Em reunião na noite desta terça, dia 28, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deu sinal verde para os clubes voltarem aos treinos após as férias coletivas dadas a seus atletas. O período sabático termina nesta quinta, dia 30, e, por conta do feriado de 1º de maio, as atividades podem voltar na segunda, dia 3.
Os representantes da entidade no encontro virtual com integrantes das federações também chegaram a sugerir a retomada dos campeonatos estaduais no fim de semana dos dias 16 e 17 de maio, como o Toque de Bola previu. As partidas dos estaduais seriam sem a presença do público. Mas, de acordo com o que foi tratado na reunião, a decisão final vai ter que levar em conta as determinações dos órgãos sanitários de cada estado e município.
Em Minas
Por enquanto, segundo apuração do Toque com as equipes do interior, a Federação Mineira de Futebol (FMF) não se manifestou sobre a volta do Estadual a seus filiados. Em Juiz de Fora, tanto o Tupi como o Tupynambás ainda não receberam contatos sobre um possível retorno e ambos defendem o fim tanto do Campeonato Mineiro do Módulo 1 como do Módulo 2.
A suspensão inicial do futebol em Minas, assim como as férias coletivas da entidade máxima do futebol no estado terminam nesta quinta. A intenção da FMF é que as competições terminem em campo.
Situação roxa
O Governo de Minas divulgou na última terça os critérios do programam Minas Consciente, de retomada das atividades no estado. Nele, a volta de atividades foi dividida em ondas, classificadas por cor e complexidade: verde (serviços essenciais), branca (baixo risco), amarela (médio risco) e vermelha (alto risco).
Já os clubes esportivos e eventos como jogos e competições estão classificados com a cor roxa e, segundo diretrizes do Palácio da Liberdade, são “setores econômicos que, devido a seu grande risco de propagação da doença, compõe um grupo à parte, que devem ter suas atividades retomadas somente após normalização da situação pandêmica no Brasil.”
CLASSIFICAÇÃO SETORES-RISCO MINAS CONSCIENTE
Pressão para volta
A CBF vem sofrendo pressão do presidente Jair Bolsonaro para o retorno do futebol desde a paralisação das competições. Nos últimos dias, o Governo Federal aumentou o tom e prepara para os próximos dias uma portaria do Ministério da Saúde que daria sinal verde para os clubes voltarem a treinar no próximo mês.
Apesar da pressão agora apoiada pela CBF, os atletas estão reticentes quanto ao retorno aos treinos. Em entrevista à Rádio Itatiaia, o presidente do Sindicato dos Atletas de Futebol do Rio de Janeiro (Saferj), Alfredo Sampaio, “É uma decisão que vai depender do posicionamento do governo estadual. Não há como estipularmos uma data para voltar no dia 17. E se a pandemia não tiver diminuído? Isso tem que ser bem discutido, argumentado e debatido. Sabemos que há necessidade do retorno, para que os clubes voltem a ter cotas de TV e que os estaduais terminem. Mas não adianta querer acelerar sem a confirmação do governo e do departamento de saúde.”
A reportagem do Toque enviou questionamentos à FMF e a fontes ligadas à entidade, assim que um posicionamento da Federação ocorrer divulgaremos.
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos com informações do Superesportes, Rádio Itatiaia e Governo de Minas Gerais
Fotos: Lucas Figueiredo/CBF; e Facebook FMF