15 ago 2018

Calvário carijó! Entenda qual Série D o Tupi vai encontrar em 2019



 

Ferroviário foi o campeão da Série D de 2018, que terminou em 4 de agosto

  No próximo dia 19 de outubro completam-se cinco anos da última partida do Tupi na Série D do Campeonato Brasileiro. Essa história, infelizmente para o torcedor alvinegro, vai continuar em 2019, já que o time juiz-forano foi rebaixado no último fim de semana como penúltimo colocado do grupo B da Série C 2018.

   O Carijó vai reencontrar uma Série D mudada e mais complicada para a busca da volta à Terceirona. Se em 2013 o Tupi disputou uma Quarta Divisão com 32 clubes. Agora, são outros 67 times além dele na competição.

  Como será

   O sistema de grupos regionalizados continua valendo, mas com o aumento de competidores aumentou também a quantidade de grupos. Há também mais uma fase de mata-mata antes das oitavas de final e o acesso ainda é disputado nas quartas.

   De oito grupos de quatro times em 2013, a Série D agora tem 17 chaves também com quatro equipes cada. Por ser um dos rebaixados da Série C 2018, o Tupi tem a vaga garantida, assim como Joinville-SC, Juazeirense-BA e Salgueiro-PE. Os outros 64 clubes saem das classificações dos campeonatos e copas estaduais deste ano.

  Vagas conhecidas

  Se nada for alterado no regulamento utilizado em 2018, o estado de São Paulo terá quatro vagas; Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Pernambuco, Goiás e Bahia terão três; e Ceará Pará, Alagoas, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Maranhão, Paraíba, Sergipe, Piauí, Distrito Federal, Acre, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Espírito Santo, Rondônia, Amapá e Roraima terão duas.

  Como os grupos são regionalizados, e alguns dos classificados para a Série D através dos campeonatos estaduais já são conhecidos, o Tupi pode ter uma noção de quem deve encarar na primeira etapa da Quarta Divisão.

Possíveis adversários

  Os representantes mineiros na Série D este ano foram colocados nos grupos A12, A13 e A14. Neles, estavam também times paulistas, cariocas, capixabas, paranaenses e ate mesmo um goiano. Seguindo o regulamento, o Tupi seria o quarto representante de Minas na Série D 2019. Estão classificados também URT, Patrocinense e Caldense pelo Estadual.

  No Rio, as duas primeiras vagas são de Boavista e Portuguesa, e a terceira será definida na Copa Rio, ainda em disputa. Em São Paulo, Novorizontino, São Caetano e Ituano já estão garantidos e o quarto representante sai da Copa Paulista.

  No Paraná, Foz do Iguaçu, Maringá e Cianorte serão os representantes do estado na Série D 2019. Em Goiás, Aparecidense, Anapolina e Iporá jogarão o torneio. A primeira vaga capixaba é do Serra, e a segunda ainda será definida na Copa Espírito Santo.

Depois dos grupos

  Avançam da primeira etapa da Série D os 17 primeiros colocados dos grupos mais os 15 melhores segundos. Na segunda fase, o pior primeiro colocado se junta aos 15 segundos colocados e são formados os 16 confrontos da segunda fase.

  Os 16 vencedores dos confrontos da segunda fase formam as oitava de final da Série D 2019. Só os ganhadores desta etapa adquirem o direito de, nas quartas de final, disputar o acesso à Série C e uma vaga nas semifinais da Quarta Divisão. Ou seja, além da fase de grupos, o Tupi tem que passar por três mata-matas se quiser voltar à Terceirona em 2020.

Olho no Estadual

  Mesmo com uma missão complicada na Série D de 2019, o Tupi não pode concentrar esforços somente na competição nacional. Isso porque a classificação para uma possível Série D de 2020 se dá no Mineiro de 2019.

  Assim, se quiser garantir calendário completo em 2020, independentemente de conseguir o acesso na Série D do ano que vem, o time de Juiz de Fora tem que ir bem na próxima edição do Mineiro. Caso contrário, se não conseguir o acesso à Terceirona em 2019, jogará apenas o Estadual na temporada seguinte.

Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos

Foto: Lucas Figueiredo – site CBF (Confederação Brasileira de Futebol)


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


24 set 2018
Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador: resultados e tabelas

14 set 2018
11ª Semana Paralímpica tem desfile sábado e vai até o dia 22

14 set 2018
No Triângulo! Tupi Futsal disputa finais do Mineiro do Interior sub-20

13 set 2018
Haja fôlego! Arthur Rizzo encara as 12 horas da Maratona Aquática

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.