
Tupi e Itaboraí não têm mais chances no grupo A14 da Série D, mas Hercílio Luz e Novorizontino brigam pela classificação direta como primeiro da chave. E a disputa passa por juiz-foranos e fluminenses.
Uma vitória em Santa Catarina, por 2 a 1, no último domingo, dia 2, deixou os paulistas à frente dos catarinenses na classificação. Por conta da disputa, tanto o time do interior do Rio de Janeiro, que goleou os carijós no último sábado, dia 1º de junho, como os juiz-foranos terão papel importante na última rodada.
O Itaboraí vai até Novo Horizonte, enquanto o Tupi recebe o Hercílio Luz. Todos os jogos de todos os grupos serão no próximo domingo, dia 9, às 18h.
Matemática

Para garantir a primeira colocação sem depender de outro placar, o Novorizontino só precisa vencer o Itaboraí. Caso empate, torce para o Hercílio Luz não bater o Tupi. Já os catarinenses precisam passar pelo Carijó e torcer para os fluminenses segurarem pelo menos o empate com os paulistas.
A luta pela primeira colocação promete ser intensa, já que somente ela garante o time diretamente na segunda fase da Série D do Brasileiro. Avançam para a nova etapa da competição nacional os líderes dos 17 grupos da Quarta Divisão e os 15 melhores segundos colocados. Ou seja, dois vice-líderes, que tenham menor pontuação em relação a outras chaves, ficarão de fora.
Quem briga

Na luta pelas 15 vagas de segundos colocados, atualmente Real Desportivo-RO, São Raimundo-PA, América-PE, Asa-AL e Cianorte-PR têm dez pontos. Na turma dos nove pontos, junto com o Hercílio Luz, estão Boavista-RJ, Brasiliense-DF, Itabaiana-SE, Salgueiro-PE e Fast-AM.
O Vitória-ES e o Maringá-PR têm oito pontos. União Rondonópolis–MT e Corumbaense-MS têm sete pontos cada um. Com seis pontos estão Floresta-CE e Central-PE, que ainda está empatado em sua chave com o Altos-PI (clique aqui para ver a classificação completa da Série D 2019 antes da última rodada da primeira fase).
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Artes: Toque de Bola com informações da CBF
Foto: Facebook Novorizontino