Com “São Gabriel” na meta, Centro de Futebol Zico é campeão mirim da Copa Prefeitura Bahamas

Sob forte emoção, o Centro de Futebol Zico (CFZ) sagrou-se campeão da Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador na categoria mirim na manhã de domingo, 6, no campo do Tupynambás. Após empate em 0 a 0 no tempo normal com o Operário, de São João Nepomuceno, a decisão foi para os pênaltis e terminou em 7 a 6. Os juiz-foranos chegaram a estar perdendo por 3 a 1, mas Gabriel Xavier, goleiro do CFZ, entrou em ação, defendeu duas cobranças, marcou um gol e se tornou o herói da conquista.

Centro de Futebol Zico campeão mirim da Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador 2015
Centro de Futebol Zico campeão mirim da Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador 2015

O jogo

A partida decisiva era uma revanche juiz-forana, porque CFZ e Operário já haviam se enfrentado na competição e o time de São João Nepomuceno tinha levado a melhor. Era, ainda, um embate de escolas distintas: enquanto a equipe da cidade prezava pelo jogo coletivo e disciplina tática, os são-joanenses abusavam das jogadas individuais.

No primeiro tempo, nenhuma chance clara de gol. O lance de maior perigo foi uma falta cobrada de muito longe por Igor Neves, do CFZ, que o goleiro defendeu em dois tempos e quase se complicou. Na etapa final, o Operário, com Guilherme e Rodrigo, comandava o meio de campo, mas o time do Zico se defendia. Ninguém conseguiu mexer no placar e a partida terminou como começou: 0 a 0.

Virada nos pênaltis

A decisão então foi para as penalidades. O Operário abriu 3 a 1 nas três primeiras cobranças e precisava de apenas um gol nas duas restantes, mas Gabriel Xavier defendeu a cobrança de seu xará, Gabriel, e Guilherme bateu para fora. A disputa foi para as alternadas. O CFZ converteu quatro e Gabriel Xavier, além de marcar um desses gols, defendeu a cobrança de Luiz Gustavo e garantiu o título para o Centro de Futebol Zico.

Gabriel Xavier: “Comecei a tremer”

Herói da conquista, Gabriel Xavier revelou que precisou manter a concentração para não cair na pressão da torcida que estava atrás do gol: “Tem que ter muita cabeça fria, comecei a tremer ali com a pressão da torcida, mas procurei lembrar dos treinamentos e consegui fazer as defesas. Não sou muito de bater pênalti, mas hoje tive que cobrar e fui feliz em marcar o gol”, comentou.

Gabriel Xavier foi o destaque da final pelo time do Centro de Futebol Zico
Gabriel Xavier foi o destaque da final pelo time do Centro de Futebol Zico

Rodrigo Vianello: “Jogo coletivo é a chave do sucesso”

O técnico do CFZ, Rodrigo Vianello, comemorou a dobradinha na categoria mirim em 2015, já que seu grupo conquistou no primeiro semestre a Copa Juiz de Fora de Futebol Amador: “Nossa equipe não tem características individuais, a gente priva pelo jogo coletivo e essa é a chave do sucesso desse time. Acreditamos muito no trabalho no dia a dia e na emoção dos garotos, por isso participo tanto com eles na beira do campo, para instruir e manter eles ligados no jogo”, explicou.

Ficha técnica CFZ (7) 0 x 0 (6) Operário 07/12/2015

Campo do Tupynambás

Árbitros: Fábio Silva, Rodrigo Aguiar, Geraldo Magela

CFZ: 1-Gabriel Xavier, 2-Eduardo, 3-Taylor, 4-Guilhermo, 6-Pedro Henrique, 5-Pedro Loures, 8-Igor Neves, 7-Vinicius, 10- Guilherme, 11-Jefferson, 9-Bernardo; 13-Marcus Vinicius, 14-Gustavo. Técnico: Rodrigo Vianelo.

Operário: 1-Leonardo, 2-João Vitor, 3-Matheus, 4-Alessandro, 6-Gabriel, 5-Pedro, 7-Rodrigo, 8-Luiz Gustavo, 9-Guilherme, 10-Rafael, 11-Artur; 12-João Lucas, 19-Gustavo Kattah, 17-Mateus, 13-Gustavo Alves, 18-Lucas. Técnico: William Oliveira

Pênaltis Zico: Pedro Loures, Igor Neves, Taylor, Bernardo, Gustavo, Gabriel Xavier e Vinicius converteram. Guilherme e Jefferson perderam.

Pênaltis Operário: Rodrigo, Gustavo Alves, Pedro, Gustavo Kattah, João Vitor e Matheus converteram. Gabriel, Guilherme e Luiz Gustavo perderam.

Veja mais fotos da decisão

Taylor, destaque do Centro de Futebol Zico na competição
Taylor, destaque do Centro de Futebol Zico na competição

 

Leonardo foi escolhido o melhor jogador do Operário na decisão
Leonardo foi escolhido o melhor jogador do Operário na decisão

 

Operário de São João Nepomuceno vice-campeão mirim da Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador 2015
Operário de São João Nepomuceno vice-campeão mirim da Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador 2015

 

Pedro, capitão do Operário, com o troféu de vice-campeão
Pedro, capitão do Operário, com o troféu de vice-campeão

 

Rodrigo, destaque do Operário em toda a competição
Rodrigo, destaque do Operário em toda a competição

 

Guilhermo, capitão do Centro de Futebol Zico, recebe a taça de campeão
Guilhermo, capitão do Centro de Futebol Zico, recebe a taça de campeão

 

Texto: Guilherme Fernandes – estagiário do Toque de Bola, sob supervisão de Bruno Kaehler – Toque de Bola

Fotos: Toque de Bola

O Toque de Bola é administrado por www.mistoquentecomunicacao.com.br

 

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Participou de centenas de transmissões esportivas ao vivo (futebol, vôlei, etc). Apresentou diversos programas de esporte e de humor, incluindo a criação de personagens. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). Criou, em 2010, ao lado de Mônica Valentim, o então blog Toque de Bola que hoje é Portal, aplicativo, Spotify, Canal no Youtube e está no Twitter, Instagram e Facebook, formando a maior vitrine de exposição do esporte local É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe seu comentário