Após a paralisação do Módulo 2 do Campeonato Mineiro por conta da pandemia do novo coronavírus, o Tupi vai viver uma situação peculiar na competição: a sétima rodada pode terminar com o Carijó encostado no G4 ou perto e até dentro do Z2.
Isso porque, após os resultados da sexta rodada (veja arte abaixo), na qual o Tupi foi derrotado por 2 a 0 pelo Nacional de Muriaé fora de casa , o time de Juiz de Fora caiu da oitava para a nova colocação. Com seis pontos, mesmo se vencer, o Carijó não consegue alcançar o G4, fechado pelo Guarani de Divinópolis, com quatro pontos a mais que o Alvinegro de Santa Terezinha.
Vitória é fundamental
Mas, com compromisso em casa contra o Democrata de Governador Valadares, a vitória na sétima rodada é importantíssima para o Tupi. Esta é a única maneira de o Carijó garantir que não entrará na zona dos dois times que caem para a Segunda Divisão do Estadual, correspondente à Terceirona do Mineiro, nesta série de jogos.
Se perder ou empatar com a Pantera, o Carijó poderá ver o Serranense, décimo colocado, e o CAP Uberlândia, 11º, que jogam em seus domínios na próxima rodada, o empurrarem para o Z2. Isso ocorreria em caso de vitórias dessas equipes sobre Guarani e Athletic, respectivamente, na sétima série de jogos do Módulo 2.
Pode encostar
Mas, se sofrendo um revés o Tupi pode se complicar com a vitória dos adversários, vencendo o Carijó se beneficia delas. Batendo o Democrata-GV, o time de Juiz de Fora vai a nove pontos, ficando a apenas um de entrar no G4. Para o cenário se manter, precisa das vitórias de Serranense e CAP, que segurariam Guarani e Athletic nos atuais dez pontos que possuem.
Buscando uma ascensão no campeonato, o Carijó entrará em campo pressionado se quiser ter chance de encostar na frente. Isso porque, da maneira que está prevista a sétima rodada, todos os jogos serão realizados em um sábado, e a partida do Tupi é a única marcada para um domingo.
Caso não haja mudança, os juiz-foranos podem até começar seu jogo contra os valadarenses sabendo que estão na zona da degola. Mas que têm chance de encostar na faixa de classificação para a segunda fase neste cenário.
Tem quadrangular
Ao final da primeira fase do Módulo 2 do Campeonato Mineiro, os quatro melhores da classificação avançam para o quadrangular final. Já os dois piores desta etapa inicial estarão rebaixados à Segunda Divisão do Estadual, correspondente à Terceirona.
No quadrangular decisivo, os times jogarão entre si em sistema de turno e returno. Após as seis rodadas, os dois melhores classificados serão considerados campeão e vice-campeão do Módulo 2 2020, e conquistam o acesso para o Módulo 1 em 2021.
Caso dois times terminem empatados, serão utilizados critérios de desempate: número de vitórias; saldo de gols; gols pró; confronto direto; menor número de cartões vermelhos; menor número de amarelos; ou sorteio.
*datas das partidas da 7ª rodada do Módulo 2 ainda não definidas pela Federação
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Foto: Arthur Abrahão/Tupi FC
Artes: Toque de Bola com informações da Federação Mineira de Futebol