Título da categoria no arremesso de peso, participando pela primeira vez de uma das mais importantes competições do país e com recorde nacional.
O fim de semana não poderia ficar muito melhor para o juiz-forano Isaías Aparecido, de 37 anos. O arremessador de peso conquistou o ouro na categoria M35, para atletas acima de 35 anos, da Taça Brasil Master de Atletismo, no sábado, dia 20. O topo do pódio veio com a marca de 15,82m, que passa a ser o novo recorde brasileiro, superando os 14,52m anteriores que vigoravam desde 2015.
No total, a Taça Brasil Master de Atletismo reuniu 618 participantes, com idades entre 31 a 93 anos, em provas de pista e campo. A competição foi promovida pela Associação Brasileira de Atletismo Master (Abram) e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que abrigou as disputas em seu Centro de Treinamento, em Bragança Paulista.
Superação
Falando da competição com exclusividade para o Portal Toque de Bola, o campeão relatou como foi sua primeira experiência competindo na Taça Brasil e já conquistando o ouro. Isaías definiu a experiência como incrível.
“Foi um evento com presença de público, pós-pandemia e, assim, uma experiência incrível. Participei pela primeira vez numa competição assim, com atletas veteranos. Mas com uma disposição muito grande em se superar e ter resultados, performance, em competir, apesar da idade. Para eles isso não é problema. Fico feliz com o resultado me tornei recordista brasileiro master”, comemorou o arremessador.
Vem mais por aí
A história de Isaías com o atletismo começou nos Jogos Sesi Juiz de Fora. Após conhecer a modalidade na Olimpíada do Trabalhador, o agora recordista se interessou e passou a se dedicar e treinar com o Centro Regional de Iniciação ao Atletismo (Cria) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), como conta o treinador Carlos Makleyton Caetano.
“Ele é um atleta que começou conosco mais velho. Após participar dos Jogos Sesi, se encantou com a modalidade e perguntou para o professor Jorge (Perrout, idealizador e responsável pelo Cria/UFJF) se podia treinar. Isso em 2018. De arremessos de 11m e pouco, teve grande evolução. A melhor marca dele é 16,16m. Mas conseguiu uma marca expressiva”, considera.
O foco agora é a principal competição do país. “Agora é continuar com o trabalho para as próximas competições, tendo em vista o Troféu Brasil de Atletismo”, diz Isaías. “Ele está em período de base para o Troféu Brasil do ano que vem. Já está classificado e é a gente continua esse trabalho neste fim de ano. Caso consigamos viabilizar financeiramente, ela vai participar do Sul-Americano da Abram, no fim do ano, em Porto Alegre”, projeta Makleyton.
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Foto: divulgação/CBAt