O futebol vai continuar no Brasil. Este foi o resumo do posicionamento do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Rogério Caboclo em uma reunião com representantes de clubes da Série A e B do Brasileiro.
O vídeo com um trecho do encontro foi publicado pelo repórter Venê Casagrande, do Jornal O Dia, nesta terça, 23.
Salve-se quem puder
No entanto, os números da pandemia seguem aumentando. O Brasil superou 295 mil mortos por covid-19 na segunda, 22.
As medidas para combater a transmissão do vírus adotadas nos municípios e nos Estados interferem diretamente na realização de eventos esportivos. O Mineiro parou. O Paulista buscar saídas, assim como o Carioca.
Um resumo do vídeo de parte da reunião
No encontro realizado em 10 de março, Caboclo garantiu ter o apoio da TV Globo para a sequência dos torneios. A emissora detém o direito de transmissão de competições nacionais.
“Eu não abrirei mão, a não ser sob o doutorado dos senhores, de deixar de jogar as competições nacionais, que repercutirá nas internacionais e incorporará as estaduais. Então por gentileza, vamos pensar agora nós podemos parar o futebol? A Rede Globo não quer, Eu tenho a segurança que não, que ninguém quer, seus patrocinadores não querem e se parar sabe quando nós temos a segurança de dizer que a gente pode voltar? [pausa] Nunca. No dia que o governador do Maurício disser que pode, no dia que o prefeito de são nunca disser que pode. Eu não vou estar à mercê de nenhum deles. eu vou, Candinho, Galiotte, todos os presidentes eu vou mandar no futebol e vou determinar que vai ter competição, porque vocês estão f… se não tiver. Eu assumo o ônus por todos vocês”, disse Caboclo.
No vídeo, o presidente do Avaí, Francisco Battistotti, apoiou a decisão de Caboclo. O mandatário do Palmeiras, Maurício Galiotte questionou se o assunto poderia ser retomado em outro momento por considerar que era um debate amplo e encerrou a colocação. O presidente do Brasil de Pelotas (RS), Nilton Pinheiro, queria se manifestar, mas Caboclo o interrompeu ressaltando que a decisão estava tomada.
Diante da insistência de Pinheiro, o presidente da CBF questiona se algum representante dos clubes presentes ao encontro virtual era contra a continuidade. Ninguém se manifestou.
Em que pé estão os campeonatos?
(texto atualizado na manhã de quarta-feira, dia 24)
O Campeonato Mineiro foi paralisado por causa da entrada em vigor da Onda Roxa em Minas Gerais e tem previsão de volta para 1º de abril.
Em São Paulo, a Federação Paulista de Futebol tenta alternativas para manter o Estadual mesmo com as medidas mais rigorosas de combate à covid-19. A princípio, sem encontrar brechas, nesta segunda, 22, os 16 clubes e a Federação Paulista de Futebol (FPF) decidiram suspender o torneio durante a fase emergencial no Estado e nos municípios até 30 de março.
No entanto, na segunda à noite, a FPF anunciou partidas para o Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ). Nesta terça, 23, entre idas e vindas, foi disputado um jogo em Volta Redonda: Corinthians 1 x 0 Mirassol, ainda na noite desta terça. São Bento x Palmeiras será nesta quarta, 24, às 22h, no mesmo local.
Em nota, a Prefeitura da cidade fluminense alegou que aceitou receber os dois jogos porque a FPF vai doar dez respiradores e dez monitores para a montagem de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em hospitais do município. E que as equipes vão cumprir o protocolo de segurança adotado pela Federação Carioca de Futebol.
Na mesma nota, a Prefeitura anunciou o cancelamento de cinco jogos da Copa do Brasil que a CBF anunciou que seriam no Raulino de Oliveira. Quatro partidas colocariam fim à primeira fase e o outro foi antecipado da segunda fase do torneio.
No (estado do) Rio
De acordo com o GE, houve movimentação nos bastidores de que a FPF queria marcar Ponte Preta x Santos para São Januário na quinta-feira, 25. As medidas restritivas na cidade do Rio de Janeiro e em Niterói entrariam em vigor a partir de sexta-feira, 26, mas a Prefeitura emitiu nota antecipando as medidas para a partir de quinta-feira. Com isso, a partida pela quinta rodada do Paulistão acabou sendo suspensa.
Sobre o Campeonato Carioca, a apuração inicial do Toque de Bola se confirmou: a competição não será paralisada.
O Carioca 2021, com a proibição de partidas no Rio e em Niterói, será jogado em outras cidades. Além de Volta Redonda, outras três cidades receberão os jogos: em Nova Iguaçu, Saquarema e Mesquita.
Posicionamentos da CBF e da Globo
Após a divulgação nesta terça, 23, da reportagem com o vídeo da reunião do dia 10, a CBF informou que o posicionamento tanto do presidente quanto dos clubes constou em nota oficial publicada no site da instituição no dia da reunião.
A Globo também divulgou nota oficial, publicada no ge (leia abaixo)
“Como vem fazendo desde o início da pandemia há mais de um ano, a Globo segue respeitando as orientações dadas pelas autoridades competentes e acompanhando as decisões dos organizadores das competições. Entendemos que o momento é de cautela, e que a prioridade é a segurança de todos. Vamos seguir e respeitar todos os protocolos que forem definidos e decididos pelas entidades”.
Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira e Wallace Mattos com informações dos sites da CBF, FPF, FMF, Prefeitura de Volta Redonda e do GE.globo
Fotos: Venê Casagrande/Jornal O Dia; Geraldo Gonçalfes/PMVR