Botafogo vira, é vice e está a 10 pontos do Cruzeiro

O Botafogo derrotou o Flamengo de virada por 2 a 1, no Maracanã, e assumiu, neste domingo, 13, ao final da 28ª rodada, a vice-liderança da Série A do Campeonato Brasileiro, a dez pontos do Cruzeiro, que perdeu, no Estádio Independência, para o Atlético Mineiro, golaço marcado por Fernandinho, aos 40 minutos do segundo tempo, em chute da entrada da área que venceu, enfim, o goleiro Fábio, até então grande destaque da partida.

O Cruzeiro permanece com 59 pontos. O Botafogo, com 49, assumiu a vice-liderança, que estava com o Grêmio. O tricolor gaúcho empatara com o Fluminense em 1 a 1 sábado, na abertura da rodada, também no Maracanã. Rafael Sóbis empatou o jogo aos 45 minutos do segundo tempo.

Na virada alvinegra sobre os rubro-negros, Seedorf, Rafael Marques e o jovem Gegê se destacaram. Depois de Hernane abrir o placar para o Fla, Gegê empatou ainda na etapa inicial, em passe de Seedorf após jogada iniciada pelo próprio estrangeiro. Na etapa final, Gegê lançou na área e Rafael Marques se antecipou à zaga no primeiro pau para desviar a bola do goleiro Felipe. Apesar da pressão, o Flamengo não conseguiu igualar o marcador. O Flamengo está em 10º lugar, com 37.

Nas entrevistas coletivas após a partida, os dois treinadores mostraram satisfação. Oswaldo de Oliveira ficou emocionado com as mensagens recebidas desde o mal estar sofrido sábado, 5, após a derrota para o Grêmio por 1 a 0. “Coração de fogão”, brincou, no encerramento da coletiva. Já o comandante rubro-negro Jayme de Almeida destacou o apoio dos torcedores ao time depois da partida, mesmo com o empate não tendo sido alcançado. Para o técnico, o gesto foi a demonstração que a torcida reconheceu o empenho dos atletas em campo.

No Morumbi, empate em 0 a 0 entre São Paulo e Corinthians. Com o empate, o São Paulo chegou aos 34 pontos, em 15º lugar. O Corinthians está em 11º, com 37 pontos. Aos 44 minutos do segundo tempo, Rogério Ceni desperdiçou um pênalti. O goleiro Cássio desviou de leve e a bola tocou a trave antes de ir a escanteio.

Em Caxias do Sul, vitória do Internacional por 4 a 1 contra o Náutico. D’Alessandro, Otávio, Willians e Kléber marcaram os gols do time gaúcho, em sétimo lugar, com 40 pontos. Tiago Real fez para o Náutico, lanterna da Série A, com 17.  O gol de Tiago Real era, na oportunidade, o tento de empate do Timbu, que depois não resistiu aos donos da casa. Clemer foi “promovido” de treinador interino a efetivo do Colorado após a goleada.

No Heriberto Hulse, o Criciúma fez 3 a 2 no Vasco. Wellington Paulista (duas vezes) e Lins marcaram os gols da equipe catarinense, em 17º lugar, com 32 pontos. O Vasco está em 18º, também com 32 pontos. Marlone e André balançaram a rede para a equipe carioca. O primeiro tempo terminou 2 a 1  para os donos da casa. No início do segundo tempo, o time carioca empatou, mas após o terceiro gol do Criciúma, o atacante Wilie foi expulso e comprometeu as possibilidades de nova reação cruz-maltina.

No Serra Dourada, o Goiás venceu o Bahia por 3 a 1. Hugo, Walter e Eduardo Sasha fizeram, já na etapa inicial os três gols do Goiás, que chegou aos 40 pontos, em oitavo lugar. Willian Barbio, na segunda etapa, descontou para o Bahia, em 12º, com 36 pontos.

No Durival de Britto, vitória do Atlético Paranaense por 1 a 0 sobre a Portuguesa, com gol de Marcelo, logo aos 2 minutos de partida. A Lusa, desfalcada do atacante Gilberto, contundido, pressionou muito e chegou perto do gol de empate. O Atlético é o quarto colocado na Série A, com 48 pontos. A Portuguesa está em 14º, com 34.

Problemas extra-campo

O complemento da 28ª rodada da Série A registrou problemas envolvendo torcedores.

O clássico entre Atlético-MG e Cruzeiro teve momentos lamentáveis, apesar do bom futebol na vitória do time alvinegro por 1 a 0, no Independência. Uma suposta bomba teria sido arremessada pela torcida da equipe celeste em uma das arquibancadas onde estavam os torcedores dos donos da casa.

Corinthians ironiza STJD

Um dos problemas que mais atingiram o Corinthians na atual temporada ocorreu fora das quatro linhas. Por conta de confusões provocadas por torcedores do seu time, o clube alvinegro perdeu mandos de campo no Campeonato Brasileiro e na Copa Libertadores. Neste domingo, dia no qual são-paulinos protagonizaram cenas lamentáveis nas arquibancadas do Morumbi, o punido deve ser outro: o São Paulo. Pelo menos é o que espera Mário Gobbi.

Em entrevista exclusiva à Rádio Capital/ESPN, o presidente do Corinthians cobrou uma atitude do Superior Tribunal de Justiça Desportiva contra o São Paulo. Visivelmente incomodado com as seguidas punições ao clube alvinegro, Gobbi ironizou o procurador Paulo Schmitt e o acusou de perseguir o time alvinegro nas procurações direcionadas ao STJD.

“Só o Corinthians é punido por briga de torcidas, a história mostra isso: só voltar em Brasília, na Libertadores eu nem vou citar. Em Brasília, uma semana antes da tal briga com o Vasco, teve outro clássico entre um time paulista e outro carioca…e tem gente na UTI até hoje, e o Paulo Schmitt não abriu nenhum processo; ele que é tão rigoroso”, ironizou Gobbi, antes de cobrar uma atitude contra o São Paulo

“O Brasil precisa de muitos Paulo Schmitt. Quero ver se hoje ele abre processo para tirar mando de jogos do Morumbi. O ‘Schmittizinho’ precisa trabalhar, não só contra o Corinthians. Ele não tem que fazer o nome em cima do Corinthians. Vamos ver se ele é homem com o que aconteceu hoje nas arquibancadas do Morumbi”, disse Gobbi, descrente em uma punição ao rival por conta da confusão deste domingo.

Texto final: Toque de Bola, com informações e textos dos sites da CBF, da ESPN, das agências e do SporTV

[wpfootball id_league=9 id_template=2]

Este post tem 2 comentários

Deixe seu comentário