Depois de ter a expectativa de participar do Mundial de Handebol com a Seleção Brasileira frustrada, o juiz-forano Thiagus Petrus, recuperado da covid-19, está de volta ao time para tentar vaga no Jogos Olímpicos de Tóquio.
O armador lateral esquerdo do espanhol Barcelona está animado para o Pré-Olímpico Mundial, entre esta sexta, dia 12, e o domingo, dia 14, em Podgorica, capital de Montenegro. O Brasil disputa uma das duas vagas nas Olimpíadas 2020, que serão realizadas a partir de 23 de junho deste ano por conta de adiamento pela pandemia, com a Noruega, o Chile e a Coreia do Sul.
Motivados
Um dos capitães do Brasil, Petrus falou com exclusividade ao Portal Toque de Bola como está a Seleção às vésperas da estreia. “Estamos muito motivados. Sabemos que é a última oportunidade de jogar a Olimpíada. Temos boa chances para conseguir a vaga. Pessoalmente, acredito que teremos que desempenhar nosso papel, mostrar nosso jogo e ter uma constância. Se for assim, estou certo de que conseguiremos a classificação”, confia.
A estreia do Brasil na Pré-Olímpico será contra a favorita do quadrangular, a Noruega, nesta sexta, às 15h. No sábado, os brasileiros encaram os coreanos, às 13h30, e no domingo pegam o Chile, às 13h30. Ao final das partidas, as duas seleções melhores colocadas estarão classificadas para os Jogos Olímpicos.
Avaliação
“A Noruega é a favorita para vencer o quadrangular. Todos dizem quem uma vaga será deles, mas vamos entrar para ganhar esse primeiro jogo. Não temos nada a perder. Se batermos eles, será ótimo. Logo depois tem a Coréia, que ninguém sabe como virá. Vai ser bem complicado, dependendo dos resultados da primeira rodada. Por último é o Chile, que tirou nossa possibilidade de vaga direta de ir aos Jogos pelo Panamericano. Então, vamos tentar batê-los desta vez. Será um torneio equilibrado, no qual todas as equipes têm chances reais”, avalia Thiagus.
O técnico do Brasil, Marcus Tatá, também falou sobre os oponentes. “A Noruega é uma seleção de muita qualidade, que está no primeiro escalão do handebol mundial. A Coreia e o Chile são equipes consistentes e que precisamos ter muito cuidado durante todo o jogo. Temos condições de classificação, mas só conseguiremos se formos muito aplicados durante todo o tempo”, analisa o treinador, falando à Agência Brasil.
Quem vai e quem não?
Além do Pré-Olímpico em Motenegro, outras duas chaves definirão as últimas vagas para Tóquio. Na França, os donos da casa disputam dois lugares nos jogos com Tunísia, Portugal e Croácia. Na Alemanha, os anfitriões concorrem com Suécia, Eslovênia e Argélia. Dinamarca, Argentina, Bahrein, Espanha e Egito, além do país sede Japão, já estão classificados para o torneio olímpico.
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Fotos: divulgação/IHF; e divulgação/COB