O lateral-esquerdo carijó, revelado nas categorias de base do clube, fez a diferença no Almeidão. Autor de um gol e uma assistência para Michel Henrique, Thiaguinho foi protagonista da segunda vitória do Alvinegro no Campeonato Mineiro, agora diante do Tombense, por 2 a 0. A partida foi marcada ainda pela resistência do setor defensivo do Galo, após sofrer, em grande parte do jogo, pressão dos donos da casa. Objetivo também na entrevista à Rádio CBN, o camisa 4 juiz-forano comemorou o resultado: “Vamos continuar trabalhando da mesma forma em prol do grupo e todos somos merecedores dessa vitória”.
O resultado leva o Galo para a sétima posição, com 6 pontos ganhos. O Tupi recebe o Villa Nova no próximo sábado, às 18h30, no Estádio Mário Helênio.

Distante do ideal
O técnico carijó, Ricardo Drubscky, reiterou que ainda busca atuações muito melhores de seus atletas: “Estamos muito longe do que podemos jogar e não é discurso demagogo. No primeiro tempo erramos muito, mas saímos com a vitória. No segundo, demos campo ao adversário. Tentamos colocar o Pirão, que demorou a entrar no jogo. O Recife não, entrou bem. Valeu a vitória, mas falta muita coisa, não estamos tranquilos”.
“Não tem a minha cara”
Ainda em coletiva, Drubscky garantiu que resta muito trabalho para inserir seu modelo de jogo na equipe: “Não tem a minha cara não, mas muitas questões que estamos trabalhando. Minhas conversas com eles antes dos jogos são de feedback, então sabem o que estamos querendo e também querem isso, é tudo combinado. Estou fazendo muita coisa, mas ainda há muito para ser feito, não é demagogia, mas a pura realidade”.
Leo Fortunato e reposição
Sem estrear pelo Tupi por problemas com sua documentação enviada de Malta, o experiente zagueiro foi regularizado na sexta, 26, junto ao BID da CBF, mas se reuniu com a direção alvinegra e solicitou a saída do clube. Em entrevista para a Rádio CBN Juiz de Fora, o vice do Conselho Gestor do Galo, Cloves Santos, explicou a decisão do jogador:”O Leo Fortunato quer se recolocar no mercado e com as dificuldades de jogar no Tupi, achou melhor deixar o clube. Temos a preferência de trabalhar com quem quer jogar pelo Tupi”, declarou, revelando que já tem acerto adiantado com novo defensor, informação confirmada por Drubscky após o confronto em Tombos:
“Nós estamos atrás de um zagueiro agora, é urgente. Mas a tranquilidade é zero, porque basta uma derrota para ficarmos perambulando entre as últimas colocações”, relatou o técnico.
O jogo
O Tupi começou melhor a partida com Kiss buscando o jogo, mas os donos da casa não deixavam de atacar. Aos 9 minutos, Caio quase abriu o placar cobrando falta. E foi justamente dessa forma que saiu o primeiro gol: aos 25, Thiaguinho bateu falta rasteira e contou com ajuda do goleiro Darlei, que viu a bola passar entre suas pernas: 1 a 0 Tupi.
O Tombense passou a buscar mais o gol e o Galo Carijó recuou, mas conseguiu se defender. O atacante Marcelo Macedo chegou a balançar as redes após cruzamento de Caio, mas o árbitro marcou uma irregularidade, invalidando o lance aos 34 minutos de duelo. O panorama não mudou e o Alvinegro, correndo muito sem a bola, segurou a vitória até o intervelo.
O dono da casa voltou com uma mudança: Gelson deu lugar a Conrado. Tentando segurar a pressão e buscando velocidade, Drubscky colocou Pirão no lugar de Kozlowski aos 10 minutos, e do outro lado o experiente Joílson substituiu Saldívar. As trocas não mudaram as posturas das equipes, deixando o jogo um ataque contra defesa. Recife, no Alvinegro, e Daniel Amorim, no Tombense, também entraram no jogo, nos lugares de Hiroshi e Lucas Mineiro.
Aos 29, no entanto, Thiaguinho apareceu novamente. Em bela jogada pela esquerda, o lateral cruzou na medida para Michel Henrique, que empurrou para o fundo das redes: Tupi 2 a 0. O Tombense sentiu o baque e, apesar de novas investidas, não conseguiu chegar ao gol carijó, de zaga bem posicionada e o seguras defesas do novamente impecável Glaysson. Fim de jogo e segunda vitória juiz-forana na competição.
Ficha técnica – Tombense 0 x 2 Tupi
Local: Almeidão
Tombense: 1-Darley, 2-Saldivar(18-Joilson), 3-Lucas, 4-Matheus, 5- Jean, 7- Gelson (21- Daniel Amorim), 8- Rodney, 9- Marcelo Macedo, 10-Lucas Mineiro (20- Conrado), 11-Caio e 14-Jefinho. Téc: Pingo
Tupi: 1-Glaysson; 2-Osmar, 6-Hélder, 3-Sidimar e 4-Thiaguinho; Rafael Jataí e Filipe Alves; 7-Vinicius Kiss, 10-Kozlowski (17-Pirão) e 11-Hiroshi (15-Recife); 99-Michel Henrique (18-Rubens). Téc: Ricardo Drubscky
Gols: Tupi: Thiaguinho (24’/1º T) e Michel Henrique (29’/2ºT)
Cartões amarelos: Tombense: Lucas, Rodney e Conrado
Tupi: Michel Henrique
Público e renda: não divulgados.
Resultados da quinta rodada:
Sábado:
Tombense 0 x 2 Tupi
URT 1 x 0 Atlético
Caldense 3 x 1 Tricordiano
Domingo, 17h:
Cruzeiro 1 x 1 América
Uberlândia 2 x 0 Guarani
Villa Nova 3 x 0 Boa
Classificação (se preferir, clique para ampliar)
Importante: Tombense e Tricordiano estavam com um jogo a menos, que foi disputado nesta quarta-feira, 2, às 19h30, em Tombos. Os donos da casa venceram por 3 a 1.
Próxima rodada (se preferir, clique para ampliar)
Principais artilheiros (se preferir, clique para ampliar)
Não estão registrados acima os atletas com apenas um gol na competição.
Texto: Bruno Kaehler – Toque de Bola, com informações da Rádio CBN – Juiz de Fora
Foto: Ricardo Wagner – Rádio Globo Juiz de Fora
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br