Na tarde desta sexta-feira, 15, a Escola de Esportes do Sesi foi palco da inauguração de um projeto promissor no esporte da cidade: o Try Rugby. A iniciativa, apresentada recentemente em Uberlândia, visa a inserção do rugby como modalidade esportiva praticada por jovens entre 6 e 17 anos na unidade do Sesi Campestre e tem a parceria do British Council e da liga inglesa Premiership Rugby, com um treinador na Manchester Mineira – Connor Flemming – ensinando os jovens talentos.
A cerimônia de lançamento contou com presenças ilustres como a dos diretores da British Council no Brasil, Cláudio dos Anjos e Amanda Lima, do gerente de Lazer e Esporte do Sistema Fiemg, João Paulo Nogueira Resende e do gerente dos clubes Sesi-JF, José Antônio Bara Miguel, que foi o primeiro a falar.
Bara enfatizou o desafio que será realizado entre as unidades do Sesi de Juiz de Fora e Uberlândia, que também conta com um treinador inglês no comando das aulas. A partida deverá ser realizada em novembro e marcará o encontro de jovens equipes já mais amadurecidas no esporte após meses de ensinamentos nas unidades do Sesi.
Após o encorajamento de Bara, o representante da British Council, Cláudio dos Anjos também subiu ao palco para realizar seu pronunciamento. Elogiando os parceiros envolvidos no plano e “rapidez dos mineiros em lançar os projetos”, após as conversas terem sido iniciadas em março deste ano, Cláudio seguiu o foco de Bara.
“Gostaria de fazer um desafio para vocês (alunos) também, mas indo um pouco mais além. Queria que vocês não ganhassem apenas do Sesi de Uberlândia, mas de todas as unidades do País. Em março levamos uma equipe brasileira para o Reino Unido. Ela participou de um torneio de dez equipes e conseguiu ficar em quarto lugar”, destacou Cláudio.
O gerente de Lazer e Esporte do Sistema Fiemg, João Paulo Nogueira Resende, também se pronunciou e elogiou a parceria do projeto, pedindo carinho dos atletas com a iniciativa.
“Esta é uma oportunidade única. Quem dera eu pudesse praticar este esporte na minha infância recebendo os ensinamentos de um treinador que entende tanto, portanto peço que abracem essa oportunidade”, solicita João Paulo.
Por fim, o treinador inglês da Premiership Rugby, Connor Flemming, também teve sua vez de falar e destacou lados positivos do esporte como a coletividade.
“Estou muito animado, todos vocês são naturais atletas e têm potencial para o rugby, todos são muito importantes. O rugby é um jogo para todos aprenderem e que possui responsabilidades em cada função”, destacou Connor, em português.
Após as palavras dos profissionais envolvidos na realização do projeto, chegou a vez da prática. Comandados por Connor, alunos do Sesi e atletas de equipes juizforanas de rugby realizaram demonstrações das modalidades de rugby tag e rugby touch para auxiliar na introdução do esporte aos presentes na Escola de Esportes do Sesi.
No sábado, 16, à partir das 13h, o Sesi Campestre também sediará jogos de exibição, clínicas e outras atividades voltadas à introdução do rugby para jovens atletas interessados.
Matrículas abertas
Os interessados em participar do Try Rugby já podem realizar suas inscrições no projeto. De acordo com informações do Supervisor de Lazer e Esportes do Sesi Juiz de Fora, Juan Rocha, um dos responsáveis pela iniciativa, basta ir às unidades do Sesi em Juiz de Fora (Escola de Esportes ou Sesi Campestre) ou entrar em contato através dos números (32) 3239-2254 ou (32) 3239-2266.
Texto: Bruno Kaehler
Fotos: Toque de Bola