Com muito equilíbrio, não só entre os pilotos da Elite como em boa parte das demais 18 categorias, terminou neste feriado de sábado, dia 7 de setembro, em Baependi (MG), o 42º Enduro da Independência, que reuniu 210 pilotos de todo o Brasil e do exterior em quatro dias de disputa.
O percurso teve em média 760 quilômetros, exigindo habilidade, técnica, navegação, bom condicionamento físico e estratégia a cada instante, valorizando a participação daqueles que completaram os quatro dias e realçando o mérito de quem escalou o topo do pódio.
Crivilin: sonho, lágrimas e conquista inédita
Ainda antes da divulgação do resultado oficial, o capixaba Bruno Crivilin comemorou com a equipe o tão aguardado título da Elite no EI. Com trajetória vitoriosa no Brasil e no exterior, ele ficou no “quase” em quatro edições da prova – a primeira em 2014, na categoria Sênior, e as outras três já na Elite – em 2015, 2022 e 2023.
“Tudo deu certo. Estou muito feliz por ter o meu nome agora na taça. É um sonho! Acho que nunca esperei tanto por um título como desta vez. Todas que eu disputei a definição foi no último dia. São quatro dias de corrida e tem que dar tudo certo. A aparelhagem, a moto, é uma junção de tudo porque é a prova mais tradicional de enduro no Brasil”, definiu, emocionado, o piloto da equipe Honda, que também havia sido bicampeão, no início de agosto, no 34º Pro Tork Ibitipoca Off Road.
Elite reverenciada
Antes do início da premiação, o organizador da prova, Lúcio Pinto Ribeiro, chamou ao pódio todos os pilotos da categoria Elite e destacou o comprometimento de cada um, não só os cinco primeiros colocados da edição que terminou neste sábado, e lembrou um pouco da trajetória dos pilotos mais experientes e dos vencedores mais recentes do EI.
Como foi
A prova começou em Ouro Branco, no dia 4, com os pilotos largando pela manhã e voltando à tarde para o mesmo ponto. No dia 5 o percurso mais longo teve largada em Ouro Branco e chegada em Lavras. No dia 6, os participantes seguiram de Lavras a Baependi.
Neste sábado, o percurso foi menor (cerca de 93 quilômetros) com chegada e premiação também em Baependi, Terra de Nhá Chica.
Big Trails: aventura imponente de muitas cilindradas
Por onde andaram, “elas”, as big trails a partir de 700 cilindradas, chamaram a atenção em sua estreia triunfal como categoria do EI. As disputas entre os pilotos para se manterem regulares durante todo o trajeto exigiram força física e muita atenção na planilha.
O piloto Diogo Moreno, de Vassouras (RJ), liderou os dois primeiros dias, mas o veterano mineiro Caio Sabato reagiu na sexta e no sábado, assumindo a liderança e conquistando a vitória.
Nesta “big briga”, o público passou a conhecer e torcer por personagens como a francesa Virginie Hurst, que, estimulada pela amiga e roqueira paulistana Rosa Freitag, se superou a cada dia com muita garra e força de vontade. Olha que ela não tinha experiência em navegação. “Adorei!”, definiu, na chegada da prova.
CAMPEÕES 42º ENDURO DA INDEPENDÊNCIA
ELITE: Bruno Crivilin – Aracruz (ES)
GRADUADO: Aloizio Assis – Belo Vale (MG)
OVER 35: Roberto de Paula (Robertinho) – Betim (MG)
DUPLA GRADUADO: Rodrigo Souza/Samuel Mendes – Barbacena (MG)
OVER 45: Cláudio Teixeira Ribeiro – Ubá (MG)
CATEGORIA BRASIL: Alexandre Valadares – Papagaios (MG)
OVER 50: Sandro Hoffmann – Venda Nova do Imigrante (ES)
INTERMEDIÁRIA: – Carlos Eduardo Bocardi– Lambari (MG)
DUPLA INTERMEDIÁRIA: Charleu Augusto/André Luís Senter – Teutônia (RS)
DUPLA OVER 35: Erasmo Schwanz/Gabriel Carneiro – Marechal Floriano (ES)
BIG TRAIL: Caio Sabato – Lavras (MG)
BIG TRAIL FEMININO: Virginie Hurst – França
OVER 55: Edson de Castro Maciel – Lagoa da Prata (MG)
OVER 60: José Alberto Scheid – Crissiumal (RS)
FEMININO: Bárbara Neves Gonzaga – Aparecida de Goiânia (GO)
NOVATO: Henrique da Silveira – Lagoa da Prata (MG)
CATEGORIA GPS: Diogo Gontijo – Ouro Branco (MG)
DUPLA ESTREANTE: Marino Botta/Vagner Manzoli – Jaboticabal (SP)
DUPLA GPS: Roosewelt Gomes/Cesar Rezende – Lavras (MG)
PAI E FILHO: Luis Guilherme Chaves/Gustavo Chaves – São Paulo (SP)
CLIQUE AQUI E CONFIRA RESULTADO COMPLETO ENDURODAINDEPENDENCIA2024_FINAL
Texto: Ivan Elias – Assessoria de Imprensa e Comunicação do EI e Editor do Portal Toque de Bola
Fotos: Léo Tavares