Com o Brasiliense mais perto da temível zona do rebaixamento (um ponto acima) do que do G4 (seis pontos abaixo) a três rodadas do fim da primeira fase da Série C, o técnico Márcio Fernandes procura ser realista, sem deixar de manter as remotas esperanças de classificação para o mata-mata. Na sétima posição do Grupo B, com 17 pontos, o Jacaré precisa ganhar os três jogos e ainda ser beneficiado por tropeços de pelo menos metade dos seis times mais bem colocados na tabela.
Depois de tirar o time amarelo da zona do rebaixamento para as proximidades do G4, com seis pontos nas três primeiras partidas no cargo, Márcio Fernandes viu o Brasiliense estacionar na sétima posição com duas derrotas seguidas (1 x 3 Macaé-RJ, em casa; e 0 x 3 Chapecoense-SC, fora). “A gente procurou tirar um pouquinho dessa pressão pela classificação, o que não fez muito bem para eles (jogadores). O que pensamos agora é que temos de fazer a nossa parte, mas não depende mais só da gente”, aposta o treinador.
O Brasiliense precisa ganhar do Tupi-MG neste sábado, às 16h, na Boca do Jacaré, pela 16ª e antepenúltima rodada da primeira fase da Série C, para se manter longe da temível zona do rebaixamento. Na sétima posição do Grupo B, com 17 pontos, o time amarelo tem apenas um ponto de vantagem sobre o Madureira-RJ, o nono colocado, o primeiro da degola para a quarta divisão do ano que vem.
Qualquer tropeço pode deixar o Jacaré entre os dois piores a apenas dois jogos do fim. Correria o risco de ser ultrapassado tanto pelo Santo André-SP, oitavo lugar, com os mesmos 17 pontos, mas desvantagem no número de vitórias (3 x 5), quando pelo Madureira-RJ, vice-lanterna, com 16 pontos e quatro vitórias.
Se não derrotar o Tupi, o Brasiliense passa a ser ameaçado por uma vitória do Madureira, neste sábado, às 15h, em Conselheiro Galvão, diante do Vila Nova-GO. O Santo André visita, no domingo, o Caxias-RS, no Centenário, e precisa fazer mais pontos que o Jacaré para subir uma posição.
Vantagem
Por outro lado, a vitória mantém as remotas chances amarelas de classificação para o mata-mata. E ainda garante o Jacaré na frente do Tupi ao fim da primeira fase, pois abre seis pontos e três vitórias de folga a duas partidas do encerramento. Com 14 pontos e apenas três vitórias, o adversário já não pode ultrapassar o Brasilense nesta rodada.
Texto, informações e foto: site do Brasiliense