Após 208 dias de inatividade, o Campeonato Mineiro do Módulo 2 retorna neste fim de semana.
Em campo, o Tupi representa Juiz de Fora no segundo escalão do futebol mineiro e terá pela frente, na reestreia, o Democrata-GV. A bola rola no domingo, dia 11, às 10h30, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio.
O que já rolou?
Até a paralisação provocada pela pandemia do covid-19, seis rodadas haviam sido disputadas. Com apenas uma vitória, além de três empates e duas derrotas, o alvinegro juiz-forano ocupa a nona colocação, com seis pontos conquistados.
Mesmo com uma campanha ruim até aqui, dois pontos acima da zona de rebaixamento para a Segunda Divisão do Mineiro, correspondente à Terceirona do Estadual, o discurso no Galo Carijó é de busca pelo acesso.
A campanha
O Tupi estreou fora de casa na competição diante do atual líder, o Pouso Alegre. Recém promovida ao Módulo 2, a equipe do Sul de Minas impôs dificuldade ao alvinegro na partida de abertura, o que valorizou a conquista do empate por parte do Carijó: 2 a 2. Na rodada seguinte, no primeiro jogo em casa, um tropeço: derrota por 2 a 1 para o Guarani de Divinópolis no último minuto do duelo.
Na busca pelo primeiro triunfo, o Carijó foi até a Arena do Calçado, em Nova Serrana, para fazer um jogo de pouquíssimas oportunidades contra o Serranense. Com o empate em 0 a 0, o Tupi conquistava apenas o segundo ponto em nove possíveis.
No fim, de novo
A falta de sorte em casa continuou na quarta jornada, diante do Democrata (SL). Aos 50 minutos, Guilherminho marcou o gol do empate para o adversário, tirou o sabor de vitória do Carijó e o emprego do então treinador Alex Nascif.
Na quinta rodada, com Júlio César Imperador no comando, a redenção com a torcida. O Tupi recebeu o Athletic, de São João Del Rei, e venceu por 2 a 1, de virada, com gols de Esquerdinha e Matheus Marques, que já não estão no elenco. Quando parecia ter encontrado o caminho certo, o alvinegro foi a Muriaé e fez um jogo muito abaixo do esperado diante do Nacional. Resultado: 2 a 0 e longos sete meses de espera.
O que vem pela frente?
A tabela do Carijó pode ser vista como favorável para a equipe juiz-forana. Dos cinco jogos restantes, o Tupi disputa três em casa (Democrata-GV, Ipatinga e Mamoré) e outros dois longe dos seus domínios (CAP Uberlândia e Betim).
De acordo com o treinador Roberval Davino, em entrevista exclusiva ao Toque de Bola, o Tupi vê com bons olhos a possibilidade de classificar para o quadrangular final do Módulo 2, principalmente pela chance de disputar três jogos em Juiz de Fora. Dessa forma, uma vitória diante da Pantera coloca o Carijó no rumo do topo da tabela.
Destaque em campo
Além de Roberval, quem também conversou com exclusividade com o Toque de Bola foi o experiente meia Luciano Mandi. O jogador voltou ao Tupi após 12 anos de sua primeira passagem por Santa Terezinha.
Feliz por estar de volta, Mandi disse que o time tem muito potencial e que o alvinegro pode sim brigar pela classificação à elite do Mineiro. Clique aqui e confira a entrevista completa.
Entra e sai
O período de parada por conta da pandemia do novo coronavírus fez com que o Tupi fosse obrigado a se adaptar ao mercado. As dificuldades financeiras promoveram a saída de atletas importantes como o goleiro Rafael, o meia Esquerdinha e o atacante Mateus Marques. Na necessidade de reposição, o Carijó trouxe a liderança técnica de Luciano Mandi, atleta identificado com a torcida.
No ataque, Anderson Pará e Davy assumirão a responsabilidade de fazer os gols que o time precisa na reta final da primeira fase, principalmente após a saída de Gueguel. Eles contarão com o apoio do recém-contratado Renan Amorim no setor ofensivo. No único teste até aqui, empate em 1 a 1 com o Nacional, em Muriaé.
Confira o elenco do Tupi atualizado*
Goleiros: João Lucas, Pedro Alvim e Cássio Fernandes
Laterais-direitos: Adson, Edwards Bocão e Thainler
Laterais-esquerdos: Élder e Léo Dantas
Zagueiros: Matheus Mega, Emerson, Douglas e Thiago Moura
Volantes: Rafael Borges, João Marcos e Regino Souza
Meias: Kassinho, Júlio, Daniel, Gian, Léo Coca, Luciano Mandi e Emmanuel Obi
Atacantes: Davy, Anderson e Renan Amorim
*Os nomes acima foram passados no último contato com a assessoria de imprensa do Tupi, no dia 28/09, quando a diretoria alterou o formato de trabalho do setor e o clube desativou suas redes sociais. Não foram informadas, por nenhuma plataforma, alterações no elenco.
Confira tudo sobre a semana do Carijó na preparação para encarar o Democrata-GV aqui no Toque de Bola.
Texto: Toque de Bola – Pedro Sarmento com supervisão de Wallace Mattos
Artes: Toque de Bola
OREMOS !