O fim de 2020 trouxe boas notícias para a equipe de natação do Clube Bom Pastor. A primeira foi ser a melhor equipe, alcançando mais de 10 mil pontos, na Copa União de Natação.
A segunda veio em forma de medalhas, 67 para maior exatidão, no Ranking Mineiro. E oito nadadores conseguiram 24 classificações no top 10 do Ranking Brasileiro, promovido pela Confederação Brasileira de Dsportos Aquáticos (CBDA).
Destaque
O destaque foi para Paula Ferrari, que conseguiu o melhor tempo nos 100m peito em piscina de 25m.
A reportagem do Toque conversou com o técnico do Bom Pastor, Fábio Antunes, sobre as particularidades das duas competições e o que representa para o trabalho realizado com a equipe.
Copa União
A competição reúne atletas não federados, ou seja, vinculados à Federação Mineira de Natação. Os 52 nadadores entre pré-mirim e master somaram 10.082 pontos. Nas tomadas de tempo da fase I, em 13 de novembro, obtiveram 5.276 e depois somaram 4.806 na fase II, em 8 de dezembro.
Antunes considerou a participação um sucesso. “Os resultados foram muito satisfatórios ainda mais diante de um ano confuso como esse. A nossa meta era voltar, manter o corpo ativo na medida do possível e ir evoluindo dentro das marcas pessoais. Na grande maioria, os atletas conseguiram conquistar as melhores marcas. Mostrou que nosso planejamento de manter os treinamentos físicos e o retorno depois com as atividades na piscina foram bem estruturados”, avalia.
Pódio
De acordo com o resultado divulgado no dia 21 de dezembro pela organizadora, a MG Esportes, após a reunião das tomadas de tempo enviadas pelos clubes das regionais no estado, em segundo, ficou a Albatroz Sander Centro Esportivo, de Belo Horizonte, com 9.143 pontos nas duas fases, seguida pelo Caiçaras Country Club, de Patos de Minas, com 8.398 pontos.
No total 17 equipes participaram de, pelo menos, uma das fases. Doze competiram nas duas. O objetivo do evento é incentivar a prática da natação, revelar novos talentos e divulgar o esporte.
Ranking Mineiro
Esta competição é para nadadores vinculados à Federação Aquática Mineira. A única exceção foi a categoria petiz. E foi realizada pela primeira vez em 2020.
“Como não teve o Campeonato Mineiro presencial, foi criado uma versão on-line, que a Federação chamou de Ranking. Foram realizadas várias tomadas de tempo, nas piscinas de cada clube, mas com a obrigação de ter um árbitro e um cronometrista da Federação. Os tempos foram copilados e formaram esta classificação dos atletas. Não houve ranking por equipe neste caso”, explica Fábio.
De 20 pra mais
E as nadadoras e os nadadores do Bom Pastor conquistaram 24 ouros, 20 pratas e 23 bronzes. “Os resultados foram acima da expectativa. Aqui também vários atletas tiveram as melhores marcas pessoais e com melhoras expressivas. O trabalho coletivo, incluindo a equipe multidisciplinar, contribuiu para o sucesso do time”, considera Antunes.
Confira os resultados dos integrantes da equipe do Clube Bom Pastor:
Ranking Brasileiro
De acordo com o técnico Fábio Antunes, a CBDA entrou de recesso e não disponibilizou o resultado completo. Os clubes tiveram acesso ao Top 10 por categoria em piscinas de 25m.
Paula Ferrari, Cláudio Lima, Raphaela Rocha Saccheto, Mateus Medeiros, Heitor Loureiro Paula, Felipe Bara, Laura Conde e Amanda Campissi conquistaram, somados, 24 classificações entre os dez melhores conforme as tomadas de tempo realizadas nos clubes pelos fiscais e técnicos da Confederação.
Os resultados do Ranking Brasileiro 2020 em piscina de 25m:
- 1º Lugar Ranking Brasileiro 100m peito: Paula Ferrari;
- 2º Lugar Ranking Brasileiro 200m peito: Paula Ferrari;
- 2º Lugar Ranking Brasileiro 200m borboleta: Claudio Lima;
- 2º Lugar Ranking Brasileiro 1500m livre: Raphaela Rocha Saccheto;
- 3º Lugar Ranking Brasileiro 100m borboleta: Claudio Lima;
- 4º Lugar Ranking Brasileiro 200m medley: Paula Ferrari;
- 4º Lugar Ranking Brasileiro 100m borboleta: Mateus Medeiros;
- 5º Lugar Ranking Brasileiro 400m medley: Heitor Loureiro Paula;
- 5º Lugar Ranking Brasileiro 400m medley: Claudio Lima;
- 5º Lugar Ranking Brasileiro 100m costas: Claudio Lima;
- 5º Lugar Ranking Brasileiro 100m peito: Felipe Bara;
- 5º Lugar Ranking Brasileiro 100m borboleta: Laura Conde;
- 6º Lugar Ranking Brasileiro 50m livre: Felipe Bara;
- 6º Lugar Ranking Brasileiro 200m peito: Heitor Loureiro Paula;
- 6º Lugar Ranking Brasileiro 200m costas: Claudio Lima;
- 7º Lugar Ranking Brasileiro 200m peito: Heitor Loureiro Paula;
- 7º Lugar Ranking Brasileiro 200m livre: Amanda Campissi;
- 7º Lugar Ranking Brasileiro 100m peito: Amanda Campissi;
- 8º Lugar Ranking Brasileiro 100m borboleta: Felipe Bara;
- 8º Lugar Ranking Brasileiro 100m livre: Laura Conde;
- 8º Lugar Ranking Brasileiro 800m livre: Raphaela Rocha Sacchetto;
- 9º Lugar Ranking Brasileiro 100m livre: Paula Ferrari;
- 9º Lugar Ranking Brasileiro 200m livre: Mateus Medeiros;
- 10º Lugar Ranking Brasileiro 100m livre: Felipe Bara.
Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira.
Fotos: divulgação/Clube Bom Pastor; reprodução/MG Esportes;
Fonte: reprodução/Clube Bom Pastor
Arte: Toque de Bola