Já era mais do que aguardada, mas como só se torna oficial depois de sair a lista, a presença do juiz-forano Thiagus Petrus nas Olimpíadas de Tóquio foi confirmada nesta segunda, dia 12.
Um dos capitães do time de Marcus Tatá, o lateral-esquerdo da Seleção Brasileira de handebol vem de uma temporada perfeita com o espanhol Barcelona e já está a caminho da capital japonesa. Os brasileiros já embarcaram da Alemanha, onde disputaram um torneio amistoso no último fim de semana, rumo à Tóquio. A equipe fica em regime de concentração total e treinamentos cumprindo quarentena obrigatória em Ota, antes de entrar na Vila Olímpica, o que está previsto para o dia 20 de julho.
Expectativa
Falando com exclusividade para o Portal Toque de Bola, antes do torneio na Alemanha, Patrus disse que o clima de Olimpíada já estava começando a esquentar no grupo de atletas. E o período final de preparação para os Jogos serviria para entrar de vez na vibração da maior festa do esporte no planeta.
“É reta final de preparação. Treinaremos os últimos dez, onze dias antes de começar as Olimpíadas. Já estamos estudando os adversários. Vamos tentar fazer da melhor maneira possível. A ansiedade está começando a aumentar a cada dia. Todo mundo esperando o dia da estreia chegar. Ansiosos mas, ao mesmo tempo, com os pés no chão. Vamos em busca de nos classificar, e depois começa outra competição”, deseja Petrus.
Grupo em Tóquio
No torneio olímpico, a Seleção está no Grupo A, com Argentina, Alemanha, Espanha, Noruega e França. A estreia será contra os noruegueses, no dia 23 de julho, às 21h.
Os quatro primeiros da chave avançam às quarta de final e enfrentam, em cruzamento olímpico, os times do Grupo B: Bahrain, Egito, Portugal, Suécia, Dinamarca e Japão.
Convocados
Confira os convocados do handebol brasileiro para o Jogos Olímpicos de Tóquio. Goleiros: Rangel da Rosa e Leonardo Terçariol. Laterais-direitos: Gustavo Rodrigues e José Guilherme Toledo. Central: João Pedro da Silva.
Laterais-esquerdos: Thiagus Petrus, Leonardo Dutra, Thiago Ponciano e Haniel Langaro. Pontas-direitas: Fabio Chiuffa e Rudolph Hackbarth. Pontas-esquerdas: Felipe Borges e Guilherme Torriani. Pivôs: Rogério Moraes e Vinicius Teixeira.
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos com informação da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb)
Fotos: divulhação/IHF; e divulgação/COB