Como um roteiro de filme de ficção – e terror para o torcedor alvinegro – no qual o personagem permanece preso em um mesmo dia que se repete, o Tupi mais uma vez sofreu castigo no fim dos acréscimos e deixou escapar a vitória neste sábado, dia 29, em casa.
Não fosse desta vez um empate, a cor de vestimenta diferente do adversário e poucos instantes a mais no cronômetro, o torcedor teria a certeza de estar vivendo de novo o roteiro da estreia em casa do Carijó neste Módulo 2 do Campeonato Mineiro. Desta vez levando o gol de empate aos 51 minutos do segundo tempo, o Tupi empatou em 1 a 1 com o Democrata de Sete Lagoas, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, pela quarta rodada da Segundona do Estadual. No próximo domingo, dia 8 de março, o clube juiz-forano volta a atuar em seus domínios, às 10h, contra o Athletic, de São João Del Rei.
Bronca com a arbitragem
O centroavante Gueguel abriu o placar para o Tupi logo no início da partida, e o meia Guilherminho, aproveitando rebote de pênalti cobrado por ele mesmo e defendido pelo goleiro Rafael, deu números finais ao placar. O lance que determinou a igualdade gerou reclamações de atletas e da comissão técnica do Carijó. Não por não ter ocorrido – a bola bateu na mão do autor do gol alvinegro dentro da área quando este estava com o braço esquerdo aberto -, mas pelo momento no qual foi marcado e pela quantidade de acréscimos dada pelo árbitro Taitson José de Oliveira.
Na coletiva após a partida, o técnico carijó Alex Nascif se queixou também das faltas cometidas em seus atletas. “Infelizmente, é muito triste falar de novo de arbitragem. Está na hora de mudar alguma coisa. Está chato. É Módulo 1, Módulo 2 reclamando. É muito decepcionante. Vocês viram. Falta profissionalismo, o árbitro precisa trabalhar a semana. O time do Democrata parou a partida o tempo todo com faltas. O positivo foi o comprometimento, a vontade a garra do Tupi. O ponto negativo desse jogo foi a arbitragem”, definiu.
Gol no início
Com Emerson na vaga de Douglas, suspenso por expulsão, na zaga e Yan no ataque no lugar de Thulio, o Tupi começou mudado o confronto com o Jacaré. E logo aos seis minutos abriu o placar, com Gueguel de cabeça, da entrada da pequena área, após cobrança de escanteio perfeita de Esquerdinha.
Atrás no placar, o Democrata tentava as jogadas em velocidade, principalmente com infiltração de seus atletas mais abertos pelas pontas nas costas da zaga carijó. O Tupi tentava manter a posse, e ameaçava nas bolas paradas, sempre com Esquerdinha. As escapadas do atacante Yan também levavam perigo, mas o placar ficou mesmo no 1 a 0 no primeiro tempo.
Empate além dos 50
A volta do intervalo teve os treinadores, por contusões, cartões amarelos e opções táticas, jogando o xadrez das substituições até os 15 minutos. O Jacaré evitava as articulações do Tupi parando o jogo com faltas em sequência. Sem conseguir articular efetivamente os ataques, o Carijó não chegava com perigo. Mas o Democrata também não assustava o goleiro Rafael.
Após uma sequência do Tupi no fim do segundo tempo que teve finalizações travadas de Thulio e Matheus Marques, além de tentativa de gol olímpico de Esquerdinha, que o goleiro Arthur evitou. A indicação de cinco minutos de acréscimo gerou revolta da comissão técnica e torcedores com a arbitragem. Mais ainda quando a bola tocou na mão de Gueguel já além dos 49 minutos e 30 segundos de segundo tempo. Pênalti cobrado por Guilherminho que Rafael defendeu, mas a bola caprichosamente voltou para o meia, que tocou para empatar o jogo.
Confusão no fim
Após o pênalti, jogadores de Democrata e Tupi se estranharam. Alguns carijós foram para cima do árbitro, e o gramado ficou cheio. O saldo final da confusão foi um caratão amarelo para Esquerdinha, e as expulsões do lateral-esquerdo Elder, do Tupi, e do volante Rodrigo José, do Democrata-SL, antes de o juiz soprar o apito pela última vez.
Tupi 1 x 1 Democrata-SL
Estádio Municipal Radialista Mário Helênio
Módulo 2 do Campeonato Mineiro 2020
Gols: Guguel aos 6’ do 1T (Tupi);e Guilherminho aos 50′ do 2T (Democrata-SL)
Árbitro: Taitson José de Oliveira
Assistentes: Valdeci Ângelo da Silva e Juliana Nascimento da Silva
Cartões amarelos: Matheus Campos, Izaias, Elder e Esquerdinha (Tupi): Gleisson, Bruno, Alyson Amancio (preparador de goleiros) e Emerson Silva (Democrata)
Cartões vermelhos: Elder aos 50′ do 2T (Tupi); e Rodrigo José ao 50′ do 2T (Democrata-SL)
Tupi
1 – Rafael
2 – Arilson
3 – Emerson
4 – Matheus Mega
6 – Adson (Elder aos 4′ do 2T)
5 – Matheus Dias
8 – Matheus Campos (Izaias aos 10′ do 2T)
10 – Esquerdinha
7 – Yan (Thulio aos 31′ do 2T)
11 – Matheus Marques
9 – Guegel
Técnico: Alex Nascif
Democrata-SL
1 – Artur
2 – Bruno Silva
3 – Rafa Leme
4 – Thiago Willian
6 – Sillas (Emerson Silva aos 13′ do 2T)
5 – Rafinha
8 – Gazu
7 – Rodrigo José
10 – Guilherme Junio
11 – Diego Esch (Isaac intervalo)
9 – Gleisson (Sala aos 71 do 2T)
Técnico: Paulinho Guará
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Fotos: Toque de Bola
Artes: Toque de