O Campeonato Mineiro 2022 começa na terça-feira, dia 25 de janeiro, com o jogo entre Caldense e América, às 21h, no Sul de Minas. Nesta temporada, não terá equipes de Juiz de Fora entre os doze clubes participantes.
O Tombense e o Atlhetic Club são os representantes da Zona da Mata e Vertentes. Villa Nova e Democrata de Governador Valadares conquistaram o acesso no Módulo 2 do ano passado.
De acordo com o regulamento do Mineiro 2022 publicado pela Federação Mineira de Futebol (FMF), a disputa será em três fases: classificatória, disputada até 20 de março; semifinal em dois jogos nos dias 20 e 27 de março e final, que será em jogo único no dia 2 ou 3 de abril.
Os semifinalistas deverão jogar em estádios homologados para o árbitro de vídeo, que será usado nesta fase e na partida final. Os clubes que terminarem entre o 5º e o 8º lugares disputam o Torneio Inconfidência nas mesmas datas das semifinais.
O atual campeão é o Atlético, que derrotou o América na final em 2021. O Tombense avançou às semifinais, terminou em quarto lugar e se sagrou Campeão do Interior.
Equipes participantes (em ordem alfabética) e respectivos mandos de campo
- América, Raimundo Sampaio, “Independência” em Belo Horizonte;
- Atlético, Governador Magalhães Pinto, “Mineirão” de Belo Horizonte;
- Athletic Club, Arena Unimed em São João del-Rei;
- Caldense, Ronaldo Junqueira, “Ronaldão” em Poços de Caldas,
- Cruzeiro, Governador Magalhães Pinto, “Mineirão” de Belo Horizonte;
- Democrata, José Mammoud Abbas em Governador Valadares;
- Patrocinense, Pedro Alves do Nascimento em Patrocínio;
- Pouso Alegre, Irmão Gino Maria Rossi, “Manduzão” em Pouso Alegre;
- Tombense, Antônio Guimarães de Almeida em Tombos;
- Uberlândia, Parque do Sabiá em Uberlândia;
- URT, Zama Maciel em Patos de Minas;
- Villa Nova, Castor Cifuentes, “Alçapão do Bonfim” em Nova Lima.
Jogos da primeira rodada:
A curiosidade é que o Campeonato Mineiro já começa valendo taça para Tombense e Pouso Alegre. O jogo de estreia valerá também como a decisão da Recopa entre os campeões do Interior e do Troféu Inconfidência, respectivamente. A partida será no Estádio Antônio Guimarães de Almeida, em Tombos, nesta quarta, 26, às 19h.
Os horários dos jogos do Cruzeiro na competição causaram estranheza. Leia aqui reportagem do Toque de Bola
Regulamento do Mineiro 2022
Na fase classificatória, todos os clubes se enfrentam em turno único – confira a tabela. Eles poderão jogar em seus estádios, independente da capacidade de espectadores, “respeitados os laudos técnicos e a exigência de sistema de iluminação adequado para partidas noturnas”, diz o regulamento.
Os quatro melhores colocados avançam à semifinal. Os critérios de desempate, para efeito de classificação à fase seguinte, são na seguinte ordem:
- maior número de vitórias;
- maior saldo de gols;
- maior número de gols pró;
- confronto direto – que não será considerado no caso de empate entre mais de dois clubes;
- menor número de cartões vermelhos recebidos;
- menor número de cartões amarelos recebidos;
Se houver igualdade em todos esses critérios, haverá um sorteio público na FMF.
Ao final da fase classificatória, a Diretoria de Competições vai publicar a classificação geral, que será a base para definir os confrontos dos clubes nas semifinais, na Final e no Troféu Inconfidência. A lista também vai indicar os dois clubes rebaixados para o Campeonato Mineiro 2023 – Módulo 2.
Semifinais com VAR
Os confrontos das semifinais serão definidos no cruzamento olímpico: o clube de melhor campanha joga contra o quarto colocado. E no outro jogo, o segundo e o terceiro se enfrentam. Os dois melhores colocados terão a vantagem de ter o mando no segundo jogo. Quem vencer, avança à decisão do título.
Se houver empates em número de pontos nos dois jogos, os critérios de desempate serão, na seguinte ordem, quem conseguiu o maior saldo de gols na fase semifinal e quem terminou com a melhor colocação na fase classificatória.
Nesta fase, é obrigatório que o estádio esteja homologado pela pela International Football Association Board (IFAB), para a utilização do VAR (árbitro de vídeo, até a data da última rodada da primeira fase.
A decisão do Mineiro 2022
Os dois vencedores na semifinal disputam o título em um jogo único, com mando da Federação e em um estádio que será designado pela Diretoria de Competições. E a renda líquida será dividida entre os finalistas.
A equipe que terminar a fase classificatória na melhor colocação terá a preferência na escolha de uniformes, vestiários, banco de suplentes.
Se na data da final houver proibição de comparecimento de torcida visitante, por motivo de segurança ou por declaração de calamidade pública pelas autoridades, seja municipal, estadual ou federal, será permitida a presença apenas de torcedores da equipe com a melhor colocação na fase classificatória.
Se a partida terminar empatada, não haverá prorrogação. O título será definido nos pênaltis.
Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira com informações da FMF
Fotos: FMF/Instagram; FMF/reprodução