Sob forte emoção, o Centro de Futebol Zico (CFZ) sagrou-se campeão da Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador na categoria mirim na manhã de domingo, 6, no campo do Tupynambás. Após empate em 0 a 0 no tempo normal com o Operário, de São João Nepomuceno, a decisão foi para os pênaltis e terminou em 7 a 6. Os juiz-foranos chegaram a estar perdendo por 3 a 1, mas Gabriel Xavier, goleiro do CFZ, entrou em ação, defendeu duas cobranças, marcou um gol e se tornou o herói da conquista.

O jogo
A partida decisiva era uma revanche juiz-forana, porque CFZ e Operário já haviam se enfrentado na competição e o time de São João Nepomuceno tinha levado a melhor. Era, ainda, um embate de escolas distintas: enquanto a equipe da cidade prezava pelo jogo coletivo e disciplina tática, os são-joanenses abusavam das jogadas individuais.
No primeiro tempo, nenhuma chance clara de gol. O lance de maior perigo foi uma falta cobrada de muito longe por Igor Neves, do CFZ, que o goleiro defendeu em dois tempos e quase se complicou. Na etapa final, o Operário, com Guilherme e Rodrigo, comandava o meio de campo, mas o time do Zico se defendia. Ninguém conseguiu mexer no placar e a partida terminou como começou: 0 a 0.
Virada nos pênaltis
A decisão então foi para as penalidades. O Operário abriu 3 a 1 nas três primeiras cobranças e precisava de apenas um gol nas duas restantes, mas Gabriel Xavier defendeu a cobrança de seu xará, Gabriel, e Guilherme bateu para fora. A disputa foi para as alternadas. O CFZ converteu quatro e Gabriel Xavier, além de marcar um desses gols, defendeu a cobrança de Luiz Gustavo e garantiu o título para o Centro de Futebol Zico.
Gabriel Xavier: “Comecei a tremer”
Herói da conquista, Gabriel Xavier revelou que precisou manter a concentração para não cair na pressão da torcida que estava atrás do gol: “Tem que ter muita cabeça fria, comecei a tremer ali com a pressão da torcida, mas procurei lembrar dos treinamentos e consegui fazer as defesas. Não sou muito de bater pênalti, mas hoje tive que cobrar e fui feliz em marcar o gol”, comentou.

Rodrigo Vianello: “Jogo coletivo é a chave do sucesso”
O técnico do CFZ, Rodrigo Vianello, comemorou a dobradinha na categoria mirim em 2015, já que seu grupo conquistou no primeiro semestre a Copa Juiz de Fora de Futebol Amador: “Nossa equipe não tem características individuais, a gente priva pelo jogo coletivo e essa é a chave do sucesso desse time. Acreditamos muito no trabalho no dia a dia e na emoção dos garotos, por isso participo tanto com eles na beira do campo, para instruir e manter eles ligados no jogo”, explicou.
Ficha técnica CFZ (7) 0 x 0 (6) Operário 07/12/2015
Campo do Tupynambás
Árbitros: Fábio Silva, Rodrigo Aguiar, Geraldo Magela
CFZ: 1-Gabriel Xavier, 2-Eduardo, 3-Taylor, 4-Guilhermo, 6-Pedro Henrique, 5-Pedro Loures, 8-Igor Neves, 7-Vinicius, 10- Guilherme, 11-Jefferson, 9-Bernardo; 13-Marcus Vinicius, 14-Gustavo. Técnico: Rodrigo Vianelo.
Operário: 1-Leonardo, 2-João Vitor, 3-Matheus, 4-Alessandro, 6-Gabriel, 5-Pedro, 7-Rodrigo, 8-Luiz Gustavo, 9-Guilherme, 10-Rafael, 11-Artur; 12-João Lucas, 19-Gustavo Kattah, 17-Mateus, 13-Gustavo Alves, 18-Lucas. Técnico: William Oliveira
Pênaltis Zico: Pedro Loures, Igor Neves, Taylor, Bernardo, Gustavo, Gabriel Xavier e Vinicius converteram. Guilherme e Jefferson perderam.
Pênaltis Operário: Rodrigo, Gustavo Alves, Pedro, Gustavo Kattah, João Vitor e Matheus converteram. Gabriel, Guilherme e Luiz Gustavo perderam.
Veja mais fotos da decisão






Texto: Guilherme Fernandes – estagiário do Toque de Bola, sob supervisão de Bruno Kaehler – Toque de Bola
Fotos: Toque de Bola
O Toque de Bola é administrado por www.mistoquentecomunicacao.com.br