No Dia do Professor, 15 de outubro, o Portal Toque de Bola, apresenta neste domingo o relato dos professores das modalidades juiz-foranas que conquistaram, recentemente, o primeiro lugar na disputa do JimiParadesporto, competição estadual, que reuniu 33 delegações e mais de 400 paratletas entre os últimos dias 6 e 8 de outubro em Juiz de Fora.
Nós, das redes sociais, do app, Spotify e canal no Youtube do Portal Toque de Bola, esperamos, desta forma, contribuir, como procuramos fazer no nosso dia-a-dia, com a divulgação, a valorização e o reconhecimento de cada um destes profissionais.
Clique aqui e veja o resultado completo do JimiParadesporto em cada modalidade
O professor Cláudio Rogel, que há muito anos desenvolve um excelente trabalho no programa Paradesporto Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), nos auxiliou na indicação dos contatos de seus colegas envolvidos no JimiP.
Atletismo
Professoras Célia Claveland e Kely Herédia
Célia Claveland:
“A expectativa dos atletas nesta edição do JIMIP foi muito grande. O evento reuniu 33 municípios do Estado de MG. Atletas de grande potencial em todas as provas do Atletismo. Mas Juiz de Fora brilhou. Nossos atletas são muito comprometidos e determinados.
Fechamos o JIMIP muito felizes com o resultado obtido. Tivemos no Atletismo um total de 12 medalhas, sendo 4 medalhas de ouro, 4 medalhas de prata e 4 bronze.
O JIMIP é uma oportunidade inigualável dos atletas paralímpicos mostarem a todos o seu potencial esportivo e é uma confraternização super importante no meio esportivo do paradesporto!
Fechamos o JIMIP muito felizes com o resultado obtido.
Agora continuamos com nossos treinos para as corridas do Ranking e já planejando os treinamento para o JIMIP 2024”.Kely Herédia:
“Reiterando o que a Célia disse, o JIMIP é uma oportunidade dos atletas paralímpicos mostrarem a todos o seu potencial esportivo em uma confraternização com outros esportistas, trocando experiências em uma competição de alto nível.
Muitos de nossos atletas estavam participando pela primeira vez de uma competição de pista e essa experiência para eles foi muito benéfica. Ficamos muito felizes com a participação de nossos atletas.
Juiz de Fora tem muito potencial e vamos continuar trabalhando para buscar e desenvolver estas potencialidades.”
Natação
Professoras: Giselle Muniz e Edneia Perantoni
Giselle Muniz:
“Os atletas da natação do paradesporto SEL estavam empenhados em entregar bons resultados e bem menos ansiosos do que a primeira vez. A competição foi na nossa casa, onde treinamos, na piscina da Faefid.
Durante o treinamento fui propondo objetivos e metas menores a cada treino e eles foram vencendo e avançando. No JIMIP todos superaram suas marcas pessoais.
Competições como o JIMIP demonstra na prática a capacidade e como os PCD podem ser atuantes na sociedade. Destaco que nossa equipe foi composta por varias classes funcionais e essa diversidade de atletas bem sucedidos mostra à sociedade que é perfeitamente possível vivermos respeitando as diferenças”.
Edneia Perantoni:
“Os nossos atletas do paradesporto SEL, núcleo UFJF, foram muito bem nas provas. Eles dedicaram bastante nos treinos durante todo o ano, sempre focados no JimiP e nos festivais locais. Deste modo, todos conquistaram medalhas.
Eu e a professora Gisele estamos muito satisfeitas e orgulhosas com os resultados. Assim, posso destacar que fizeram direitinho tudo o que treinaram, e o resultado foi ótimo, conquistaram muitas medalhas, ficaram muito felizes e se divertiram”.
Bocha
Professoras Luana Faustino e Renata Alencar
Luana Faustino:
“Nossos atletas de Bocha foram espetaculares, alcançando um desempenho que fez jus aos treinos que fizeram durante esse ano.
Destaco o quanto eles foram consistentes, persistentes e competentes para vencerem suas dificuldades, fazendo de seus erros pontos de melhorias que foram cruciais para os ótimos resultados obtidos.
A estreia da Bocha Paralímpica no JIMI P trouxe um pouquinho de ansiedade, porém eles lidaram com essa questão de forma madura e com a consciência de que o importante seria competir, como sempre dizemos. Esse resultado foi fruto de muitos esforços feitos por nossos atletas, professoras, gerência e supervisão e não menos importante por suas famílias.
Nossos atletas possuem uma bagagem de peso no quesito eventos esportivos e sabemos que os frutos plantados e colhidos no passado estão sendo colhidos novamente.
Nossa delegação contou com a brilhante participação de 6 atletas, 2 na categoria BC2, 2 atletas BC3 e 2 atletas BC4
3o lugar geral na Bocha por equipe”.
Renata Alencar:
“A experiência como treinadora dos jogos foi simplesmente maravilhosa. Foi meu primeiro contato em uma competição e também como técnica na modalidade bocha paralímpica.
A importância desses eventos para os PCDs relaciona, assim, no meu modo de ver em três objetivos: o lazer, a competição e o terapêutico. Seja qual for o objetivo, o importante é que a pessoa que participa melhora sua motivação, autovalorização e faz com que ela se desenvolva o máximo das suas capacidades.
Claro que todos querem levar a medalha de primeiro, segundo ou terceiro lugar, mas acredito que cada um ali busca dar o seu melhor e proporciona momentos de aprendizado e troca de conhecimentos.
A avaliação de desempenho foi extremamente positiva. Conseguimos na modalidade o total de cinco medalhas, sendo quatro de bronze (uma dessas está relacionada ao terceiro lugar geral por equipe) e uma de prata. E também a cidade de Juiz de Fora conquistou o primeiro lugar geral da competição e se consagrou a campeã do evento”.
Texto: Ivan Elias – Toque de Bola
Fotos enviadas pelos professores
Matéria linda, para um dia tão especial! Obrigada Ivan , só gratidão por esse presente. Estou muito feliz em fazer parte esse ano da Secretaria de esporte e lazer no programa Paradesporto, ano de muito aprendizado e amor envolvido!
Gratidão ao Toque de Bola por essa linda matéria de valorização à nós professores e ao brilho dos nossos atletas!
Gratidão ao Ivan Elias por essa linda matéria de valorização à nós professores e ao brilho de nossos queridos atletas! Orgulho de fazer parte da história do Paradesporto Sel da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Juiz de Fora!
Que linda matéria!! Obrigada!!
Um golaço do toque de bola, valorizando nossos atletas e professores!!