Confira, aqui, todos os resultados e classificação final do Campeonato Mineiro de Futebol, primeira divisão (atualizado em 08 de abril)
Os 12 clubes foram distribuídos da seguinte forma:
- A: Cruzeiro, Tombense, Ipatinga, Itabirito
- B: Atlético, Villa Nova, Pouso Alegre, Uberlândia
- C: América, Athletic, Democrata-GV, Patrocinens
O Atlético defendia o tetracampeonato da competição. Conquistou o penta.
A novidade foi a participação do Itabirito, disputando a elite estadual pela primeira vez. A equipe de Itabirito foi a campeão do Módulo 2 de 2023.
O vice – que vale a segunda vaga do acesso – ficou com o Uberlândia.
Regulamento
O regulamento é o mesmo do ano passado. Os 12 clubes foram distribuídos em três grupos.
Na primeira fase, eles enfrentaram as equipes dos outros grupos, com cada um realizando oito jogos cada um.
O primeiro de cada grupo e o segundo melhor colocado dos três grupos passaram à semifinal.
Na fase de mata-mata, os times de melhor campanha tiveram vantagem de dois empates ou de uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols.
Os clubes que ficarem do quinto ao oitavo lugar disputaram o Troféu Inconfidência, vencido pelo Atlhetic de São João del Rei.
VAR
O Campeonato Mineiro e o Paulista são os únicos torneios estaduais do país a contar com a tecnologia do árbitro de vídeo (VAR) durante toda a competição.
Resultados
(clique sobre a imagem que deseja ampliar)
Classificação
Como ficou
Semifinais
Com os resultados da oitava rodada, Cruzeiro, Tombense, Atlético e América estão classificados para a semifinal da competição.
Os confrontos serão entre Cruzeiro e Tombense e América e Atlético. Por terem melhor campanha, Cruzeiro e América têm vantagem.
O Cruzeiro, primeiro colocado geral na fase de classificação , terá vantagem de jogar por dois empates ou por vitória e derrota pelo mesmo número de gols nos dois confrontos das semifinais e das finais, caso chegue á decisão.
Jogos de volta das semifinais
Nos jogos da volta, o Cruzeiro superou o Tombense por 3 a 1 no Mineirão e o América venceu por 2 a 1 o Atlético na Arena MRV.
Os resultados classificaram Cruzeiro e Atlético para a decisão.
As datas das finais foram oficialmente confirmadas.
Primeiro jogo da final
Na primeira partida pelas finais do Campeonato Mineiro, na Arena MRV, com torcida única atleticana, Atlético e Cruzeiro empataram em 2 a 2. O Atlético chegou a abrir 2 a 0 e parecia caminhar para uma boa vantagem. Na etapa final o Cruzeiro reagiu e empatou.
Bruno Fuchs e Hulk marcaram para o Galo, enquanto Jemerson (contra) e Dinenno fizeram para a Raposa.
Segundo jogo da final
Na segunda partida das finais, no Mineirão, com torcida única cruzeirense (mais de 61 mil pessoas), o Cruzeiro abriu o placar no segundo tempo, com um gol de cabeça de Vital. O Atlético empatou e virou com gols de Saravia, também de cabeça, Hulk, cobrando pênalti – toque de mão na área, decisão após consulta ao VAR, e Gustavo Scarpa, driblando o goleiro em contra-ataque nos acréscimos.
Observações: Saravia não marcava um gol desde 2019 e foi o primeiro gol de Scarpa pelo Atlético – o jogador foi a principal contratação do clube para a atual temporada e não vinha bem – entrou no segundo tempo da partida e acabou sacramentando o titulo – o Cruzeiro seria campeão se conseguisse o empate pela melhor campanha na fase de classificação.
Troféu Inconfidência
Atletic, Itabirito, Pouso Alegre e Uberlândia disputaram o Troféu Inconfidência.
Jogos de volta do Inconfidência
Nas partidas de volta pelo Troféu Inconfidência, os resultados foram: Athletic 0x0 Uberlândia e Pouso Alegre 5×2 Itabirito. O detalhe é que o Itabirito venceu o jogo de ida também com goleada – 4 a 1.
As finais serão entre Athletic e Pouso Alegre e as datas já foram definidas. Confira
Athletic campeão
No primeiro jogo da decisão do Troféu Inconfidência o Athletic superou o Pouso Alegre, em Pouso Alegre, por 3 a 1.
No jogo de volta, na noite do dia 28 de março, quinta-feira, o Athletic voltou a vencer, desta vez por 3 a 0, em São João del Rei, conquistando o título do Troféu Inconfidência.
Repescagem
Democrata-GV, Patrocinense e Ipatinga jogaram entre si para tentar evitar o rebaixamento.
Observação: o Villa Nova ficou na nona colocação geral. Neste caso, não disputará o Troféu Inconfidência ou a Repescagem.
Ipatinga ganha pontos sem jogar
A partida entre Patrocinense, pela Repescagem, que estava marcada para a noite do dia 21 de maro, quinta-feira, em Patrocínio, não foi disputada.
A informação da Federação Mineira é que a Patrocinense não pagou taxas. Com isso, foi atribuído WO e, para efeito de classificação, foi lançado oficialmente o placar de 3 a 0 em favor do Ipatinga.
Patrocinense deixa campeonato e complica indiretamente o Ipatinga
Depois desta informação inicial sobre o WO, foi comunicada a desistência da Patrocinense da competição.
Com isso, todos os seus jogos na Repescagem terão lançado resultado de 3 a 0 a favor da outra equipe.
O detalhe é que o Ipatinga não concorda com esta decisão da Federação Mineira, uma vez que no jogo contra o Democrata o placar foi de 1 a 0 para o time de Governador Valadares.
Com o novo resultado a ser lançado (3 a o para o Democrata) em função da saída da Patrocinense, o saldo de gols do Democrata naturalmente aumenta em dois gols num eventual desempate em relação ao Ipatinga.
Patrocinense dois anos fora
Veja as resoluções tomadas pela Federação Mineira de Futebol em função da desistência da Patrocinense em meio à disputa da Repescagem
Ipatinga rebaixado
Pela Repescagem do Campeonato Mineiro, o Democrata de Governador Valadares, em casa, goleou o Ipatinga por 4 a 1 na noite de segunda-feira, dia 01º de abril.
Os gols alvinegros foram marcados por Alemão, Pedro Oliveira, Morotó e Thiago André. Raphael Lopes descontou para o Tigre.
Com este resultado, se não houver fatores extra-campo, o Ipatinga se junta à Patrocinense como equipe rebaixada da competição.
Artilharia
Este ano, a briga pela posição de principal artilheiro registra um fato curioso.
O atacante uruguaio Gonzalo Mastriani marcou seis gols pelo América logo nas duas primeiras rodadas. Depois do segundo jogo, porém, foi negociado e está defendendo o Athletico Paranaense.
E logo na estreia pelo clube paranaense, dia 3 de fevereiro, ele marcou um dos gols nos 4 a 0 sobre o Paraná S.T.C. em Curitiba.
Seis rodadas depois
Somente depois da sexta rodada, a competição registra um jogador com o mesmo número de gols que Mastriani. Igor Ruan, do Tombense, passa a dividir o posto de maior artilheiro depois dos dois gols que marcou nos 4 a 0 sobre Patrocinense no domingo, dia 19 de fevereiro, em Tombos.
Ao final da fase de classificação, os principais goleadores foram Gonzalo Mastriani (América) e Igor Ruan (Tombense), cada um com seis gols marcados.
Artilharia final
Ao final da competição, os principais artilheiros da competição foram: Hulk, do Atlético, e Jonathas, do Athletic, cada um com sete gols. Igor Bahia (Tombense) e Mastriani (América, hoje no Athletico Paranaense) anotaram seis gols. Luis Felipe (Ipatinga) e Dineno (Cruzeiro) marcaram cinco vezes.
Texto: Ivan Elias – Toque de Bola
Informações e artes da competição: site e redes sociais da Federação Mineira de Futebol
Edição: Toque de Bola