Bruno Mendes decide o clássico para o Fogão. Rodada é boa para Flu e São Paulo

Com dois gols e um passe para outro gol, o garoto Bruno Mendes definitivamente é o novo xodó do Botafogo. Contratado junto ao Guarani, e depois de empatar o jogo contra o Grêmio em 1 a 1 no último domingo, no Olímpico, nesta quinta o atacante, escalado desde o início, aproveitou a oportunidade com sobras, e decidiu o clássico contra o Vasco da Gama, no Engenhão, vencido por 3 a 2 pelo time da Estrela Solitária.

Diante de um público muito pequeno, desconfiado com a campanha irregular dos rivais cariocas no Brasileiro -7.525 torcedores estiveram presentes, sendo que 5.015 pagaram ingresso, o Vasco levou a melhor no primeiro tempo. Carlos Alberto quebrou longo jejum de gols e marcou o primeiro, aos 24, depois de ótima jogada de Éder Luís, outro que vinha sendo muito contestado por torcedores cruzmaltinos. Elkeson empatou, aos 29, após descida em velocidade de Bruno Mendes, mas Carlos Alberto voltou a marcar, depois de  passe da esquerda do veterano Felipe, que ganhou a dividida com o jovem zagueiro Dória.

Na etapa final, o jogo caminhava morno até os 30 minutos, quando Gabriel achou espaço pela direita e cruzou para a conclusão com um só toque de Bruno. Não parou por aí. Aos 47, assim como ocorrera diante do Grêmio, o novo reforço alvinegro resolveu arriscar de fora da área e chutou da meia-lua para vencer o goleiro Fernando Prass e decretar o 3 a 2.

O resultado foi muito comemorado pelo São Paulo, que venceu com facilidade o Atlético de Goiás por 2 a 0, gols marcados no primeiro tempo, por Paulo Miranda e Osvaldo. O tricolor paulista abriu cinco pontos de vantagem sobre o Vasco na briga por uma vaga para a Taça Libertadores da América.

Ainda nesta quinta, jogando em casa, o Sport Recife bateu a Ponte Preta por 3 a 1, gols de Rithely, aos 32, e Tobi, aos 38, descontando Giancarlo aos 46. No segundo tempo, o Sport só respirou aliviado com o gol de Gilsinho, aos 35, fechando o placar.

Destaques

A 31ª rodada teve vários destaques, com o detalhe da volta de jogadores que estiveram com a seleção brasileira na Polônia na terça-feira e voltaram correndo para defender suas equipes. Neymar voltou a fazer um gol de placa, o segundo do Santos, no empate em 2 a 2 contra o Atlético. O drible sobre Rafael Marques e a arrancada em direção ao gol fizeram o presidente do Peixe, LAOR, brincar: “Vou ter que pôr as placas no orçamento”.

Thiago Neves, do Flu, que não vinha tão bem nos últimos jogos pelo clube, entrou no segundo tempo com uma disposição incrível e participou das jogadas dos dois gols no empate entre os tricolores Fluminense e Grêmio, no Engenhão.

 43 segundos!

No mesmo jogo, o atacante Marcelo Moreno, que serviu à Bolívia na véspera, entrou no segundo tempo do jogão e ficou 43 segundos (!) em campo. Sem tocar na bola, acertou uma cotovelada em Rafael Sóbis e foi expulso.

Saldo

Com o encerramento da 31ª rodada, o saldo é positivo principalmente para Fluminense e São Paulo. O tricolor carioca, mesmo empatando em casa contra o Grêmio ( 2 a 2), manteve os nove pontos de vantagem sobre o Atlético Mineiro (que empatou fora de casa com o Santos, também em 2 a 2) e 11 pontos de frente sobre o Grêmio, a sete rodadas do final.

Já o São Paulo, que venceu e viu o Vasco ser derrotado, abriu cinco pontos sobre o time treinado por Marcelo Oliveira e ficou folgado na quarta colocação. O caminho do tricolor paulista para chegar à Libertadores também passa pela Sul-Americana – se conquistar o torneio, garante vaga pela Sul-Americana e diminui as vagas à Libertadores para somente os três primeiros do Brasileiro.

O Palmeiras respirou com a vitória sobre o Bahia, este também ameaçado de rebaixamento, mas para o alviverde era importante o Sport não vencer a Ponte Preta, mas não adiantou “secar” e o Leão da Ilha do Retiro voltou a estar na frente do Porco, ao final da rodada.

Sport (30 pontos), Palmeiras (29) e Figueirense (28), os três na zona do rebaixamento, venceram na rodada, deixando o Atlético-GO (23 pontos) com quase os dois pés na Série B de 2013.  Também ameaçados da degola, embora com uma boa distância ainda, estão Ponte Preta e Flamengo, ambos com 37 pontos, e Bahia, 35.

Foto: Wagner Meier – Agif

[wpfootball id_league=6 id_template=2]

Deixe seu comentário