
Quando o evento é importante, por que não caprichar na vestimenta? A Bocha Casa D’Italia Juiz de Fora vai estrear o novo uniforme no retorno à principal disputa de clubes do país: a Taça Brasil
A Campeã Mineira de Equipes vai representar o estado na disputa que será em São Bernardo do Campo, entre os dias 18 e 20 de março.
Será a segunda vez da equipe no torneio. A primeira foi por convite da organização, em 2017. Na sequência da temporada 2022, os atletas vão participar das competições em Minas Gerais.
O Toque de Bola conversou com o vice-presidente e integrante da equipe, Leandro Dias sobre os início dos compromissos da Bocha Casa D’Italia em 2022. Ele também falou sobre a nova camisa, verde em homenagem à Azzurra campeã da Euro de Futebol e também ao Renascimento Italiano.
Bocha Casa D’Italia no principal torneio de clubes do Brasil
Lançada em 2018, a camisa azul foi a vestimenta nos últimos três anos, por conta da pandemia e da suspensão das competições. Na retomada, foi usada nas conquistas da temporada de 2021.
O novo uniforme será usado pela primeira vez em um palco nacional, na mais importante competição de clubes do país. “A estreia vai ser na Taça Brasil de Clubes, em São Bernardo do Campo, que terá o Clube Meninos como sede principal e o Clube Mesc como a subsede dos jogos na primeira fase. A gente conseguiu a classificação depois do título mineiro das equipes no ano passado”, disse Leandro Dias.

O time da Casa D’Italia é formado por 12 atletas, são eles: Adilson Júnior (Juninho), Christian Cipriani, Edimar Vaccarini, Eduardo Vaccarini, Everaldo Medeiros, Francis Cipriani, Francisco Farinelli (Chico), José Eugênio, Leandro Dias, Marcelo Corrêa, Marcelo Faria e Wellington Souza (Letinho).
A equipe treina no Bola Show, no bairro Santa Luzia. Por conta de compromissos profissionais, nem todos participarão da competição. Até o dia 11 de março, a delegação para a Taça Brasil será definida e inscrita.
Sobre a Taça Brasil de Clubes
A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Bocha e Bolão e terá o apoio da Federação Paulista de Bocha e Bolão. A equipe da Bocha Casa D’Italia viaja para São Paulo no dia 17 de março.
O congresso técnico e o sorteio do chaveamento da primeira fase será na manhã de 18 de março. À tarde, começam os jogos até às 22h. No dia 19, as partidas serão disputadas entre 8h30 e 22h. No dia 20, a programação será entre 8h e 14h. Os semifinalistas garantem vaga para a Taça Brasil de 2023.
Ao todo, a Taça Brasil reúne 20 equipes de diversos estados, que se classificaram nas disputas estaduais. Além da Casa D’Italia JF, o vice-campeão mineiro, o Palmeiras de Belo Horizonte será o outro representante mineiro na competição.
Se houver alguma competição internacional de clubes, a equipe campeã da Taça Brasil deste ano terá a preferência para representar o país.
Camisa nova tem agenda cheia
Por conta da participação de equipes e atletas de Minas Gerais nas competições nacionais, até o momento, não está prevista a realização do Campeonato Mineiro de Duplas Mistas. Após a Taça Brasil, Leandro Dias contou que a Bocha Casa D’Italia terá vários compromissos na temporada deste ano.
“Depois vamos jogar com ela nas competições aqui da Liga Mineira de Bocha, Campeonato Mineiro de Equipes, o Campeonato Mineiro de Trios, de Duplas, o Campeonato Mineiro Individual, a Taça Inconfidência em São João del-Rei. E também podemos participar de outras competições no nosso estado e nível nacional através de convites dos organizadores”.

Além da Taça Inconfidência de Trios, em abril, São João del-Rei vai receber o Campeonato Mineiro Individual em maio. Os Campeonatos Mineiros de Duplas e de Equipes serão em Belo Horizonte, que também vai sediar o Brasileiro de Seleções Estaduais.
De acordo com a Casa D’Italia, Juiz de Fora não receberá nenhuma competição, por não ter uma sede em condições. O ginásio de bocha da Casa D’Italia está em reforma desde 2018 e a sede do J.F. Bola Show também está em obras, após ser atingida por uma queda de barranco no início de 2021.
Homenagens e símbolo do renascimento da equipe
A nova camisa da Casa D’Italia é inspirada no terceiro uniforme da Seleção Italiana de Futebol, lançada em 2019. E que estreou em um momento importante: quando a Azzurra venceu a Grécia por 2 x 0 no Olímpico em Roma e se classificou para a Euro 2020, disputada em 2021.
A camisa produzida pela Ypê Sports apresenta marcas d’água no elemento gráfico do tecido. A cor dourada foi usada nas laterais, nas mangas, na gola do novo uniforme do time e no símbolo e nas informações complementares.
“A gente estava jogando de azul, que é a cor da coroa da Itália, o mesmo tom que é utilizado nos principais uniformes das equipes esportivas da Itália. Agora a gente lança o uniforme verde, cor que também está na cor da bandeira da Itália. Inspiramos no terceiro uniforme, que faz referência ao movimento do Renascimento, nos séculos 14 a 16. E como a Itália conquistou a Euro em 2021, a gente achou por bem homenagear essa conquista”, disse Leandro Dias.

O dirigente explicou que a sugestão partiu de um dos atletas da Casa D’Italia. De certa forma, também está ligada ao renascimento esportivo do time juiz-forano, na Associação Esportiva Cultural Brasil-Itália.
“O Edimar Vaccarini é um dos atletas que atuou pelo Tupynambas no início dos anos 2000. Depois também parou de jogar e voltou com os demais integrantes nesse projeto na Casa D’Italia, em 2017. A ideia partiu dele e o pessoal todo aprovou e parabéns ao Edimar”.
Sinal Verde para o Empreendedorismo

Após a divulgação do novo uniforme, Leandro Dias disse que aceitação do público foi “muito positiva”. E como os anteriores, ele também pode ser comprado pelos admiradores do esporte.
“Disponibilizando essa camisa, a gente espera vender bastantes camisas não só aqui em Juiz de Fora como também para o nosso público, nossos amigos, os admiradores da nossa equipe dos outros estados. E a gente agradece pelo carinho, já recebemos várias mensagens, o pessoal parabenizando os modelos da nossa camisa”.
O novo modelo verde adulto nos tamanhos P, M, G e GG está disponível à venda em uma loja em Juiz de Fora ou pelo whatsapp da Bocha Casa D’Italia (32) 99113-4504. Podem ser encomendadas camisas manga longa, para crianças nos tamanhos de 2 a 12 anos e para adultos nos tamanhos GG1 a GG5.
Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira
Fotos: Bocha Casa D’Italia/Divulgação; Azzurri/Instagram