Juiz de Fora, 12 de maio de 2011
O Flamengo foi eliminado da Copa do Brasil ao empatar com o Ceará em 2 a 2 na noite desta quarta-feira, 11, em partida eletrizante e cheia de alternativas, especialmente no primeiro tempo, quando todos os
gols foram marcados.
O Ceará enfrentará, nas semifinais, o Coritiba, que perdeu para o Palmeiras por 2 a 0 no Pacaembu, Nos jogos de ida, o Ceará havia vencido o Fla, no Engenhão, por 2 a 1, e o Coritiba marcara 6 a 0 no Palmeiras.
Nesta quinta-feira, 12, as duas outras vagas serão decididas. Às 19h30, o Vasco recebe o Atlético Paranaense – no jogo de ida, houve empate em 2 a 2 na Arena da Baixada. E mais tarde o Avaí recebe o São Paulo – no jogo de ida, na capital paulista, o tricolor venceu por 1 a 0.
Que primeiro tempo!
O começo do jogo no Estádio Presidente Vargas foi dos sonhos do torcedor rubro-negro. Com personalidade e chutando bastante de fora da área, o Flamengo dominava antes mesmo de marcar os dois gols. No primeiro, Ronaldinho Gaúcho fez um lindo passe para Thiago Neves, que passou por trás da zaga e tocou na saída de Fernando Henrique. No segundo, Thiago Neves fez bela jogada individual e chutou de perna esquerda, no canto direito de FH.
O treinador do Ceará, Vagner Mancini, que não contava com o atacante Marcelo Nicácio, que não teve o contrato renovado, e ainda perdeu um titular logo nos minutos iniciais, Boiadeiro, contundido, não esperou o intervalo. Colocou Osvaldo em campo e o panorama do jogo mudou.
Em falta sofrida por ele Osvaldo cobrou na área e o atacante Washington diminuiu, com um toque de cabeça que tirou qualquer chance do goleiro Felipe. A cinco minutos do fim do primeiro tempo, Ronaldo Angelim, que já tinha cartão amarelo, recebeu o segundo e foi expulso. Na cobrança da falta que originou a expulsão, Felipe colocou para escanteio, em grande defesa. Na cobrança do córner, pela direita, a bola sobrou para Washington, que meio de canela e de raspão “errou o chute” e com isso voltou a tirar inteiramente Felipe da jogada: 2 a 2.
No último lance do primeiro tempo, o Flamengo acertou duas vezes, em sequência, a trave do adversário. Primeiro Leonardo Moura chutou, o zagueiro tentou tirar e a bola bateu no travessão. Na sobra, o atacante Vanderlei, escorregando, cabeceou muito perto do gol e a bola bateu na trave direita.
No intervalo, o treinador Vanderlei Luxemburgo entrou em campo para impedir que mais algum jogador fosse expulso – os atletas do Fla reclamaram muito do segundo cartão amarelo de Angelim e o goleiro Felipe, em especial, disse que no lance do segundo gol houve um toque de mão antes da conclusão de Washington – pelas imagens mostradas na TV, não se configurou, pelo menos claramente, este toque de mão.
O resultado foi pior que a encomenda Vanderlei recebeu a carga de um policial, e acabou sendo expulso pelo árbitro Sandro Meira Ricci.
Thiago Neves x FH
A etapa final mostrou um Flamengo disposto a marcar o terceiro, que lhe daria a vaga, e o Ceará saindo nos contra-ataques. As melhores chances rubro-negras foram de Thiago Neves, que parou nas mãos de Fernando Henrique, no duelo de ex-jogadores do Fluminense.
Nos minutos finais, as duas equipes perderam chances de gol, quando as pernas não obedeciam mais ao comando.
No vestiário, Luxemburgo chamou o diretor do quadro de árbitros da CBF, Sérgio Corrêa, de incompetente, e o acusou de perseguição a todas as equipes que ele dirige, disse que a arbitragem foi determinante na eliminação da equipe, mas elogiou seus jogadores: “Meu time está no caminho certo, com garra, perseverança e qualidade, conseguimos supremacia em campo com dez homens, são jogadores que sabem o que é vestir esta camisa rubro-negra.
Felipão confiante
O Palmeiras quebrou a invencibilidade de 29 jogos do Coritiba, sendo 24 vitórias consecutivas. A vitória de 2 a 0 no Pacaembu veio com um gol contra do zagueiro Emerson e um belo gol de falta de Marcos Assunção.
No vestiário, o treinador Luiz Felipe Scolari fez uma projeção sobre o que o Palmeiras pode “aprontar” no Brasileiro: “Se não houver um dia absurdo como o que tivemos em Curitiba na Copa do Brasil, vamos brigar pelas primeiras posições, não vejo grande distância de outras equipes, talvez umas três ou quatro estejam num nível superior, no mais não vejo muita diferença”.
Santos vence
Em Manisáres, na Colômbia, o Santos, mesmo sem Ganso, bateu o Once Caldas por 1 a 0, no jogo de ida pelas quartas-de-final da Taça Libertadores da América. O gol foi marcado justamente pelo substituto de Ganso, Alan Patric, em jogada de Neymar, ainda no primeiro tempo.
Neymar foi literalmente caçado em campo, provocando a expulsão de um adversário e deixando o gramado contundido. O treinador Muricy Ramalho disse, na entrevista coletiva, que o time está “marcando bem, com, os jogadores conscientes em campo, e sem perder a característica de atacar em velocidade no contra-ataque. Só passamos susto no final, quando o adversário veio no desespero, mas não corremos tanto perigo”.
A maratona do Peixe continua. No domingo, 15, decide o Paulistão diante do Corinthians na Vila Belmiro. E quarta-feira, 18, faz o jogo de volta podendo empatar com o Once Caldas.
Texto: Ivan Elias, com informações da TV Globo e do SporTV
Foto: Arquivo/Vipcomm