Faltam três rodadas para o fim da primeira fase do Campeonato Mineiro. O Tupi tem 10 pontos e está na sétima colocação. Agora, quais são as contas a serem feitas para permanecer na elite mineira? O Tupi tem chance de chegar às semifinais? O Carijó já escapa do rebaixamento na próxima rodada? E ano passado, como foi? O Toque de Bola realizou as projeções matemáticas do Alvinegro juizforano e responde estas perguntas.
Confira, inicialmente, a classificação atualizada do Campeonato Mineiro (FMF). Se preferir, clique sobre a imagem para ampliar:
Treze: número mágico contra o rebaixamento
Pela nona rodada do Mineiro, o Tupi encara o Mamoré neste sábado, 21, às 16h, em Patos de Minas, com a possibilidade de já garantir a permanência no Módulo I. Para isso, basta que o time juizforano vença seu próximo compromisso.
Siga o andamento de Mamoré x Tupi na fanpage do Toque, link: www.facebook.com/toquedebola
Apesar do risco matemático, o técnico carijó, Felipe Surian, revelou que a delegação juizforana não trabalhou cogitando a possibilidade de queda: “O grupo não pensa em zona de rebaixamento, até porque em nenhum momento tivemos muito próximos disso na tabela. Passamos por jogos difíceis, mas o pensamento dos atletas sempre foi de buscar o topo da tabela. Temos mais um jogo complicado, mas vamos buscar a vitória para continuar com chances de classificação”, contou o comandante alvinegro.
Vencendo o Mamoré, o Carijó chega a 13 pontos. O Democrata, se empatar nesta rodada e vencer os próximos dois jogos, só chegaria a 11. Caso a Pantera vença os três jogos, irá a 13. Já o Mamoré tem um jogo a menos (contra o Cruzeiro, adiado da 8ª rodada por conta da viagem do time celeste para atuar pela Libertadores) e caso vença três das quatro partidas chegaria também a 13 pontos.
Na décima rodada, no entanto, Democrata e Mamoré se enfrentam, o que elimina a possibilidade de ambos chegarem aos 13 pontos. Logo, vencendo no sábado ou em outra rodada, o Tupi elimina as possibilidades de rebaixamento.
O Guarani, lanterna com três pontos, não chegaria a 13 pontos mesmo se vencesse todas as suas partidas.
Jogos da luta contra o rebaixamento
RODADA 9:
Mamoré x Tupi
Villa Nova x Democrata-GV
RODADA 10:
Democrata x Mamoré
Guarani x Tupi
RODADA 11:
Tupi x URT
América x Democrata-GV
Guarani x Mamoré
Em 2014, rebaixamento com 10 pontos e classificação com 16
Minas Boca, com oito pontos, e Nacional de Muriaé, com 10, foram os rebaixados ao Módulo II em 2014. O Guarani escapou da degola com 11. Na parte de cima da tabela, o Boa foi o quarto colocado e garantiu a classificação às semifinais com 16 pontos ganhos. O Tupi terminou em sexto com 15, com a única derrota em casa na competição sofrida justamente na última rodada da primeira fase – 2 a 1 , de virada, para o Guarani.
Secando os rivais, 17 pontos podem dar classificação ao Tupi
Para almejar vaga nas semifinais, o Galo Carijó precisa, no mínimo, de 17 pontos, ou seja, duas vitórias e um empate em três jogos. Nestas contas, os juizforanos devem torcer para que duas das três equipes atualmente com 16 pontos (América, Tombense e Atlético) não vençam os seus confrontos. O Coelho visita o time de Tombos na décima rodada, e o resultado ideal para o Carijó seria o empate, com os dois perdendo na antepenúltima e na última rodada.
Já o Atlético visita o Tombense na nona rodada. Com a improvável perda da vaga do Galo de BH, o pior resultado para o Tupi seria a vitória do rival da Zona da Mata mineira.
Com estes tropeços de Tombense e América, as duas equipes chegariam ao fim da primeira fase com 17 pontos. O time juizforano, então, superaria o Coelho no número de vitórias e teria que passar o time de Tombos no saldo de gols. Hoje, o primeiro adversário do Tupi na Série C de 2015 leva vantagem neste quesito. Para ficar com a vaga, o time juizforano torce ainda para que o Villa Nova não vença dois de três jogos. Com todas essas combinações, o Tupi chegaria ao quarto lugar.
Mesmo com três vitórias, Tupi torce por tropeços
Vencendo Mamoré, Guarani e URT, o Carijó chegaria aos 19 pontos na classificação. Neste contexto, América e Tombense poderiam vencer apenas uma partida, empatando com o Tupi na tabela. Assim, o Carijó ultrapassaria o Coelho no número de vitórias e disputaria vaga no saldo de gols com o rival da Zona da Mata. Também na briga, o Villa Nova poderia conquistar no máximo 7 dos 9 pontos em disputa, o que faria com que a equipe comandada por Welington Fajardo chegasse aos 19 pontos, mas não superasse o Tupi no número de vitórias.
Jogos pela classificação:
RODADA 9:
Mamoré x Tupi
Villa Nova x Democrata-GV
América x Cruzeiro
Tombense x Atlético
RODADA 10:
Guarani x Tupi
Tombense x América
Atlético x Villa Nova
RODADA 11:
Tupi x URT
América x Democrata-GV
Cruzeiro x Tombense
Villa Nova x Caldense
Texto: Guilherme Fernandes
Foto: Toque de Bola