Com basquete e esportes urbanos, Festival festeja “retorno à vida” em JF

Basquete 3 x 3 estreou nos Jogos de Tóquio 2021

O sábado, 20 de novembro, será agitado no bairro São Mateus, palco do Festival de Esporte e Cultura em Juiz de Fora.

Vinte e seis equipes vão disputar o Campeonato de Basquete 3 x 3 na praça Jarbas de Lery Santos, carinhosamente apelidada de Pracinha. Entre 8h e 16h, serão realizadas apresentações de skate e ciclismo e diversas outras atividades culturas.

Consciência Negra

A programação celebra o Dia Nacional da Consciência Negra e marca o começo da campanha “Nossas vidas importam – 21 dias de ativismo pelo fim das violações de Direitos Humanos das mulheres”, promovida pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH).

“O Festival nasceu inicialmente de uma ideia sobre o basquete 3 x 3, mas ele virou um grande evento que uma responsabilidade social importante. Com a cultura e o esporte, estamos tratando também de questões de combate à violência contra a mulher e a menina; e do respeito as pessoas. Além da importância da ocupação do espaço público de forma organizada após esse momento de pandemia. Então é o momento de festejar o retorno à vida”, disse o professor e supervisor de fomento aos eventos, ligas e ao conhecimento da Secretaria de Esportes e Lazer, Denis Mauro Rodrigues de Souza à webradio Nas Ondas do Toque.

Basquete 3 x 3

Dezenove equipes masculinas e sete femininas vão disputar o Campeonato de Basquete 3 x 3, modalidade que estreou neste ano nas Olimpíadas de Tóquio e já está confirmada nos Jogos de Paris em 2024.

Masculino

  • Chave A: JF Morant, Valença Basquete LBA e Big 3
  • Chave B: The Kids do Quintal, BNF Pró e On Fire
  • Chave C: NMDV, Kamikazes e LSV
  • Chave D: Coylobos, The Answer e Pumpking Ballers
  • Chave E: Jabutis de Fora, Dream Team e Air Ball
  • Chave F: The Roost, Medicina UFJF, Raios Negros e Monster Team

Feminino

  • Chave G: ACES, Beraísa e PBF
  • Chave H: Mamba City, Hooper, Hawele e Soca, tá Bia?

O torneio terá 26 partidas, a partir das 9h. A tabela já foi divulgada pela Secretaria de Esportes e Lazer. Dênis Mauro explica como será a disputa na quadra poliesportiva da Praça do São Mateus.

“Nós tivemos uma divisão de chaves onde cada equipe vai jogar duas vezes em forma de festival seguindo as regras do basquete 3 x 3. A quadra vai estar dividida em duas, ou seja, uma tabela um jogo; outra tabela outro jogo. A expectativa é grande porque os atletas estão animados e é um momento bacana de retorno às atividades esportivas e principalmente à ocupação das praças públicas”, comentou.

Outras atrações esportivas e culturais

O cerimonial de abertura do evento, a partir das 8h, terá depoimentos de mulheres negras reforçando a importância da cultura africana em nosso país. Durante o dia, o festival terá várias atividades para reforçar a Cultura da Paz, projeto da administração municipal para incentivar a paz para a prática esportiva de Juiz de Fora.

“Nós vamos ter apresentações de skatistas e de bikers, além de outras atrações como doações de livros, contação de história, a feira étnico-racial. E é importante ressaltar também é que, além de celebrar o dia nacional da consciência negra, ser antirracista é a grande ênfase desse primeiro momento e o combate à violência contra as mulheres e meninas”, disse o professor e supervisor de fomento aos eventos, ligas e ao conhecimento da SEL.

A programação também terá batalha de dança e breakdance, que também será modalidade olímpica em 2024, produção de pinturas por Grafiteiros, aferição de pressão arterial e medição de glicose, oficinas de turbante e tranças, feira de artesanato.

Mudança no trânsito

Por causa do Festival de Esportes e Cultura, haverá interdição na Rua Doutor Romualdo no trecho entre a Avenida Itamar Franco e a Rua Francisco Brandi no período das 7h às 17h. A Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) orienta os motoristas que forem passar na região a reforçarem a atenção no trânsito.

As linhas de transporte urbano que passam pelo local terão o trajeto alterado. Elas farão um contorno pela Avenida Itamar Franco, Rua Oswaldo Aranha, Rua São Mateus e retornando à Rua Dr. Romualdo, seguindo sentido Avenida Rio Branco.

Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira

Imagens: Getty Images; e divulgação/PJF

Deixe seu comentário