Após dez dias paralisado, mesmo com o colapso sanitário no Estado, a Federação Mineira de Futebol (FMF) retomou o Campeonato Mineiro neste 1º de abril.
Não, a frase anterior não é pegadinha do Dia da Mentira. Todos os jogos da sexta rodada ocorreram entre o final da manhã e o início da noite desta quinta-feira.
O recomeço do Mineiro trouxe uma notícia inédita nesta temporada: o Atlético perdeu. Ele foi o terceiro clube da capital tombado pela Caldense.
O América agradeceu a ajuda da Veterana e agora está empatado com o Galo de BH, perdendo no número de gols marcados. O Cruzeiro não venceu e agradece ao goleiro Fábio por não ter perdido para o Tombense. O Coimbra de Eugênio Souza saiu da lanterna ao vencer o Athletic no Horto.
Confira o resumo da rodada preparado pelo Toque de Bola.
Cruzeiro 0 x 0 Tombense
Fábio foi o cara do jogo. Ele defendeu a cobrança de pênalti de Paulinho Dias. A Raposa enfrentou pressão por ter um a menos, porque Alan Ruschel levou o segundo amarelo e foi expulso ao tocar com o braço na finalização de Jhemerson – no lance onde foi marcado o pênalti.
Até então, os dois times criaram chances, mas não conseguiram marcar. O Cruzeiro até pediu uma penalidade no início do jogo, que a arbitragem não marcou. No segundo tempo, o Cruzeiro conseguiu acertar a bola na trave do Tombense. Em contrapartida, Everton Galdino não marcou por pouco para o time de Tombos.
Depois da expulsão, os dois times criaram chances, mas faltou qualidade no último passe e Fábio fez novas defesas. Resultado: partida sem gols no Mineirão. O Cruzeiro subiu para oito pontos e o Tombense para sete, ambos na parte intermediária da tabela.
Coimbra 1 x 0 Athletic Club
Quem esperou um jogo fácil do Athletic, que está no G3, contra o Coimbra, lanterna, foi surpreendido por uma partida bastante equilibrada.
O jogo no Horto foi equilibrado desde o início. No meio da primeira etapa, a equipe de Eugênio Souza assumiu o comando da partida e ameaçou o gol de Lee antes do intervalo.
Aos dez do segundo tempo, Thomaz entrou pelo lado esquerdo, cruzou rasteiro. Lee fez uma defesa, mas Igor marcou no rebote.
O lateral esquerdo Lucas Hipólito, do Coimbra, foi substituído e levado para o hospital após um choque de cabeça numa disputa de bola. Por causa do atendimento, o juiz deu 12 minutos de acréscimo e, apesar da pressão, o Athletic não conseguiu empatar.
Com o resultado, o Coimbra deixou a lanterna para o Uberlândia e subiu para o décimo lugar. O Athletic caiu para o quarto lugar, com nove pontos.
Caldense 2 x 1 Atlético
A Caldense se confirmou como o terror dos times de BH neste Mineiro 2021: venceu o América e o Cruzeiro, com gols de Amarildo.
Nesta quinta, enfrentou o Atlético, líder e com campanha 100%. Para agravar, o Galo da capital saiu na frente quando Keno desviou para o gol a falta cobrada por Nacho Fernandez.
No entanto, na volta do intervalo, a Veterana ficou mais presente no ataque. Após cobrança de escanteio, Amarildo rolou para Verrone que empatou o jogo. A virada veio aos 36 do segundo tempo, Gabriel Tonini roubou a bola e chutou no canto de Everson, virando para a Caldense.
Teve pressão, cinco minutos de acréscimos até ouvir o apito do juiz. E 47 anos depois, a Veterana comemora a “tríplice coroa” e o terceiro lugar com 11 pontos.
Uberlândia 1 x 2 América
O América venceu mais uma, desta vez, no Triângulo Mineiro. Marcelo Toscano abriu o placar no primeiro tempo.
Na reta final, Rodolfo ampliou. Cobrando pênalti, Luizinho diminuiu para o Uberlândia. A partida disputada entre o fim da manhã e início da tarde terminou 2 a 1 para os visitantes.
O Uberlândia caiu para o último lugar, com quatro pontos, por perder nos critérios de desempate para o Boa Esporte. E o América está na vice-liderança, com os mesmos 15 pontos do Atlético.
Pouso Alegre 3 x 0 URT
No Manduzão, quem mandou foi o Dragão. Aos 13 do primeiro tempo, Paulo Henrique abriu o placar para os donos da casa. E no início do segundo tempo, o camisa 9 lançou Mateus Souza que driblou o zagueiro e bateu forte no canto direito do goleiro Renan Rinaldi ampliando para o Pouso Alegre.
O técnico Wellington Fajardo fez três mudanças de uma vez antes dos dez do segundo tempo para tentar a reação. No entanto, foi o substituto de Paulo Henrique, Johnny, que marcou o terceiro em um contra-ataque.
Só não foi uma apresentação perfeita, porque Jô, que tinha acabado de entrar, levou o vermelho direto ao fazer uma falta no meio de campo. O Dragão pegou o elevador e está perto do G4, com oito pontos. A URT segue com seis pontos.
Patrocinense 1 x 0 Boa
O Patrocinense buscava a primeira vitória em casa, mas reiniciou o campeonato com cinco casos de covid-19. Boa queria se afastar da zona de rebaixamento. Ninguém marcou no primeiro tempo.
No segundo tempo, em uma cobrança de falta, Diego Luiz marcou o gol da vitória do Patrocinense. A curiosidade foi que a barreira pulou antes da hora permitindo ao atacante cobrar por baixo e surpreendendo o goleiro Carlos Miguel.
Com o resultado, o Patrocinense subiu para oito pontos, perdendo no desempate para Pouso Alegre e Cruzeiro. com a vitória do Coimbra, o Boa entrou na zona de rebaixamento, com quatro pontos.
Próximos jogos
A sétima rodada tem três confrontos regionais – times do Triângulo se enfrentam, um confronto do Sul de MG volta à elite depois de 28 anos e ainda o jogo entre os representantes da Zona da Mata e das Vertentes. A cereja da rodada é o clássico entre o líder Atlético e o vice-líder América.
Conforme a programação que consta no site da FMF nesta quinta, os jogos serão disputados entre o fim da manhã e o início da noite de domingo.
- 11h: Boa x Cruzeiro – Melão, Varginha
- 11h: Uberlândia x Patrocinense – Parque do Sabiá, Uberlândia
- 15h30: Pouso Alegre x Caldense – Manduzão, Pouso Alegre
- 16h: Tombense x Athletic Club – Almeidão, Tombos
- 16h: Atlético x América – Mineirão, BH
- 16h: URT x Coimbra – Mangueirão, Patos de Minas
Classificação
Depois dos jogos da sexta rodada, ficou desta forma a classificação do Campeonato Mineiro 2021 (clique para ampliar a imagem):
Texto: Roberta Oliveira com informações da FMF, ge globo
Fotos: América/Instagram; Pouso Alegre/Instagram; @brunohaddadphotos/Cruzeiro; TVNSports/reprodução; Wagner Sidney Silva/Caldense; Atlético/Instagram.
Print classificação: site da Federação Mineira de Futebol