henrique Moura Mendes / Giovanni Caland Brigido – PI
5º. Roberto de Freitas Maciel / Juliana Mateus de Oliveira – MG
CATEGORIA TURISMO
1º. Charles Nobre Rabelo / Renan Fernandes Felix – CE
2º. Marcio Cruz Botelho / Leandro Belizario Vieira – CE
3º. Nestor Pinheiro Magalhaes / Leonardo Lenine Leite Bezerra – CE
4º. Fabio Ruediger / Cristiano Fabio Fontana – BA
5º. Sabino Albuquerque Junior / Lauro Barini Junior – CE
Clique sobre o anexo abaixo para conferir o resultado oficial dos carros 4x4x na terça-feira, 28:
R1CARROS.pdf0b633d1d3632f19b2e4ef03f0db5cc79
28/01/2014
Onze horas de prova intensa e técnica
Após 11 horas de uma prova intensa e bastante técnica a Totem, empresa de apuração e cronometragem da competição, divulgou os resultados oficiais do primeiro dia. A dupla Anderson Gorgen e Audir Neto, chegaram em primeiro na categoria UTV e a dupla José Augusto e Wellington Rezende ficaram em primeiro na modalidade de carros 4×4 categoria master. A prova desta quarta-feira (28), terá metade do primeiro percurso e será de 161 km de Jijoca até Viçosa do Ceará, na Serra da Ibiapaba. Confira a lista dos cinco primeiros colocados em UTV e carros 4×4:
Resultado UTV GRADUADO
1º – Anderson Gorgen / Audir Neto – MA
2º – Leonidas Escobar / Peter Ferreira – PI
3º – Joao Felipe Miranda Demito / Marcos Vinicius Saraiva – TO
4º – Lucas Araujo Barroso / Anibal Vieira Feijo – CE
5º – Ricardo Lemos Chaves / Fabio de Oliveira Machado – CE
Resultado UTV NOVATO
1º – Roger Andrigo Buso Rodrigues / Gabriel Dall Agnol – TO
2º – Joao N. Vieira Borges / Josenildo Costa Lima – TO
3º – Joao Bosco Fernandes de Melo / Jose Valmir de Freitas – AM
4º – Silvio Lune Brandao Surubim / Mateus Loureiro Rodrigues – TO
5º – Rona R.santos / Getulio M.mello Silva – TO
Resultado Carros 4×4 Master
1º – Jose Augusto Sa Neto Wellington Rezende Junior – CE
2º – Romulo Sousa Silva Matheus Galvao Fialho Rocha – CE
3º – Braulio Ferreira da Silva Breno de Almeida Rezende – MG
4º – Fernando Couto de Oliveira Jean Paul Bernhardt – PI
5º – Fernando Antonio de Padua Lage Gustavo Schmidt – MG
Resultado Carros 4×4 GRADUADO
1º – Roger Sales de Castro Andre Reis Lima – CE
2º – Adolfo Bezerra de Menezes Lauro Tavora Sobreira – CE
3º – Emilio Mamede Studart Soares Lucas Rego Studart – CE
4º – Wander Rocha Cortes Marcelo Mendes – MG
5º – Pedro Henrique Moura Mendes Giovanni Caland Brigido – PI
Resultado Carros 4×4 Turismo
1º – Charles Nobre Rabelo Renan Fernandes Felix – CE
2º – Sabino Albuquerque Junior Lauro Barini Junior – CE
3º – Rodrigo Bressan Paula Marun Lyrio Bressan – CE
4º – Alexandre Amaral Mourao Junior Tiago Brasileiro Coelho – CE
5º – Rodrigo Camurca da Silva – Jose Lucio Barbosa de Carvalho – CE
Atletas enfrentam sol e vento no primeiro dia das bikes
O primeiro dia de rally de bike foi uma verdadeira prova de resistência para os atletas. Foram 114 Km de estrada sob um sol causticante, que deixou a prova ainda mais difícil. Mesmo com a longa distância, houve apenas duas desistências. No primeiro dia a largada saiu da cidade de Caucaia, da praia do Cumbuco, no Ceará, e encerrou em Trairi, cidade cearense. Os competidores fizeram uma prova dura, mas se encantaram com as belas paisagens proporcionadas pelas praias cearenses.
O diretor do rally de bike, Zenardo Maia, avaliou o primeiro dia como difícil, com sol intenso, muito vento com corrente e grande quilometragem. “Apesar disso, apenas dois atletas não completaram a prova, o que mostra o preparo deles”, disse. O primeiro colocado na categoria Sub 40 e menor tempo do primeiro dia, Gilberto de Sousa Silva, disse que teve muita sorte para conseguir a primeira colocação. “No final da etapa, com 110 Km rodados, peguei um contravento na praia e tive muita dificuldade de terminar. Mas deu tudo certo. Todos os outros atletas tiveram esta dificuldade”, afirma.
Na segunda colocação ficou Elionai Costa de Sousa, categoria Sub 23 de Fortaleza. Para ele foi um marco, já que é a terceira edição que disputa o rally e nas outras participações ficava em oitavo lugar. “Fiquei muito feliz porque tenho apenas 21 anos e estou conseguindo acompanhar o ritmo de atletas mais experientes”.
Lindomar Ferreira ficou na terceira colocação da sua categoria, a Sub 40. Ele disse que a prova foi dura, mas que conseguiu uma boa colocação. “Para a segunda etapa, espero recuperar o meu tempo e tentar as primeiras colocações”. No início da prova, os atletas tiveram um trecho de praia, passando para um terreno arenoso, fofo e com muito vento. Depois, enfrentaram o cascalho e estradão sem muitas elevações, onde tiveram tempo de conseguir boa velocidade.
Eles contemplaram as belas paisagens das praias cearenses e se maravilharam com a beleza da usina eólica. Nos povoados, as pessoas se encantavam com o esforço dos atletas e as novidades de um rally. No segundo dia e prova, os competidores saem da cidade de Tianguá, na Serra da Ibiapaba, no Ceará, a mais de 770 metros de altitude em direção a Viçosa, em estradas de terra sinuosas.
Texto enviado ao Toque de Bola por Aldeia PI
27/01/2014
Largada promocional do Cerapió empolga público
Foi dada a largada para o Cerapió 2014. A largada promocional dos competidores nesta segunda-feira, 27, conseguiu atrair um grande número de pessoas ao Shopping Iguatemi. O público vibrou com cada categoria de competidores que se apresentava e, ao abrir o evento, seu idealizador, Ehrlich Cordão, pediu proteção ao ressaltar o que os participantes encontrarão na etapa. “Vamos começar um roteiro de mil quilômetros, sendo que carros e motos rodam até 300 Km por dia e as bikes uma média de 100 Km”, disse.
A largada promocional é obrigatória para os competidores e é uma forma de interação com a sociedade que passa a conhecer melhor os competidores. “Vim aqui para ver os quadriciclos, pois gosto muito de ver este tipo de veículo. É muito legal a largada promocional, acompanho o rally porque rola muita coisa boa”, disse o arquiteto Juliano Lopes, que assistia a largada.
A abertura foi com a equipe de bike que reuniu atletas de vários estados e até mesmo da Suíça para uma competição que deve exigir muita resistência. Depois, as motos deram show com o ronco dos motores que fizeram o público delirar. “Acho que os veículos estão muito mudados. A parte mecânica está mais desenvolvida, cada vez melhor. Eles estão evoluindo muito, principalmente os navegadores. Acompanho o rally e gosto muito”, afirma Júnior Teles, operador de telemarketing.
Um dos momentos mais emocionantes da largada foi a apresentação da equipe Ipiranga Freestyle FMX, que fez manobras radicais e animou o público. “É muito legal ver estas manobras, vim aqui só para assistir. Adoro essas apresentações, acho super divertido e interessante”, disse Antonio Santos, funcionário público.
Texto enviado ao Toque de Bola por Aldeia PI
26/01/2014
Começa o Rally Cerapió 2014. Juiz-foranos em ação
O maior rali de regularidade das Américas, o Rally Cerapió, começou neste domingo, 26, no estacionamento do Shopping Iguatemi, em Fortaleza, capital do Ceará. A programação teve início às 9h e seguiu até 21h, quando os competidores precisam passar pelas vistorias – técnicas e médicas, realizam as últimas inscrições, recebem os kits e doam uma cesta de alimento não perecível, que será repassado para o Rotary Club de Fortaleza, que se encarregará de distribuir os alimentos para comunidades carentes da capital cearense.
Grandes nomes do cenário off road nacional marcam presença no evento, Carlos Salvini, André Azevedo, Lourival Roldan, Guilherme Cascaes, Sandro Hoffmann, Helio Pessoa, Wescley Ferreira, Wagner Comodoro R, entres outros.
Juiz de Fora se faz representar por Marcelo Mendes, Weidner Moreira, Bráulio Ferreira, Breno Resende, Wander Rocha Cortes e outros diversos concorrentes.
As vistorias técnicas são o momento em que as máquinas são adesivadas, tendo cada competidor uma numeração que o identifica do início ao fim da prova. Até o momento já estão inscritos mais de 500 competidores e confirmados mais de 300. Estão confirmadas equipes de todo país, além de Suíça e Portugal. Muitos já estão em Fortaleza há pelo menos quatro dias.
Na segunda-feira, 27, as vistorias continuam até às 15h, no Shopping Iguatemi. Os briefings técnicos de todas as modalidades ocorrem na Sala de Cinema 8 do UCI; das 9h às 9h40, a direção técnica da prova de bike, chefiada pelo diretor Zenardo Maia, comanda a reunião com os ciclistas; das 10h às 10h40, será realizado o briefing das motos, tendo no comando o diretor da prova, Edmilson Campos; e das 11h às 11h40, o diretor José Carlos (Zé do Rádio) fará o briefing para as modalidades carro 4×4, UTV, quadriciclo e moto rally. O diretor geral do Cerapió, Ehrlich Cordão também participará de todos os briefings e dará as boas vindas aos competidores.
Entre os dias 28 a 31 de janeiro,os competidores percorrerão mais de 1.000 quilômetros entre os estados do Ceará, Piauí e Maranhão. O rally de bike terá 408 quilômetros cronometrados. A prova terá como pernoites, além de Fortaleza, as cidades de Jijoca de Jericoacoara, Viçosa do Ceara, Cajueiro da Praia (bikes) e Parnaíba e Luís Correia, no litoral piauiense, e Barreirinhas, no Maranhão. A premiação será a partir das 19 horas do dia 1º de fevereiro, no Gran Solare Lençóis Resorte.
O Rally Cerapió tem patrocínio da Caixa – Governo Federal e Ipiranga; co patrocínio: Governo do Estado do Ceará, Governo do Estado do Maranhão, Governo do Estado do Piauí e Honda; apoio: Michelin, Houston Bike, Prefeitura de Fortaleza; colaboração: Shopping Iguatemi, UCI Cinemas, Gran Solare Lençóis Resort, Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara, Prefeitura de Viçosa do Ceará, Prefeitura de Tianguá, Prefeitura de Parnaíba e Prefeitura de Urbano Santos. Parceiros: Ótica Jockey, Sertão Games, Pag Contas, Sebrae e Lys Turismo. A supervisão é da Confederação Brasileira de Motociclismo, Confederação Brasileira de Automobilismo e Confederação Brasileira de Ciclismo e das federações de Motociclismo do Piauí, Maranhão e do Ceará e federações de Ciclismo do Piauí, Maranhão e do Ceará.
Textos enviados ao Toque de Bola por Savastano Photo Sports/Aldeia PI, do site oficial do evento
Fotos enviadas ao Toque de Bola especialmente por Angelo Savastano – Veja abaixo galeria, que está sendo renovada a todo instante com o envio de mais registros do evento
Começa o Rally Cerapió 2014. Juiz-foranos em ação: O maior rali de regularidade das Américas, o Rally Cerapió,… http://t.co/1kMmXABJQu