O que já é uma tradição renovada agora ganhou ares oficiais, com documento, imprensa convocada, entrevista coletiva e tudo mais.
O apoio que o Bahamas já confere às competições Copa Prefeitura Bahamas de Futsal, Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador, Copa Fut 60+ Fut7, Semanas Paralímpicas (maio e setembro) e às atividades denominadas JF Lazer agora está contemplado no Edital 13.840/2020.
De acordo com as informações divulgadas no final da manhã desta quarta-feira, dia 19, em encontro com jornalistas no gabinete do Prefeito de Juiz de Fora, Antonio Almas, o documento foi assinado no último dia 14 e será publicado em Atos do Governo até esta quinta-feira, dia 20.
Bahamas: sequência
Os diretores Paulo Roberto Lopes e Ricardo Zata representaram o Bahamas e Lopes enfatizou a parceria de longa data da empresa junto à Secretaria de Esporte e Lazer, o que proporciona a prática do esporte a milhares de pessoas a cada temporada.
“Daremos sequência ao trabalho que já desenvolvemos há muito tempo”, reforça o empresário, que recebeu uma placa das mãos do Prefeito, como forma de agradecimento e homenagem.
Gasparette: números
O Secretário de Esporte e Lazer, Júlio Gasparette, reforçou que os atendimentos da pasta, considerando eventos e projetos sociais, alcançaram cerca de 150 mil pessoas em 2019. E comemorou a contemplação do acordo em forma de documento oficial, submetido a constantes análises e revisões por procuradores do município.
Ao destacar o envolvimento do Bahamas, chegou a sugerir que, além de Empresa Cidadã, a empresa passe a ser denominada ”empresa de ouro” da cidade, pela contribuição não só aos eventos da Secretaria como em outras esferas, entre elas o carnaval local.
Em números que projetam a temporada, Gasparette revela que a competição de futsal, com inscrições a serem abertas esta semana, deve reunir em torno de 200 equipes e a de futebol amador, com início em agosto, certamente irá movimentar mais de 300 times. “Na Copa 60 + não temos ainda como afirmar. No JF Lazer, que dura o ano todo, estimamos mais de 100 mil pessoas atendidas”.
Almas: a regra do jogo
Almas lamentou que, mesmo com ampla divulgação do edital-convite, apenas o Bahamas tenha abraçado a causa. “Temos que valorizar quem faz e acho que o termo empresa cidadã define bem o papel do Bahamas. Esse edital vem acabar com algumas místicas, sendo uma delas que as empresas querem contribuir com a cidade, elas continuaram nos seus quadradinhos e só o Bahamas se interessou”, comentou.
Também registrando que a parceria já existe há décadas, mas agora está “oficializada”, enalteceu a formalização do acordo. “Temos agora um documento que estabelece a regra do jogo. A transparência é total, é um termo de compromisso”, observa.
Para Almas, vale celebrar o amadurecimento das relações entre o poder público e a iniciativa privada: “Que sejam mais maduras e responsáveis, independente de quem estiver como prefeito ou secretário”.
Sobre valores, a informação é que o edital não define orçamentos fechados como um todo. Embora no caso da Secretaria o Bahamas tenha se apresentado como parceiro oficial, o edital permite que qualquer empresa possa concretizar parcerias público-privadas, em diferentes setores. O decreto 13.840/2020 é válido para todos os eventos da Prefeitura.
Texto: Ivan Elias – Toque de Bola
Fotos: Toque de Bola