
Duas equipes mineiras, as únicas representantes de suas regiões na Superliga B 2022, que abrem porta para as bases, com propósito de chegar à elite do vôlei nacional.
Existem muitas semelhanças entre JF Vôlei e Uberlândia Vôlei/Café Vasconcelos/Praia Clube/Sada/Prefeitura de Araguari.
Até o momento, a igualdade também aparece na tabela de classificação da Superliga B. Os dois times tiveram uma vitória no tie-break contra o Minas Náutico, mas perderam um jogo. Por isso, estão pertinho, o JF Vôlei é o sétimo e o Uberlândia Vôlei/Praia Clube é o oitavo, com dois pontos.
O Toque de Bola ouviu os treinadores Daniel Schimitz e Luiz Carlos “Kadylac” Rodrigues sobre o confronto pela terceira rodada. Além dos sonhos e metas a longo prazo, a partida deste sábado, 5 de fevereiro, às 19h, no Ginásio General Rubens Mário, em Araguari, coloca em prática os objetivos imediatos: menos erros e evolução para ir mais longe no torneio.
Aprendizado da derrota
“Façamos da interrupção um caminho novo
Da queda, um passo de dança”.
Os versos do mineiro Fernando Sabino em “Depois de tudo” poderiam resumir a semana do JF Vôlei após a derrota para o Niterói Vôlei Clube em casa na segunda rodada.

Antes de viajar para Araguari, onde já treina nesta sexta, dia 4, e sábado, o time da Zona da Mata foi para a quadra corrigir todos os detalhes que não funcionaram no revés por 3 a 0 para o time fluminense, no sábado, dia 29. E como enumera o técnico Daniel Schimitz, tinha muito trabalho pela frente.
“Essa semana a gente já vem trabalhando, ajustando alguns erros individuais e coletivos com relação à nossa linha de passe, à nossa recepção. Temos trabalhado também algumas redes que não tiveram bons desempenho no side-out. Trabalhado a rodada de bola, tentando ajustar e corrigir esses erros. Também bastante o nossos saque, que é uma boa arma da nossa equipe, mas que não funcionou contra Niterói”, contou ao Toque de Bola.
Vitória é fundamental
Com uma primeira fase classificatória de tiro curto, Daniel Schimitiz reforçou a mentalidade do grupo de que cada jogo é uma final, especialmente após o resultado contra o NVC.
“O fato de ser fora de casa ou dentro de casa, no formato que é essa primeira fase que não tem returno, não faz diferença. Temos que ir para todos os jogos buscar a vitória, buscar os 3 pontos. Ainda mais na condição que a gente vem, de uma derrota. É muito importante que a gente saia de lá com a vitória e com os pontos”, reforçou.
Respeitando o adversário, que venceu o Minas Náutico na segunda rodada, Daniel Schmitiz espera mais da própria equipe para a estreia fora de casa. “A gente precisa construir o jogo. Então, espero que a gente consiga colocar em prática o que vem treinando: sacar melhor, atacar melhor e errar menos, que foi o que a gente não conseguiu fazer no último jogo”, afirmou.
Paciência é parte da estratégia do Uberlândia Vôlei/Praia Clube
“A certeza de que estamos começando…
A certeza de que é preciso continuar…”

Do mesmo poema “Depois de tudo”, estes seriam os versos de Fernando Sabino para o Uberlândia Vôlei/Café Vasconcelos/Praia Clube/Sada/Prefeitura de Araguari.
A equipe do Triângulo Mineiro é jovem, com idade média de 21 anos, e encara uma competição adulta para ganhar experiência e aprender. Após a primeira vitória, quer manter o embalo na Superliga B.
E para enfrentar o JF Vôlei, além da técnica e da tática, o treinador Luiz Carlos “Kadylac” Rodrigues contou em entrevista ao Toque de Bola que preparou a equipe para não se precipitar nas jogadas.
“[O JF Vôlei] é uma equipe qualificada, com um levantador muito qualificado e que joga com velocidade. Então se a gente conseguir ter um bom sistema de saque, ter a paciência para trocar as bolas e tomar as melhores decisões, a gente certamente vai fazer um bom jogo. Essa é a nossa ideia de preparação para o próximo jogo”.
Superliga B 2021/2022
3ª rodada
Sábado, 5 de fevereiro
- 19h: Uberlândia Volei/Café Vasconcelos/Praia Clube/Sada/Prefeitura Araguari x JF Vôlei – Ginásio General Rubens Mário, Araguari
- 18h: Suzano Vôlei x Minas Náutico, na Arena Suzano, Suzano
- 18h: Instituto Cuca x SMEL/Araucária/ASPMA/Berneck, ginásio Cuca José Walter, Fortaleza
- 19h: Aprov/Chapecó x Vila Nova F.C., ginásio Ivo da Silveira, Chapecó
- 17h: Niterói Vôlei Clube x Volei Futuro Araçatuba, Ginásio Colégio Plínio Leite, em Niterói
Classificação e regulamento da Superliga B

Na Superliga B 2021/2022, as equipes jogam entre si em turno único. A fase classificatória termina em 19 de março. Os quatro últimos serão rebaixados para a Superliga C. Não haverá quartas de final. As quatro melhores nos nove jogos avançam às semifinais, realizadas em melhor de três jogos, previstos para 26 de março, 2 de abril e, se necessário, 5 de abril. A decisão será em jogo único, marcado para 9 de abril de 2022.
Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira
Fotos: Praia Clube/Divulgação; CBV/reprodução;e Luna Freire/JF Vôlei