“Boa para todos”. JF Vôlei, Sada Cruzeiro e Federação expõem motivos para apostar no sucesso da parceria

Em função da grande repercussão que teve o anúncio da parceria entre o JF Vôlei e o Sada Cruzeiro para a disputa da Superliga, ocorrida na quarta-feira, 29, o Toque de Bola apresenta com detalhes o que foi dito na apresentação e assinatura do contrato. Além da cessão de um treinador e de dez atletas, com o Sada bancando os vencimentos em troca de estampar um anunciante na camisa, os dirigentes da Comissão Técnica das duas equipes, o presidente da Federação Mineira de Voleibol e representantes da Comissão Técnica do Cruzeiro mostraram entusiasmo com o formato do acordo firmado.

Flávio Pereira, diretor esportivo do Sada Cruzeiro
Flávio Pereira, diretor esportivo do Sada Cruzeiro

Veja, abaixo, com detalhes, o que foi dito na apresentação

Maurício Bara – Gestor do JF Vôlei: “Se ver apoiado pela maior equipe do mundo nos traz uma mensagem muito positiva”

Ano passado não foi questão de acordo, não chegamos a um modelo. Para nossa surpresa, algumas semanas atrás, aumentamos nosso grau de conversas e nos foi apresentado, talvez, o melhor modelo. Entendo que uma parceria tem que ser boa para todos os lados. Nas últimas semanas intensificamos as conversas. Alguns fatos não podemos omitir. Há menos de 30 dias, a gente considerava, muito firmemente, a hipótese de não participar da temporada 2016/2017 do voleibol brasileiro. Felizmente, a partir do dia primeiro as conversas  intensificaram e até que  em meados do mês a gente chegou ao acordo. Temos uma satisfação muito grande: primeiro pelo respeito em que estamos sendo tratados. Todo o nosso núcleo de manutenção será mantido. O núcleo de pesquisa, desenvolvimento do voleibol, que é nosso objetivo.

Não estamos buscando uma parceria para a temporada 2016/2017, mas procurando um desenvolvimento para o voleibol. Ter conosco, apesar das dificuldades locais, só temos  que agradecer todos os nossos parceiros atuais e futuros, fazem o máximo para que voleibol continue. Em um momento de dificuldade, você se ver apoiado, de maneira tão efetiva, pela maior equipe do mundo, nos traz uma mensagem muito positiva.

Essa parceria é o primeiro passo para a continuidade e perenidade do projeto. A nossa luta pela capitação de recursos continua incessantemente. Ganhamos uma força muito grande, então precisamos que a cidade responda, para que a gente possa compor esses quatro, cinco nomes para fortalecer a equipe. Temos uma base muito bem desenvolvida. Na última reunião da Federação (Mineira de Voleibol), alguém, maldosamente, perguntou quando nosso time começaria a treinar. Respondi que nosso time já está treinando desde janeiro.

Maurício apresenta Henrique Furtado como o novo treinador e conta um pouco de sua carreira
Maurício apresenta Henrique Furtado como o novo treinador e conta um pouco de sua carreira

Apresentação do novo técnico (por Maurício)

Tenho o prazer de apresentar nosso novo treinador. Está vindo juntamente com a parceria, mas, por coincidência, era nossa primeira opção. Claro que não iria assediar, ou tirar um profissional do Sada sem conversar com o clube antes. Era nossa primeira opção pelo perfil da equipe. É um treinador acostumado a trabalhar com jovens e traz todo o conhecimento e a escola Sada/Cruzeiro para dentro do JF Vôlei. O treinador Henrique Furtado é formado ela Universidade Federal de Viçosa. O conheço desde 2008/2009, quando ele ainda trabalhava como assistente técnico da equipe feminina do Mackenzie, que com pouco dinheiro chegou aos play-offs. A gente vem acompanhando o Henrique. É um profundo conhecer e estudioso do voleibol, que assumiu as funções dentro do Sada/Cruzeiro, nas categorias de base e como auxiliar direto do Marcelo. Temos muita confiança no trabalho do Henrique. Uma das coisas mais importantes é o respeito com o qual ele sempre nos tratou. Quando mal nos conhecíamos, ele sempre parava para conversar comigo e via o projeto aqui com muito carinho. Nem imaginávamos esse momento.

 

Primeiras palavras de Henrique Furtado, auxiliar técnico do time principal do Sada, após ser anunciado como técnico do JF Vôlei: “A resposta tem que ser dada dentro de quadra”

É um prazer muito grande para mim estar aqui em Juiz de Fora. Acredito que é um desafio muito grande na minha vida. Estar numa parceria entre apaixonados e entre grandes trabalhadores apaixonados por voleibol. Também me considero um apaixonado. Espero fazer um bom trabalho. Tenho a confiança de duas instituições muito sérias. Fico muito feliz e agradecido. A resposta tem que ser dada dentro de quadra. Espero montar uma equipe que jogue bem, pratique o voleibol e alegre a torcida e os apoiadores. Vamos caminhar dentro de quadra e caminhar bem.

Ao lado de Toninho Buda (presidente da Associação que comanda o JF Vôlei) e Flávio Pereira (Diretor do Sada), presidente da Federação Mineira, Tomás Mendes participa sorridente da assinatura do acordo e garante apoio da entidade à iniciativa
Ao lado de Toninho Buda (presidente da Associação que comanda o JF Vôlei) e Flávio Pereira (Diretor do Sada), presidente da Federação Mineira, Tomás Mendes participa sorridente da assinatura do acordo e garante apoio da entidade à iniciativa

Tomás Mendes, presidente da Federação Mineira de Voleibol: “Temos certeza que será sucesso”

A gente acompanha o dia-a-dia do projeto. Praticamente toda semana nos falamos tentando ajudar em alguma coisa. Tentamos ver e entender a realidade do projeto de Juiz de Fora, que tratamos com muito carinho. Estou muito feliz em saber que hoje o clube com maiores resultados no mundo, que há quatro anos faz e realiza com excelência o Campeonato Mundial. Saber que o JF Vôlei, através da gestão do Mauricio e do Toledo, vai receber uma parceria com SADA/Cruzeiro, temos certeza que será sucesso.

Sabemos como o Vitório e o Sr. Alberto, que são presidente e vice do Sada/Cruzeiro, tratam o voleibol profissional e de base e como o Mauricio e Toledo vão estar aqui para receber essa parceria. Estou muito feliz. A Federação sempre está de portas abertas. Quando o Mauricio me ligou e falou que as coisas estavam caminhando e que precisariam do nosso apoio, a gente prontamente atendeu e disse que vamos caminhar juntos.

Flávio Pereira, diretor esportivo do Sada Cruzeiro: “Estamos fazendo história”

Nós, hoje, estamos fazendo história. Estivemos, há muitos anos, desse lado. Tivemos todas as dificuldades que vocês sofrem. Entendemos porque nenhum projeto nasce vitorioso. Não existe fórmula mágica, o que existe é trabalho e trabalho começa sem queimar etapas. Começa da base. Aprendemos isso a duras penas. Por isso, valorizamos muito a base. Valorizamos a formação, a iniciação, o trabalho com ênfase no aspecto social, todos os aspectos. Não sei se vocês sabem, mas nosso projeto funcionava em Betim e estávamos sem casa.

Hoje nossa Seleção Sub-23 foi campeã sul-americana. Tínhamos cinco atletas nossos, nascendo campeões. Só faltou o líbero, senão seriamos a equipes toda titular. Acreditamos nesse projeto e, por isso, resolvemos apostar em vocês e ajudá-los. Todo ano a gente luta com a CBV para ter direito a disputar a Liga B com nossos meninos. É uma luta. Esse ano olhamos outro lado. Por que ao invés de disputar a Liga B, a gente não busca parceiros com projetos de vôlei, que a gente acredita que seja importante, como o de Juiz de Fora?

 

Marcelo Mendez, treinador da equipe principal do Sada Cruzeiro: “Chegamos num ponto que tem que ter um salto de qualidade”

Essa parceria chegou num momento justo. Queremos continuar crescendo. Passamos pela categoria de base. O Flávio falou dos projetos sociais que tivemos, passamos pela Superliga B e, agora, acho justo essa parceria com Juiz de Fora, que é responsável, que conhece muito de voleibol. Acho que chegamos em um ponto que tem que ter um salto de qualidade. Queria agradecer essa parceria. Vai ser muito importante para o crescimento. Vão mandar jogadores com projeção, que em poucos anos vão falar muito deles. O objetivo é o crescimento do projeto. Acho que não deve avaliar o projeto com resultados. Poderemos trabalhar um projeto com ‘onde começamos’ até ‘onde terminamos’. Vai ser a principal coisa para avaliar. Estou tentando ajudar nesse projeto. Vou tentar fazer viagens quinzenais para colaborar.

 

Texto e fotos: Toque de Bola

O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br

Deixe seu comentário