Cheio de mudanças: conheça o Galinho 2020!

  Com a confirmação da permanência do técnico Wesley Assis no comando da equipe sub-20 e o acerto com um novo investidor na base, o Tupi já iniciou a preparação para o Campeonato Mineiro e para a Copa do Brasil da categoria em 2020.

Galinho já treina em São Lourenço

  Após conhecer as datas de estreia em ambas as competições, o Carijó já tem a temporada planejada e com muitas mudanças.

  A montagem do elenco do Galinho está sendo feita em São Lourenço. A equipe conta com o Grupo Multisport como apoiador e tem, como parceiro, um grupo de uma rede hoteleira da cidade do Sul de Minas.

  Na parceria, o investidor, que não teve o nome revelado, fornecerá atletas que irão se juntar a jovens de Juiz de Fora e região escolhidos em peneiras.

Reformando

  Ao Toque de Bola, o presidente do Tupi, José Luiz Mauler Júnior, o Juninho, falou sobre o novo acordo do clube para as categorias de base. Além disso, revelou a realização de mudanças infraestruturais para receber os atletas na sede social do Carijó de forma transitória. Entre elas, o refeitório passa a ser um alojamento para os atletas.

  “Estamos mudando as instalações que temos atualmente para receber, a curto prazo, o sub-20 e o sub-23, que serão preponderantes para abastecer a equipe profissional em 2021. Estamos pensando nessa parceria e reestruturação das categorias de base para agregar ao centro de treinamento. Semana que vem nós vamos assinar o contrato do centro de treinamento, e as instalações já serão feitas para receber as categorias de base também. É um pontapé inicial para, quando tivermos o CT pronto, não termos que iniciar outro trabalho”, explica o presidente.

Pré-temporada está sendo feita no Chateau Palace Hotel

Muda a filosofia

  Questionado sobre quais serão os moldes da nova parceria, Juninho fez questão de ressaltar que não será da mesma forma que em 2019, quando o então consultor de futebol do Tupi, André Luiz era o empresário de grande parte do time.

  “Os moldes são de uma parceria diferente da que foi firmada em 2019. O Tupi vai ter uma gestão dessa categoria de base, ou seja, estará participando e, caso necessário, interferindo. A expectativa é que a gente consiga, em dois ou três anos, ter uma categoria de base forte. Já no ponto de abastecer o elenco profissional, bem como de vender jogadores e agregar valor ao centro de treinamento”, pretende Juninho.

Valorização

  Tanto nesta etapa estrutural como dentro de campo, Wesley Assis estará no comando do Galinho. Com uma campanha de sucesso de 2019, que contou com o vice-campeonato estadual e a vaga na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2020, a diretoria solicitou a manutenção do treinador à frente da equipe e foi atendida pelo novo patrocinador.

  Ao Toque, Assis afirmou estar motivado pela sequência no cargo. O treinador ressaltou dois pontos importantes para que a temporada de 2020 seja positiva para o Galinho.

Wesley Assis segue no comando da categoria de base Carijó

  “As conversas com relação à sequência do trabalho ocorreram na medida em que foi apresentado um projeto no qual a gente teria uma estrutura diferente da que tínhamos em 2019. O primeiro ponto é que essa estrutura seria positiva para o trabalho, já que a anterior era limitada. O segundo ponto é a questão da valorização. Nós conseguimos ser valorizados como profissionais, coisa que não aconteceu com a última gestão, por ter profissionais que não recebiam salário na comissão técnica. Dessa vez, seria algo diferente. Resolvemos acreditar no projeto”, decidiu Assis.

As metas

  De acordo com o treinador, o Tupi tem objetivos muito claros dentro das competições que irá disputar em 2020.

  “O objetivo inicial é passar da primeira fase na Copa do Brasil, já projetando um confronto contra o Atlético ou contra o Gama, que são equipes que a gente já conhece. Independente do curto tempo de trabalho que teremos, acredito que temos condições de fazer isso. Além disso, queremos ir bem, mais uma vez, no Campeonato Mineiro, que é nosso foco principal, o que nos dará condição de disputar a Copa São Paulo novamente”, disse o treinador.

Competitividade

Treinador postou um vídeo do andamento das obras nas redes sociais

  Com relação à montagem do novo elenco sub-20 do Galinho, Wesley revelou que o processo está em andamento e novos atletas ainda vão chegar ao clube. 

  “Temos alguns atletas que a gente conhece, mas chegaram alguns atletas de fora também e ainda vão chegar outros. A possibilidade de montarmos uma equipe forte é grande. A primeira coisa que temos que fazer é manter o mesmo nível de competitividade que tivemos no ano passado e no início desse ano, porque é com ela que a gente consegue os resultados que a gente espera. Ser competitivo em primeiro lugar, sempre”, espera Wesley.

Estreias marcadas

  A equipe sub-20 do Tupi estreia no próximo dia 18 pela primeira fase da Copa do Brasil da categoria, contra o Bragantino do Pará, fora de casa. Nesta fase, os clubes se enfrentam em jogo único, com pênaltis no caso de empate. O Galinho participa da competição por ter sido vice-campeão estadual em 2019.

  O Campeonato Mineiro sub-20 de 2020 terá início no dia 4 de abril. Na primeira fase, as 22 equipes confirmadas jogam entre si, em turno único. As oito melhores colocadas se enfrentam nas quartas de final, em cruzamento olímpico (1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º), seguido de semifinal e final, tudo em sistema de mata-mata.

Tem degola

  A alteração no Estadual fica por conta do rebaixamento. Em 2020, as sete piores campanhas cairão para a segunda divisão.

  Das 15 equipes que ficarem na elite para a próxima temporada, a ideia da Federação Mineira de Futebol (FMF) é de que ocorra a queda de mais três, para padronizar, a partir de 2022, um limite de 12 clubes na principal divisão do Campeonato Mineiro de base.

Texto: Toque de Bola – Pedro Sarmento, com supervisão de Ivan Elias – Toque de Bola

Fotos: Toque de Bola; Instagram/Wesley Assis; Tupi FC; Chateau Palace Hotel

Deixe seu comentário