
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação Mineira de Futebol (FMF) anunciaram neste domingo, dia 15, a suspensão de todas as competições nacionais e estaduais, respectivamente.
Os torneios estão suspensos por tempo indeterminado. A medida foi tomada como prevenção à expansão do coronavírus (COVID-19), tratada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma pandemia desde quarta, dia 11.
Galinho sem disputa
Nesse contexto, ficam a Copa do Brasil, os Campeonatos Brasileiros Femininos A1 e A2, o Campeonato Brasileiro Sub-17 e a Copa do Brasil Sub-20. O Tupi está na disputa desta última competição, pela qual deveria enfrentar o Bragantino, de Bragança do Pará, nesta quarta, dia 18.
Em relação aos campeonatos estaduais, a CBF informou que “as federações estaduais de futebol terão deliberações específicas para cada competição, sendo respeitada a sua autonomia local”. Ainda na nota oficial, a entidade confirmou que seguirá em contato com o Ministério da Saúde e que “unirá esforços para que o país e o esporte superem o grande desafio em relação à pandemia”.

Mineiro suspenso
Logo após o anúncio da paralisação dos campeonatos nacionais, a FMF também informou, através de nota oficial, a suspensão dos jogos dos Módulos 1 e 2 do Campeonato Mineiro. Com isso, Tupynambás e Tupi passam a não ter compromissos oficiais a partir desta segunda, dia 16.
A paralisação, em Minas Gerais, terá início nesta terça, dia 17, após o fim da partida entre Democrata de Governador Valadares e Betim, válida pelo Módulo 2 do Estadual.
Confira as notas oficiais da CBF e da FMF, divulgadas neste domingo, dia 15, na íntegra.
Confederação Brasileira de Futebol
“A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu suspender, a partir desta segunda-feira, dia 16/3, por prazo indeterminado, as competições nacionais sob sua coordenação que estão em andamento: Copa do Brasil, Campeonatos Brasileiros Femininos A1 e A2, Campeonato Brasileiro Sub-17 e Copa do Brasil Sub-20.
‘Sabemos e assumimos a responsabilidade do futebol na luta contra a expansão da COVID-19 no Brasil’, afirma o presidente da CBF, Rogério Caboclo.
Em relação aos campeonatos estaduais, as Federações Estaduais de futebol, entidades organizadoras, terão deliberações específicas para cada competição, sendo respeitada a sua autonomia local.
A CBF seguirá em permanente contato com o Ministério da Saúde, unindo esforços para que o país e o esporte superem o grande desafio em relação à pandemia, torcendo para que, o quanto antes, possamos voltar à normalidade”
Federação Mineira de Futebol (Federação Mineira de Futebol)
“A Presidência da Federação Mineira de Futebol, no uso de suas atribuições legais, considerando as orientações do Ministério da Saúde em relação à pandemia do COVID-19 (Coronavírus) que atualmente assola o país;
Considerando que esta Entidade está comprometida com a prevenção do COVID-19 (Coronavírus) diante do risco de propagação e contaminação em massa, dando prioridade à saúde dos jogadores, membros de comissões técnicas e de torcedores;
Considerando a decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de suspender as competições nacionais em andamento;
RESOLVE SUSPENDER, a partir desta terça-feira, dia 17/03/2020, por prazo indeterminado, o Campeonato Mineiro SICOOB 2020 – Módulo I e o Campeonato Mineiro 2020 – Módulo II. A partida entre as equipes do Democrata/GV e Betim Futebol, válida pela 6ª rodada do Campeonato Mineiro 2020 – Módulo II, designada para o dia 16/03/2020, às 20:30 horas, em Governador Valadares, está mantida e deverá ser realizada com portões fechados, conforme Ofício FMF/PRES/004/2020.
Publique-se, comunique-se e cumpra-se.
ADRIANO GUILHERME DE ARO FERREIRA”
Texto: Toque de Bola
Fotos: CBF/Divulgação; e FMF/Divulgação