Botafogo e Vasco classificados na Copa do Brasil. Atlético Mineiro fora

Juiz de Fora (MG), 7 de abril de 2011

 Em mais uma super quarta-feira de futebol pela Copa do Brasil e pela Taça Libertadores da América, Botafogo, com tranquilidade, São Paulo (foto), sem sofrer gols, e Vasco, de virada, garantiram classificação na competição brasileira e o Atlético Mineiro foi eliminado em casa. Pela Taça Libertadores, o Santos venceu em casa, mas Internacional e Fluminense foram derrotados fora. 

Copa do Brasil

Botafogo 3×0 Paraná

No Engenhão, podendo até perder por 1 a 0, o Botafogo preferiu a vaga “sem emoção”. Loco Abreu marcou duas vezes, em dois passes de Herrera, e Caio completou o placar, convertendo pênalti cometido sobre ele. Detalhe: com o placar já em 2 a 0, Éverton perdeu um gol “imperdível”, acertando o travessão sem goleiro, quase debaixo do gol.

Vasco 2 x 1 ABC

Em São Januário, o Vasco escreveu mais um capítulo em sua reaproximação com a torcida. Mas foi dramático. Precisando vencer depois de empate sem gols contra o ABC, sofreu o primeiro, quando Cascata arrancou pela esquerda, na intermediária, e só parou dentro do gol.  A virada veio no segundo tempo, gols de Alecsandro, cobrando pênalti, e Bernardo, em jogada de linha de fundo de Éder Luís pela direita. Detalhe: o ABC reclama a marcação de um pênalti, que teria sido cometido a seu favor.

São Paulo 2×0 Santa Cruz

Em Barueri, o São Paulo marcou logo aos 9, com o zagueiro Rodolfo, de cabeça, após cobrança de falta. No final do primeiro tempo, Rogério Ceni desperdiçou um pênalti, defendido por Tiago Cardoso, com muito reflexo. Na etapa final, Ilsinho tabelou e entrou sozinho na cara do goleiro para marcar 2 a 0, evitando a decisão nos pênaltis. Detalhe: Lucas, a revelação do clube e da seleção brasileira, foi expulso após provocações de adversários.

Atlético Mineiro 0x0 Grêmio Prudente

Em Sete Lagoas, o Atlético levou seu torcedor ao desespero. Precisando de uma vitória de 1 a 0 sobre o Grêmio Prudente, não achou o caminho do gol. Até achou, aos 43 do segundo tempo, mas aí foi a vez de o auxiliar também “achar” um impedimento inexistente e anular o gol da classificação. A partida foi ainda mais dramática porque o Atlético terminou com nove jogadores – na etapa final, Leonardo Silva foi expulso aos 29 e Serginho, aos 33.

Próximos confrontos da Copa do Brasil (mando de campo será definido em sorteio nesta quinta, 7, na CBF)

Horizonte-CE x Flamengo

Grêmio Prudente x Ceará

Caxias x Coritiba

Palmeiras x Santo André

Vasco x Náutico

Atlético-PR x Bahia

Botafogo x Avaí

São Paulo x Goiás

Taça Libertadores

Nacional 2×0 Fluminense

Depois de um primeiro tempo em que teve posse de bola mas criou apenas duas chances de marcar, com Souza e Emerson, o Fluminense foi derrotado por 2 a 0 pelo Nacional, em Montevidéu, Uruguai, pelo Grupo 3 da Libertadores. Os dois gols foram marcados por Garcia, sendo o primeiro em impedimento não assinalado. No outro jogo da chave, o América do México, diante da torcida, bateu, de virada, o Argentinos Juniors por 2 a 1 e assumiu a liderança da chave. O América tem 9 pontos, contra 7 de Argentinos e Nacional. O Fluminense, com 5 pontos, ainda tem chances remotas de classificação. Precisa vencer a equipe argentina, fora de casa, e torcer para que o América do México vença o Nacional, no Uruguai, na última rodada.

Santos 3×2 Colo-Colo

Com o treinador Muricy assistindo ao jogo de camarote, ao lado do presidente do clube, Luiz Álvaro, o Santos bateu o Colo-Colo por 3 a 2, na Vila Belmiro, pelo Grupo da Taça Libertadores. Elano, cobrando falta, e Danilo marcaram 2 a 0 no primeiro tempo, e Neymar, em jogada individual, fez o terceiro, já na etapa final. A equipe chilena reagiu com dois gols no final. Detalhe: após o seu gol, Neymar foi expulso, ao receber o segundo cartão amarelo e o vermelho na comemoração, ao colocar uma “máscara”. Houve mais duas expulsões santistas: Elano, que já estava no banco de reservas, jogou uma toalha em direção ao treinador adversário. E Zé Love foi expulso, junto com um adversário, após trocarem “gentilezas”. Os expulsos entre os chilenos foram Scotti e Jorquera

Classificação do Grupo 5, após 4 rodadas: Cerro Porteño, 8 pontos, Colo-Colo, 6, Santos, 5, e Deportivo Táchira, 2.

Jaguares 1×0 Internacional

O Internacional perdeu a invencibilidade no torneio ao ser derrotado por 1 a 0 para o Jaguares, no México, gol marcado aos 9 minutos do segundo tempo, por Salazar. Classificação do Grupo : Internacional, 10 pontos; Jaguares, 9, Emelec, 7, e Jorge Wilsterman, zero ponto.

RESULTADOS

Taça Libertadores da América: (Fase de grupos – 4ª e 5ª rodadas)

Jaguares-MEX 1 x 0 Internacional – rodada 5

Unión Española-CHL 1 x 2 Caracas-VEN – rodada 5

Deportivo Táchira-VEN 0 x 2 Cerro Porteño-PAR – rodada 4

Nacional-URU 2 x 0 Fluminense – rodada 5

América-MEX 2 x 1 Argentinos Juniors – ARG

Santos 3 x 2 Colo Colo-CHL – rodada 4

Copa do Brasil: (Segunda fase – jogos de volta)

Botafogo 3 x 0 Paraná (O Botafogo avançou para a próxima fase)

Caxias 3 x 1 Botafogo-PB (O Caxias avançou para a próxima fase)

São Paulo 2 x 0 Santa Cruz (O São Paulo avançou para a próxima fase)

Vasco 2 x 1 ABC (O Vasco avançou para a próxima fase)

Atlético-MG 0 x 0 Prudente (O Prudente avançou para a próxima fase)

Bahia 2 x 1 Paysandu (O Bahia avançou para a próxuma fase)

Santo André 1 x 0 Sampaio Corrêa (O Santo André avançou para a próxima fase)

Estaduais

Campeonato Baiano: (Torneio da Morte – 5ª rodada)

Ipitanga 2 x 0 Flu de Feira

Juazeiro 2 x 1 Colo Colo (O Colo Colo foi rebaixado para a segunda divisão)

Campeonato Cearense: (Segundo turno – 7ª rodada)

Fortaleza 0 x 3 Horizonte

Tiradentes 0 x 1 Itapipoca

Quixadá 3 x 3 Guarani de Juazeiro

Crato 4 x 2 Limoeiro

Ceará 4 x 2 Icasa

Campeonato Alagoano: (Semifinais (segunda fase) – jogos de ida)

Corinthians-AL 2 x 5 ASA

Murici 4 x 2 Coruripe

Campeonato Sergipano: (Taça Estado de Sergipe – 1ª rodada)

Itabaiana 1 x 1 Guarany-SE

Campeonato Amazonense: (Taça Cidade de Manaus – 1ª e 2ª rodadas)

Fast 0 x 2 Penarol – rodada 1

Operário-AM 1 x 1 Nacional-AM- rodada 1

Rio Negro 0 x 1 São Raimundo-AM – rodada 2

Campeonato Mato-Grossense: (Quartas de final – jogos de volta)

Barra do Garças 1 (3) x (2) 0 Mixto (O Barra do Garças avançou para a seminifinal)

Cuiabá 2 x 1 Rondonópolis (O Cuiabá avançou para a seminifinal)

Luverdense 1 x 2 Vila Aurora (O Vila Aurora avançou para a seminifinal)

União Rondonópolis 3 x 1 Sorriso (União avançou para a seminifinal)

Campeonato Sul-Mato-Grossense: (1ª rodada – jogo adiado)

Aquidauanense 3 x 0 Rio Verde

Texto: Ivan Elias, com informações das agências e SporTV News

Foto: Wander Roberto/ VIPCOMM

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Participou de centenas de transmissões esportivas ao vivo (futebol, vôlei, etc). Apresentou diversos programas de esporte e de humor, incluindo a criação de personagens. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). Criou, em 2010, ao lado de Mônica Valentim, o então blog Toque de Bola que hoje é Portal, aplicativo, Spotify, Canal no Youtube e está no Twitter, Instagram e Facebook, formando a maior vitrine de exposição do esporte local É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).