De olho na final que sela o campeão da Série C do Campeonato Brasileiro no sábado, 22, no Mangueirão, Paysandu e Macaé trabalham com mudanças nas equipes, provocadas por suspensões, lesões e jogadores novamente à disposição de seus treinadores.
No Macaé, o volante e capitão do time no campeonato, Gedeil, voltou a treinar nesta segunda, 17, com o aval dos médicos e se colocou a disposição do treinador Josué Teixeira, “Acho que vou estar 100% para sábado. Fiz tudo que era possível para melhorar. Minha contusão não é difícil, mas demora. E eu fiz tudo para poder antecipar essa recuperação. Trabalhei de segunda a sábado, fiz academia, fisioterapia. Se eu conseguir entrar em campo no sábado, conseguir jogar, e o Macaé vencer, vai ser uma realização. Quero muito estar lá”, disse em entrevista ao GloboEsporte.com.
Recordista em número de partidas com a camisa do Macaé – já disputou 222 – o experiente jogador se recuperava de uma lesão sofrida no primeiro tempo da vitória por 4 a 0 sobre o CRB, no dia 2, pelo primeiro jogo das semifinais. Desde então, Tiago Pedra vem ocupando a vaga.
A delegação alvianil embarca rumo à capital paraense na noite de quinta-feira, 20, e a chegada está prevista para a madrugada de sexta. O único treino da equipe em Belém será realizado na tarde de sexta, no Estádio Francisco Vasques, que pertence à Tuna Luso.
Mazola confiante
No Paysandu, o treinador Mazola Júnior se mantém confiante na conquista do título e minimiza os possíveis desfalques para a jogo decisivo. O Papão poderá ter até cinco jogadores importantes fora do jogo mais importante da temporada, neste sábado, contra o Macaé. Três deles são certezas: o goleiro Douglas (lesionado), o zagueiro Charles e o meia Marcos Paraná, suspensos. Já o zagueiro Pablo e o meia Héverton estão sob a responsabilidade do departamento médico bicolor devido a lesões na coxa sentidas na partida no estado do Rio de Janeiro. A lesão do zagueiro é de menor gravidade e é bem provável que ele vá a campo na decisão, mas o caso do meia é mais complicado.
“A mesma conversa de sempre: nunca valorizamos desfalques. Não vai ser agora, no último jogo. Quem entrar vai dar conta do recado”, afirmou o comandante da equipe do norte, que terá que fazer mudanças no esquema tático do seu time por conta dos desfalques.
Paysandu e Macaé fizeram a primeira partida da decisão da Série C do Brasileiro neste sábado, 15, no Estádio Moacyrzão, e empataram em 1 a 1, gols de João Carlos para o time do norte fluminense e Yago Pikachu para o Papão da Curuzu, este aos 38 do segundo tempo.
Com a igualdade no jogo de ida, a decisão fica aberta para a partida de volta, no Estádio Mangueirão, em Belém. O Paysandu ficará com o título se vencer ou empatar por 0 a 0, já que marcou gol fora de casa, enquanto o Macaé será campeão se vencer ou empatar com o placar de 2 a 2 ou superior. Um novo 1 a 1 leva a decisão para os pênaltis.
Além dos finalistas, as outras duas equipes que chegaram às semifinais da Série C e estão automaticamente classificadas para Série B de 2015 são CRB (AL) e Mogi Mirim (SP).
Texto: Guilherme Fernandes com informações do portal globoesporte.com
Fotos: Assessoria do Macaé – Tiago Ferreira/Divulgação