Zurique, Suíça, 20 de outubro de 2011
A Fifa anunciou nesta quinta-feira o calendário oficial da Copa do Mundo de 2014 e ratificou o peso que dá à política em suas decisões. Desta forma, agraciou a agora queridinha São Paulo para além do esperado ao lhe dar a abertura, o que já era esperado, e também uma das semifinais, deixando Brasília até sem o que seria um ‘prêmio de consolação’.
A capital paulista já tinha como certa sua escolha para receber o jogo inicial do Mundial, e, por isso, esperava-se que a entidade desse à capital federal uma das duas partidas que definirão os finalistas da Copa. Não aconteceu.
Mas o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), presente à cerimônia em Zurique, na Suíça, não saiu sem ter o que comemorar, já que a cidade receberá uma partida da seleção brasileira na primeira fase e também a disputa do terceiro lugar. Ao todo, serão sete partidas na cidade.
Brasília e Belo Horizonte eram as principais rivais de São Paulo no desejo de abrigar o jogo que dará o pontapé inicial ao Mundial, com direito à seleção brasileira em campo. A capital mineira ficou com uma das semifinais.
“São 12 cidades-sede, três a mais que na África do Sul. E cada cidade vai ter um jogo de cabeça-de-chave, garantindo que todas as sedes receberão um jogo importante durante a competição”, explicou o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local da Copa (COL), Ricardo Teixeira.
No meio desta disputa, a capital paulista passou a jogar o jogo da Fifa, a agradou dando-lhe garantias financeiras sobre a construção do Itaquerão, na zona leste, e, depois de ter sido até ameaçada de ficar fora do evento, terá seis partidas no geral.
O Rio de Janeiro será o lugar com a maior quantidade de confrontos ao lado de Brasília, sete, incluindo a decisão. No entanto, com a confirmação das partidas da seleção na primeira fase em São Paulo, Fortaleza e Brasília, há o risco de o time verde-amarelo não atuar no Maracanã, o que acontecerá apenas se conseguir chegar à decisão.
Veja, por fase, quantos jogos cada cidade-sede receberá na Copa do Mundo de 2014:
Primeira fase
Belo Horizonte – 4 jogos
Brasília – 4 jogos
Cuiabá – 4 jogos
Curitiba – 4 jogos
Fortaleza – 4 jogos
Manaus – 4 jogos
Natal – 4 jogos
Porto Alegre – 4 jogos
Recife – 4 jogos
Rio de Janeiro – 4 jogos
Salvador – 4 jogos
São Paulo – 4 jogos
Oitavas de final
Belo Horizonte – 1 jogo
Brasília – 1 jogo
Fortaleza – 1 jogo
Porto Alegre – 1 jogo
Recife – 1 jogo
Rio de Janeiro – 1 jogo
Salvador – 1 jogo
São paulo- 1 jogo
Quartas de final
Brasília – 1 jogo
Fortaleza – 1 jogo
Rio de Janeiro – 1 jogo
Salvador – 1 jogo
Semifinais
Belo Horizonte – 1 jogo
São Paulo – 1 jogo
Disputa do terceiro lugar
Brasília – 1 jogo
Final
Rio de Janeiro – 1 jogo
Brasileiro: golaços em Santos
Apesar da enorme expectativa da torcida, o Botafogo deixou escapar a chance de assumir a liderança isolada do Campeonato Brasileiro. Em jogo transferido da 21ª rodada, a equipe carioca foi derrotada pelo Santos por 2 a 0, na Vila Belmiro. Neymar, em bela jogada individual, e Borges, em chute de fora da área, marcaram ainda no primeiro tempo.
Na etapa inicial, houve duas substituições. Borges, contundido, deu lugar a Renteria. E um cartão amarelo recebido aos 2 minutos fez com que o técnico Caio Júnior sacasse Bruno Tiago na metade do primeiro tempo.
Sul-Americana: vexame em vermelho e preto
O Flamengo levou um “baile” do Universidad do Chile e sofreu uma goleada de 4 a 0 em pleno Engenhão, pela Copa Sul-Americana. Os chilenos dominaram inteiramente a partida, colocaram o time brasileiro na roda e ainda desperdiçaram um pênalti. O primeiro tempo já terminou 3 a 0.
No Morumbi, também pela Sul-Americana, o São Paulo derrotou o Libertad, do Paraguai, por 1 a 0, gol marcado no segundo tempo pelo atacante Luis Fabiano, o primeiro em sua volta ao time paulista.
[wpfootball id_league=3 id_template=2]