O Brasil vai parar às 17h desta sexta-feira. Comandados por Neymar, a Seleção enfrenta a Colômbia no Castelão, em Fortaleza, na disputa por uma vaga nas semifinais da Copa do Mundo. Para a formação dos anfitriões no jogo, o técnico Felipão vem fazendo mistério. Com as más atuações de Fred, o treinador pode escalar a equipe sem centroavante, promovendo a entrada de mais um meio-campista.
Com o volante Luiz Gustavo suspenso, Paulinho é favorito para ganhar vaga entre os titulares. Se Felipão optar por começar com Fred no banco de reservas, Ramires deve ser promovido entre os onze iniciais, formando um trio de volantes ao lado de Fernandinho e Paulinho.
Diante deste mistério feito por Felipão, a escalação da equipe foi um dos assuntos dominantes do encontro dos atletas com seus convidados na hora do almoço desta quinta. Assim como aconteceu na véspera de todos jogos do Brasil na Copa, os jogadores foram liberados para receber amigos e parentes nesta quinta-feira, 3. Uma sala foi separada no hotel Marina Park, onde a equipe está concentrada em Fortaleza, para os encontros.
Nesta quinta, antes do treinamento no estádio Presidente Vargas, alguns jogadores informaram a empresários e familiares que Scolari decidiu tirar Fred do time para a decisão contra a Colômbia. O esquema sem um camisa 9 foi testado por cerca de 15 minutos no treinamento de quarta-feira na Granja Comary, em Teresópolis.
Em conversa com jornalistas na última segunda, o técnico admitiu que poderia aplicar a mudança tática durante o jogo. A saída do atacante do Fluminense da equipe titular que começará a partida, entretanto, era descartada até então.
A escalação oficial só será conhecida por volta das 16h, uma hora antes do início da partida no Castelão.
Artilheiro da seleção na Copa das Confederações, Fred participou dos quatro jogos do time nacional no Mundial, mas marcou apenas um gol. Além disso, na partida contra o Chile, Felipão reclamou no segundo tempo de que o atacante não ajudou na marcação durante um ataque adversário. Minutos depois, ele foi substituído.
De acordo com as estatísticas da Fifa, o jogador do Fluminense realmente não tem ajudado a marcar os rivais. Ele não fez desarmes até agora. Por sua vez, Neymar desarmou os adversários em seis oportunidades, além de marcar quatro gols.
Vocação ofensiva colombiana
Mesmo desfalcada de jogadores importantes como o artilheiro Falcão Garcia, um dos principais atacantes do mundo, a Colômbia tem surpreendido no desempenho do setor ofensivo. Ao todo, 11 gols foram marcados em apenas quatro partidas disputadas. É o segundo melhor ataque da Copa do Mundo, atrás apenas dos holandeses, com 12 gols feitos, um a mais que os adversários do Brasil nas quartas de final.
A Seleção Brasileira deve-se preocupar ainda com um dos melhores jogadores do Mundial até aqui. O camisa 10 colombiano, James Rodríguez é o artilheiro da competição com cinco bolas na rede e pinturas dentro das quatro linhas.
FICHA TÉCNICA
BRASIL X COLÔMBIA
Local: Estádio Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 4 de julho de 2014, sexta-feira
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Carlso Velasco Carballo (ESP)
Assistentes: Roberto Alonso Fernandes e Juan Yuste (ambos ESP)
BRASIL: Júlio César; Daniel Alves (Maicon), David Luiz, Thiago Silva e Marcelo; Fernandinho, Paulinho e Oscar; Hulk, Neymar e Fred (Ramires)
Técnico: Luiz Felipe Scolari
COLÔMBIA: Ospina; Zuniga, Zapata, Yepes e Armero; Agullar, Sánchez, Cuadrado e James Rodríguez; Gutierrez e Jackson Martinez (Ibarbo)
Técnico: José Pekerman
Texto: Bruno Kaehler com informações complementares do UOl Esportes
Foto: CBF