Os clubes de Juiz de Fora e região, junto com outras equipes nacionais, manifestaram pesar pelo acidente com parte da delegação do Palmas (TO) na manhã deste domingo, 24.
O presidente do clube, Lucas Meira, de 32 anos, e quatro reforços da equipe, Lucas Praxedes, 23 anos, Guilherme Noé, 28 anos, Ranule, 27 anos e Marcus Molinari, 23 anos, além do piloto Wagner Machado morreram após o avião cair nos procedimentos de decolagem. Não houve sobreviventes.
Eles estavam a caminho de Goiânia, para se juntar à equipe que enfrentaria o Vila Nova nesta segunda, 25, pela Copa Verde. O jogo foi adiado (confira abaixo).
As causas do acidente serão investigadas pelo Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA).
Nota oficial do Palmas Futebol e Regatas
O Palmas Futebol e Regatas vem por meio desta informar que por volta das 8h15 da manhã deste domingo, 24, ocorreu um acidente aéreo envolvendo o presidente do clube Lucas Meira, quando decolava para Goiânia, para a partida entre Vila Nova x Palmas nesta segunda, 25, válida pela Copa Verde. O avião em que Lucas estava junto com o comandante Wagner e os atletas Lucas Praxedes, Guilherme Noé, Ranule e Marcus Molinari, decolou e caiu no final da pista da Associação Tocantinense de Aviação. Lamentamos informar que não há sobreviventes. Neste momento de dor e consternação, o clube pede orações pelos familiares aos quais prestará os devidos apoios, e ressalta que no momento oportuno voltará a se pronunciar
Passagem por times da Zona da Mata
Três dos jogadores já vestiram a camisa de Tupynambás, Tupi, Nacional de Muriaé e Tombense. E todos eram recém-chegados ao Palmas para reforçar a equipe em 2021.
O Tupynambás divulgou nota se solidarizando com o Palmas, parentes e amigos dos jogadores. Em especial, lamentou a morte do meia Marcus Vinícius Molinari. O meia estava na equipe que disputou a série D em 2020, onde enfrentou o Palmas na primeira fase.
“NOTA DE PESAR.
Infelizmente recebemos a notícia que o atleta Marcus Vinicius Molinari faleceu nesta manhã.
Marcus Molinari fez parte da equipe do Tupynambás Futebol Clube, que disputou a Série D do Campeonato Brasileiro, sendo o autor do gol da primeira vitória do Baeta em uma edição nacional.
Nossos sentimentos a todos amigos e familiares.”
Três passaram pelo Tupi: o zagueiro Guilherme Noé em 2014, o goleiro Ranule em 2018 e Marcus Molinari em 2019. O presidente José Luiz Mauller Júnior, o Juninho, ressaltou o impacto desta notícia triste e inesperada.
“O Marinho, por exemplo, é um grande amigo meu. A gente está sempre em contato, o menino dele [Marcus Molinari] jogou aqui recentemente. O Marinho foi um grande ídolo, a gente sempre teve uma convivência maravilhosa. Então, realmente é muito triste a gente receber essa notícia. Além de serem atletas, são pessoas muito jovens. Eram garotos que tinham a vida toda pela frente. Estavam buscando seu sucesso profissional, buscando seu caminho pessoal. O clube fica muito consternado. E eu, pessoalmente, fico muito triste. O Tupi está em luto por essa situação e todos nós aqui estamos muito tristes”.
O Nacional de Muriaé também publicou manifestação nas redes sociais, destacando que três jogadores defenderam a camisa do NAC: Guilherme Noé, em 2014; Ranule, em 2016 e Marcus Molinari participou da pré-temporada em 2015.
O Tombense publicou nota de pesar, ressaltando a passagem de Guilherme Noé pela equipe
Ainda em Minas Gerais, o lateral esquerdo Lucas Praxedes, 23 anos, já vestiu a camisa da Caldense.
Clubes nacionais publicaram nos perfis oficiais notas de pesar e de solidariedade: Atlético Goianiense, Atlético Mineiro, Bahia, Botafogo, Bragantino, Ceará, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Internacional, Náutico, Palmeiras Santos, São Paulo, Sport, Vasco. A Copa Verde também se manifestou sobre o acidente.
Uma mensagem que se destacou foi a da Chapecoense que também enfrentou uma tragédia em 2016: “Vocês não passarão por isso sozinhos”.
Tragédia no começo de temporada
A tragédia aconteceu a uma semana do clube completar 24 anos. O Palmas é sete vezes campeão tocantinense, disputou a série D em 2020 com a equipe da base – sendo um dos clubes apresentados na série Raios X do Toque de Bola.
A temporada 2021 começou para o Palmas com a participação na Copa Verde. O time do técnico Wilson Gottardo venceu o Real Noroeste (ES) na primeira partida e avançou para a próxima fase, onde enfrentaria o Vila Nova (GO) nesta segunda. Em nota oficial, o time goiano defendeu o adiamento da partida, além de prometer uma homenagem no próximo compromisso pelo Campeonato Estadual.
Na tarde deste domingo, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a nota de pesar sobre o acidente e anunciou a suspensão da partida pela Copa Verde para uma data ainda a ser anunciada. E também determinou que todos os jogos vão respeitar um minuto de silêncio e as bandeiras na sede da CBF estão hasteadas a meio mastro em sinal de luto.
Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira, com informações dos perfis oficiais dos clubes, CBF, FAB e ge.globo
Imagens: Instagram e Palmas FC/Instagram, montagem Toque de Bola