A tecnologia permite um olhar para o passado e ainda oferece espaço para o resgate, a preservação e a divulgação da memória.
Este é o propósito do eMuseu do Esporte, que surgiu como legado da Rio 2016 e com o propósito de registrar a história do esporte brasileiro e de forma colaborativa.
O projeto será um dos temas do Sport Inova JF no dia 13 de novembro em Juiz de Fora. Uma das idealizadoras, a professora doutora Bianca Gama Pena, fará a palestra e conversou com a webradio Nas Ondas do Toque sobre a expectativa para o evento e proposta e planos do eMuseu do Esporte.
Compartilhar a experiência
Bianca Gama comemorou a realização do Sport Inova JF, como forma de estimular outros projetos.
“É sempre grande participar de um evento de ciência e tecnologia, porque você estimula através de um testemunho seu de um projeto que outras empresas e startups tenham iniciativas inovadoras. Apresentar o eMuseu do Esporte é importante porque é um evento que discute tecnologia, esporte e inovação”.
Para a professora doutora, os interessados em investir tempo, dinheiro e conhecimento nessa área precisam ter ideia do que pode ocorrer ao longo do processo. Por isso, cabe a quem já passou – ou está passando por isso – compartilhar as experiências.
“A base do eMuseu do Esporte é o empreendedorismo usando a tecnologia. O meu objetivo é apresentar os bastidores, as dificuldades e os desafios, as conquistas e as derrotas, porque as derrotas também fazem parte, de como é realizar um projeto que envolve mais de 100 parceiros, com desafios tecnológicos de conectividade, de imersão e agora também com a carreta itinerante”, comentou.
Visitar um museu sem sair de casa
O eMuseu do Esporte é uma plataforma virtual, com o objetivo de oferecer as condições para preservação e divulgação da memória do esporte nacional, com o conteúdo em Português e em Inglês. Para isso, o trabalho obteve patrocínio para oferecer este espaço de forma gratuita, como detalhou Bianca Gama.
“O objetivo é dar a possibilidade para que essas entidades esportivas divulguem através da publicidade dos seus acervos, criando e dando esses ambientes exclusivos e personalizados para elas. Através do apoio da Lei de Incentivo ao Esporte do Estado do Rio de Janeiro, do patrocínio da Enel Distribuição RJ, a gente consegue fazer com que essas entidades esportivas tenham seus ambientes sem investimento financeiro”.
Desta forma, segundo Bianca Gama, unindo diferentes saberes o projeto do eMuseu do Esporte é capaz de entregar um “grande legado” a toda a população.
“Hoje nós temos 10 galerias e 10 exposições, totalmente imersivas, dentre elas, as confederações brasileiras de basquetebol, vôlei, tênis de mesa, canoagem, atletismo, alguns clubes de futebol. Já lançamos Fortaleza, Vasco e ainda temos alguns para lançar. Temos exposição em comemoração aos 70 anos do Maracanã, e aos 80 anos do Pelé”, contou.
Além disso, a professora doutora Bianca Gama antecipou que o eMuseu do Esporte vai ganhar uma vertente física. “Agora teremos uma carreta itinerante para levar para nove municípios do Rio de Janeiro a nossa exposição itinerante, imersiva e tecnológica do esporte”.
eMuseu do Esporte e a educação
Um dos desdobramentos do projeto foi perceber a necessidade de aprofundar os conteúdos. Segundo Bianca Gama, foi quando surgiu a editora do eMuseu do Esporte, com o foco na educação de quem acessar a plataforma – especialmente as crianças.
“A gente descobriu a importância de tornar a educação como um pilar do eMuseu, então foi aí que a gente fundou a editora. A gente lançou os livros das exposições, livros de atletas, a gente tem a biografia da Maria Lenk, nadadora olímpica. E também temos as cartilhas educativas, com a pegada de inclusão e sustentabilidade que também ensina as crianças a usarem material reciclado para construírem materiais esportivos”,
Atualmente, o eMuseu do Esporte lançou duas cartilhas, voltada para o basquete e o atletismo olímpico e paralímpico. As próximas serão sobre a esgrima paralímpica e do vôlei sentado.
Sobre o Sport Inova JF
Os debates e palestras sobre empreendedorismo e tecnologia no âmbito esportivo serão realizados no dia 13 de novembro no Moinho, na Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 900, Francisco Bernardino, Juiz de Fora. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no formulário presente na bio do instagram da ACE Jr.
Programação:
- Receptivo Moinho – Rafael Vitoi
- Abertura Jeferson Vianna – FAEFID/UFJF;
- O Esporte e suas manifestações – Marcelo Matta/ SEL-PJF;
- Desafios e perspectivas da Inovação em JF – Ligia Aparecida Inhan Matos/ STDA-PJF;
- Caminhos e Perspectivas para a Inovação – Felipe Loures/NVoIP;
- E-Museudoesporte – Bianca Gama Pena;
- Contextos da Inovação e Tecnologia na Educação Física e Esporte – Prof. Lamartine Pereira DaCosta/ UERJ;
- Pitches: E-Sports – Paulo Matos/ FAEFID-UFJF; Futebol e Tecnologia – Tadeu Rodrigues e Felipe Soldado/ FAEFID-UFJF;
- Comunicação, Inovação e Esporte – Ivan Elias/Toque de Bola
- Debate – Débora Marques CRITT; Heglison Toledo; Gabriel Liberati.
Parceiros:
- UFJF
- FAEFID
- CRITT
- Moinho JK
- ACE
- PREMIERE
- EFINOVE
- Prefeitura de Juiz de Fora
- Secretária de Esporte e Lazer
- Secretaria de Transformação Digital e Administrativa
- TOQUE DE BOLA
- Brasil Sports Tech
- Sportclass
- JFVôlei
Como acessar/ouvir a web radio Nas Ondas do Toque
Pode ser acessada pelo www.nasondasdotoque.esp.br ou pelo aplicativo, que pode ser baixado seja qual for o seu celular. É muito rápido e fácil para baixar no Google Play ou na Apple Store
Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira
Foto: Bianca Gama/arquivo pessoal; eMuseu do Esporte/reprodução