O Botafogo saiu na frente, tomou a virada, mas, ao menos, leva um ponto para o Rio de Janeiro depois de empatar em 2 a 2 com o Ceará neste sábado, em duelo válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.
Com a igualdade, Botafogo e Ceará chegam aos quatro pontos na tabela, ocupando posições intermediárias. Na próxima rodada, o time carioca recebe o Coritiba no domingo, enquanto o Ceará visita o Atlético-GO no mesmo dia.
O jogo
Com um meio de campo bem postado pelo técnico Caio Júnior, o Botafogo ignorou a condição de visitante e dominou boa parte do primeiro tempo. Com Maicosuel e Everton na armação, e Elkeson e Herrera se movimentando perto da área, o visitante carioca ‘alugou’ a intermediária do Ceará.
Já os donos da casa, embalados pela vitória da rodada passada sobre o Internacional no Beira-Rio, encontraram muitas dificuldades em sair para o jogo. Iarley e Marcelo Nicácio, principais armas ofensivas da equipe do treinador Vágner Mancini, pouco participaram dos 45 minutos iniciais.
Com mais volume, o Botafogo abriu o placar aos 29 minutos. O meia Elkeson, contratado junto ao Vitória, levou um marcador e chutou de fora da área. O goleiro do Ceará, Fernando Henrique, pulou atrasado e aceitou: 1 a 0 no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. Foi o primeiro gol de Elkeson com a camisa do Glorioso.
Mas, apesar de ter aberto o placar, o Botafogo não foi ao intervalo com a vitória parcial. Em um contra-ataque despretensioso, a zaga do time carioca se atrapalhou e Osvaldo deixou tudo igual. Antes ainda da ida ao vestiário, o Alvinegro quase alterou o marcador novamente: Everton cabeceou cruzamento de Cortês e a bola passou muito perto da meta de Fernando Henrique.
Ao contrário do primeiro tempo – quando as duas equipes protagonizaram um confronto burocrático e estudado – a etapa complementar foi aberta, com várias ocasiões de gols. No entanto, o gol demorou a sair. Aos 20 minutos, o volante Michel acertou um belo chute de fora da área e consumou a virada.
O gol abalou os brios do Botafogo, que não conseguiu equilibrar mais o duelo. Já o Ceará, com mais confiança, partiu para cima com o objetivo de sacramentar os três pontos.
Contudo, repetindo o primeiro tempo, o time de melhor rendimento não saiu vencedor. O zagueiro Antônio Carlos, aos 28 minutos, aproveitou a sobra e definiu: 2 a 2.
Perto dos acréscimos, ainda sobrou tempo para o talismã do Botafogo, Caio, arrancar pela esquerda, cruzar para a área e ver a bola bater na trave.
FICHA TÉCNICA:
CEARÁ 2 X 2 BOTAFOGO
Estádio: Presidente Vargas, Fortaleza (CE)
Data: 4 de junho de 2011
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes Filho (SP)
Auxiliares: João Chaves (SP) e Eduardo Lincoln Neves (SP)
Cartões amarelos: Antônio Carlos (Botafogo) Erivelton (Ceará)
GOLS: BOTAFOGO: Elkeson, aos 28 minutos do primeiro tempo, e Antônio Carlos, aos 37 minutos do segundo tempo
CEARÁ: Osvaldo, aos 35 minutos do primeiro tempo, Michel, aos 20 minutos do segundo tempo
CEARÁ: Fernando Henrique; Murilo (Sinho), Fabrício, Erivelton e Vicente; Michel, João Marcos, Eusébio e Iarley (Geraldo); Marcelo Nicácio (Júnior) e Osvaldo. Técnico: Vágner Mancini
BOTAFOGO: Renan, Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Lucas Zen (Somália), Marcelo Mattos, Éverton (Thiago Galhardo), Elkeson e Maicosuel (Caio); Herrera. Técnico: Caio Junior.
Caio Júnior elogia postura do Botafogo: ‘é o time que o torcedor quer ver’
O Botafogo não venceu neste sábado, mas o empate por 2 a 2 com o Ceará, em Fortaleza, ficou de bom tamanho para o técnico Caio Júnior. Segundo ele, o time correspondeu às expectativas do torcedor.
“Tem ainda muita coisa para acontecer, para acertar durante a competição. O importante é que a equipe foi a que o torcedor que ver, que vai para cima, que não fica só se defendendo. Eu fico satisfeito e eu acho que poderíamos sair daqui com a vitória. Faltou pouco”, lamentou o treinador do Glorioso.
O Botafogo jogou melhor no primeiro tempo e abriu o placar (com Elkeson), porém sofreu o empate. Na segunda etapa, o Ceará produziu mais e virou, mas viu o time carioca empatar com o zagueiro Antônio Carlos. Nos acréscimos, o jovem atacante Caio arrancou pela esquerda, cruzou para o meio, no entanto o desvio de Herrera ficou na trave.
Além da atuação e do ponto conquistado fora de casa, Caio Júnior enalteceu o meio-campista Elkeson, autor do primeiro gol alvinegro.
“Ele está crescendo, está com confiança. É um jogador de boa índole, de saúde, que marca, ajuda, pressiona e chuta de longe, como o gol que ele fez hoje. Ele ajudará os outros a crescer também e tem atributos para desequilibrar”, valorizou.
O próximo compromisso do Botafogo, que soma quatro pontos no Brasileirão, será o Coritiba, no Rio de Janeiro.
Textos: site da ESPN Brasil