Campeã sub-11 da Copa ABS, em Coronel Pacheco, ouro sub-12 na Série Prata da Go Cup 2015 e na Niterói Cup, dois títulos no Campeonato Oficial de Base da Liga de Futebol de Juiz de Fora (LFJF), dois artilheiros, jovens se transferindo para clubes da Série A e participações garantidas nas maiores competições de futebol de campo da cidade e região.
A base do Sport Club Juiz de Fora segue forte no cenário mineiro e promete muito mais. Entre os responsáveis por este status estão membros da comissão como o coordenador de base, Rodrigo Santos (também técnico das equipes sub-15 e sub-17), Diego Almeida (treinador do sub-11), Ramon Oliveira (comandante do sub-13), Marco Aurélio (treinador de goleiros), Rodrigo Coimbra (auxiliar técnico) e Tererê (massagista).
Pela competição de base da LFJF, as quatro equipes do Sport se classificaram para as semifinais, com os times sub-13 e sub-17 cumprindo campanhas invictas. Curiosamente, no entanto, os dois acabaram eliminados, terminando na terceira posição. Por outro lado, os jovens alviverdes das categorias dente de leite (sub-11) e infantil (sub-15), compensaram com estilo, sendo campeões. O Sport ainda teve dois artilheiros: Eggon Gabriel, na sub-11, e Fabinho, na sub-17, com 13 gols cada.
É tetra!
A vitória na decisão da categoria dente de leite sobre o Botafogo ABC por 3 a 0, com gols de Juninho, Bernardo e Eggon Gabriel, carimbou o tetracampeonato do Periquito na faixa etária, confirmando a hegemonia alviverde. Ao lado da comissão técnica, os atletas Pedro Braga, Waltinho, Victor, Matheus, João Vitor; Edu Delage, Guilherme, Eggon, Bernardo, Juninho, Welington, Davi, Antônio, Higor Dias, Igor Pequeri, Gustavo e Pedro Borges fizeram parte do título.
“O time foi formado no começo desse ano. Normalmente já temos a base do time que vai formar o sub-11, mas dessa vez foram surgindo de repente os meninos. A base do trabalho nesse ano, o principal, foi a qualidade dos meninos mais o trabalho que a comissão técnica nova vem fazendo desde o ano passado e estamos colhendo os frutos agora”, avaliou Santos.
Superação
Já na disputa infantil, o titulo considerado mais improvável, foi também o mais comemorado. Tudo isto graças a Matheus Marco, Ygor Wander, Matheus Segantini, Pedro Romano, Rafael, Igor, Luan, Júnior, Adalberto, Victor, Robson, Luquinha, Pedrinho, Douglas, Lucas Assis, João Marcos, Édio Jr., Juan Victor e Ramon Silva, jovens da equipe campeã:
“O sub-15 foi totalmente diferente, atípico. Foi um ano em que saíram muitos jogadores para o projeto da UFJF, muitos titulares, inclusive, e acreditamos em todos os momentos nos que ficaram. Foi até bom por esse lado termos perdido o favoritismo, porque a união do grupo e humildade dos meninos foram diferenciais que acabaram ajudando a gente”, relembrou Santos.
O caneco veio justamente após vitória nos pênaltis (5 a 4) sobre a equipe da Federal, após empate sem gols no tempo normal: ”Foi uma coisa que os próprios outros clubes não esperavam. Até no sub-13 e sub-17 tínhamos mais chances e não fomos campeões”, reiterou o coordenador da base do Sport.
Gigantes de olho
A boa execução do trabalho desenvolvido na base periquita vem repercutindo em clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. Provas disso, segundo Santos, são os jovens Gustavo, César e Juninho, que acabaram deixando o Alviverde juiz-forano após contatos de Cruzeiro, Flamengo e Grêmio, respectivamente. E não deve parar por aí:
“O Gustavo já estava sendo monitorado há muito tempo. O César procurou um conhecido no Flamengo e mostrou um vídeo que o pai fez. E o Juninho foi através de uma avaliação na AABB que fizeram e tinham convidado ele, não foi o Sport que fez. Nenhum deles saiu diretamente pelo Sport, mas acabaram ajudando. Tanto que nesta semana estive no Rio acompanhando três meninos que estão sendo avaliados no Flamengo. Chamam Luis Felipe, João Vitor e Kléber. Depois retornam comigo para JF”, contou Santos.
Troféus em Niterói
Após as belas campanhas no Torneio de Base da Liga, as equipes sub-11 e sub-12 do Sport foram ao Rio de Janeiro disputar a Niterói Cup e novamente comprovaram a força periquita. O grupo mais jovem levou a prata na competição. Já o sub-12, em fase espetacular, voltou para Juiz de Fora com mais uma conquista. Além dos troféus, os dois goleiros alviverdes, João Caniato e Pedro Braga, ainda foram premiados pelas melhores defesas da competição.
Veja os resultados das finais:
SUB – 11 SPORT 0 x 2 TROPS – Sport vice-campeão
SUB – 12 SPORT 6 x 2 TROPS – Sport campeão
Gols: Mateus (3), Kléber (2) e Luiz Felipe.
Como jogar no Sport
Atualmente, a base do Sport é integrada por equipes de diversas idades tanto nas quadras, quanto no campo: “No futsal, atualmente, temos categorias entre o sub-7 e sub-13, e devemos prolongar até o sub-15. No campo é a partir do sub-11, até o sub-17. Os profissionais estão envolvidos no campo e no futsal”, descreve o coordenador da base periquita, convidando, ainda, novos membros aos times:
“Os interessados devem procurar a secretaria do clube (Av. Rio Branco, 1303 – Centro – 32 3215-2263). Temos informações no Facebook do Futebol Sport Club também”.
Texto: Bruno Kaehler – Toque de Bola, com informações de Marco Aurélio e Rodrigo Santos
Fotos: Sport/Divulgação
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br