Mesmo com o Governo de Minas estendendo até o dia 11 de abril a Onda Roxa, fase mais restritiva do Programa Minas Consciente, na maioria do estado, o Campeonato Mineiro 2021 volta a ser jogado nesta quinta, dia 1º.
Por conta do aumento do número de casos e óbitos pela covid-19, o secretário de Estado da Saúde, Fábio Baccheretti, comunicou em coletiva no início da tarde desta quarta, dia 31, a prorrogação das restrições para a maior parte de Minas Gerais. Somente a região do Triângulo Norte, tendo Patos de Minas como principal município, avança para a Onda Vermelha.
Com a ocupação de UTIs próxima aos 100%, os indicadores demonstram, como citou Baccheretti, que Minas Gerais está em colapso sanitário. Atualmente, mais de 760 pessoas aguardam na fila por internações em todo território mineiro.
Seguro
Mesmo diante deste cenário, Baccheretti afirmou que a volta do Mineiro foi autorizada por conta do endurecimento dos cuidados na realização dos jogos. “O Campeonato Mineiro retorna. Houve um compromisso em ampliar o protocolo e deixá-lo mais seguro. Além da testagem de atletas e comissões técnicas, agora ele inclui testes para todos os envolvidos nas partidas”, explicou o secretário, em pergunta feita pelo jornalista Jaime Júnior, do Grupo Globo.
De acordo com Fábio, as modificações nas medidas preventivas para a disputa do Mineiro foram alinhadas entre as entidades responsáveis. “Houve um alinhamento técnico da Federação Mineira de Futebol e a Secretaria de Estado da Saúde. Além disso, serão jogos apenas diurnos e serão respeitadas as restrições de hotéis (que na Onda Roxa são proibidos de receber delegações de times, por exemplo)”, lembra.
Rodada cheia
Com a confirmação do retorno, o Campeonato Mineiro terá rodada cheia nesta quinta. Serão seis jogos (veja tabela acima), com início da primeira partida agendado para as 11h, e a última terminando por volta das 19h30.
O Atlético lidera a competição com 15 pontos, seguido pelo América, com 12. O terceiro colocado é o representante do Campo das Vertentes, Athletic, que soma nove pontos, um à frente da Caldense, que fecha o G4 (veja tabela completa ao lado). Na zona de rebaixamento estão Uberlândia com quatro pontos e Coimbra, com apenas dois.
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Foto: reprodução/Federação Mineira de Futebol; reprodução YouTube/Secretaria de Estado da Saúde