Com apenas um ponto conquistado nas cinco primeiras rodadas e um desempenho abaixo do esperado, o Tupynambás já tem seu principal objetivo traçado para o início de temporada: a permanência no Módulo I do Campeonato Mineiro.
O que dizem os especialistas
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Baeta já tem todos os motivos para se preocupar e começar a fazer contas.
Clique sobre as imagens para ampliar
Em pesquisa divulgada após o final da quinta rodada (com a ressalva que há equipes com número diferente de partidas disputadas), os especialistas conferem ao Leão do Poço Rico uma chance de 53,8% de queda, a mais alta do Estadual.
Logo na sequência, Coimbra tem 45,7% e o Villa Nova tem 39,8%.
Atlético, Cruzeiro, Caldense, América e Tombense têm, hoje, menos de 1% de chance de cair.
A pontuação perfeita
Segundo os dados da UFMG, para que uma equipe afaste todas as possibilidades de rebaixamento em 2020, a meta é atingir 15 pontos na tabela. Para a alegria do torcedor Baeta, a prática tem sido diferente.
Em 2019, a URT se livrou da degola com os mesmos 10 pontos do rebaixado Guarani de Divinópolis, que conquistou uma única vitória na competição.
No ano anterior, o Villa Nova permaneceu na elite com 11 pontos.
Já em 2017, o Democrata de Governador Valadares se manteve no Módulo I também com 10 pontos.
Nesse contexto, a esperança é que o Tupynambás alcance três vitórias nos três jogos em Juiz de Fora (diante de Uberlândia, Patrocinense e Caldense).
Fora de casa, o Baeta encara Coimbra, URT e Boa Esporte.
Para que não dependa de outros resultados no fim da fase de classificação, a equipe deve buscar um empate longe de seus domínios.
Com um detalhe importante: caso precise pontuar na rodada que encerra a primeira fase, terá que ser fora de casa, contra o Boa, em Varginha.
Chance de classificação?
Apesar de muito remota, a possibilidade matemática de o Baeta estar na fase semifinal do Mineiro existe.
Segundo os especialistas, o Leão do Poço Rico tem, no momento, 0,76% de chances de ficar entre os quatro melhores do Estadual em 2020. Entre os destaques, a Caldense à frente do América e o predomínio de Cruzeiro e Atlético.
Com base nos dados dos campeonatos anteriores, para que isso ocorra o Baeta teria que vencer todos os jogos. Isso porque em 2019, com 18 pontos, o Boa Esporte ficou com a quarta colocação, mas a fórmula de disputa era diferente.
Da última vez que o Mineiro foi disputado nos moldes atuais, com classificação dos quatro primeiros para a semifinal, em 2017, a URT marcou presença na semifinal após conquistar 19 pontos, número que o Tupynambás só atingiria de vencesse todos os seis duelos a partir de agora.
O primeiro será neste sábado, dia 15, às 16h, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, quando irá receber o Uberlândia.
Confira, abaixo, a classificação do Campeonato Mineiro, os resultados da quinta rodada e também os duelos da sexta rodada.
Clique sobre cada imagem para ampliar
Texto: Toque de Bola – Pedro Sarmento (supervisão Ivan Elias)
Fotos: Toque de Bola, reprodução/FMF e Departamento Matemática UFMG