Bolsa Atleta de Juiz de Fora tem 4 categorias. Veja prazos e condições

Arquibancada do Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos em partida da Superliga B de vôlei masculino. Foto: Arquivo Toque de Bola

Terminam no próximo dia 24 de fevereiro, segunda-feira, as inscrições para o edital do Programa Bolsa Atleta de Juiz de Fora, divulgadas no último dia 13 de fevereiro pela Prefeitura de Juiz de Fora, em conjunto ao Conselho Municipal de Desportos (CMD).

“O programa tem como objetivo selecionar bolsas para atletas e paratletas, envolvidos nas práticas de esportes de rendimento, em modalidades olímpicas, paralímpicas, ou reconhecidas em nível regional, nacional e/ou internacional”, informam os responsáveis pelo edital.

“O Programa permite que os atletas tenham uma preparação mais tranquila, pois poderão subsidiar com material de treino, viagens e alimentação, por exemplo”, destaca o secretário de Esporte e Lazer, Marcelo Matta.

   62 bolsas em 4 categorias

Ao Portal Toque de Bola, Matta acrescentou: “A prefeitura, através da Secretaria de Esporte e do Conselho Municipal de Desporto, publicou no Ato do Governo, do dia 13 de fevereiro, o edital do programa Bolsa Atleta. Nesse edital consta que vão ser oferecidas 62 bolsas nas quatro categorias conforme a lei, a categoria individual, a categoria coletiva, estudantil e treinadores. Em relação ao ano anterior não houve mudança, porque é uma lei instituída em 2023, foi promulgada pela Prefeita, então não houve alteração alguma conforme os anos anteriores”.

   Como funciona

O Secretário de Esporte acrescentou: “O programa tem o período de inscrição, depois a análise através de uma comissão instaurada pelo conselho, com participação de servidores da Secretaria de Esporte e Lazer e membros do Conselho Municipal de Desporto. A comissão faz uma avaliação, respeitando os critérios já também contidos no edital, e ali você cria uma classificação para aqueles que serão contemplados com a bolsa. Posteriormente, nessa divulgação parcial dos resultados, caso algum proponente tem interesse em entrar com recurso, existe uma outra comissão também destacada pelo Conselho Municipal de Desporto, que vai avaliar os recursos e no final a divulgação. Resultado dos contemplados da bolsa atleta”.

     Inscrições abertas

As inscrições já estão abertas e vão até o próximo dia 24. Após o preenchimento, as inscrições deverão ser entregues na Secretaria de Esporte e Lazer no horário de 08h30 às 11h30 e de 14h30 às 17h30. Ao todo serão oferecidas  62 bolsas, divididas em desporto e paradesporto, nas categorias individual, coletiva, técnica e estudantil.

   Condições

O atleta interessado no financiamento esportivo deve residir em Juiz de Fora, não receber salário de entidade de prática desportiva, comprovar resultados obtidos em atividades esportivas nos últimos três anos e apresentar um projeto esportivo na modalidade em que atua, entre outras exigências. Para atletas a nível estudantil, ainda é necessário comprovar matrícula em instituição de ensino pública ou privada. Além disso, na bolsa estudantil, deve ser apresentado um projeto envolvendo eventos esportivos escolares.

 Lei Municipal

O Programa Bolsa Atleta de Juiz de Fora é um cumprimento à Lei Municipal n° 14.553, de 06 de janeiro de 2023, regulamentada pelo Decreto nº 15.802, de 16 de março de 2023.

 

Texto: Toque de Bola, a partir de informações divulgadas pela Prefeitura e Conselho Municipal de Desporto

Foto: Arquivo Toque de Bola

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Participou de centenas de transmissões esportivas ao vivo (futebol, vôlei, etc). Apresentou diversos programas de esporte e de humor, incluindo a criação de personagens. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). Criou, em 2010, ao lado de Mônica Valentim, o então blog Toque de Bola que hoje é Portal, aplicativo, Spotify, Canal no Youtube e está no Twitter, Instagram e Facebook, formando a maior vitrine de exposição do esporte local É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe seu comentário