Correndo contra o tempo para viabilizar financeiramente a participação do Tupynambás na Série D do Campeonato Brasileiro, o vice-presidente do clube, Cláudio Dias, fez duas confirmações importantes nesta segunda, dia 24.
O técnico Guiba, contratado em março, pouco antes da parada do Campeonato Mineiro 2020 por conta da pandemia do novo coronavírus, seguirá no comando do Leão do Poço Rico. “A avaliação do trabalho do Guiba tem que ser feita por aquele primeiro jogo do Mineiro, contra a URT (empate em 0 a 0, em Patos de Minas), e o tempo de treinos. Neste complemento do Estadual (derrotas para a Caldense por 4 a 0, e para o Boa Esporte, por 1 a 0), realmente não foi possível qualquer avaliação. Por isso ele permanece”, explica Dias.
Subindo a serra
O treinador e um grupo inicial de atletas vão começar a preparação em Petrópolis, em estrutura arrumada pela parceria DSG Sports Group, também confirmada pelo dirigente nos moldes da retomada do Mineiro. A estreia na Série D está prevista para o dia 19 de setembro, contra o Bahia de Feira de Santana. O Baeta é mandante do jogo, mas ainda não sabe se poderá utilizar o Estádio Municipal Radialista Mário Helênio.
Dias também pretende acertar com alguns jogadores que atualmente estão em clubes do interior paulista, nas séries A2 e A3, cuja primeira fase se encerram no dia 30 de agosto. “Seguem para Petrópolis 15 atletas, e o Guiba vai avaliar outros da DSG. Pretendemos ter um elenco fechado nos próximos dias, até o fim da semana, se possível. Mas, vamos deixar algumas vagas para possíveis reforços.”
Treinos e jogos em JF?
O grupo do Baeta vai permanecer em Petrópolis hospedado em uma pousada no distrito de Itaipava, no bairro Benfica, próximo à estrutura que será utilizada para treinos, no Boa Esperança. Assim que possível, o Leão do Poço Rico voltará a fazer seus treinamentos em Juiz de Fora.
Segundo Dias, a direção do clube está em contato com a administração municipal juiz-forana para voltar às atividades no Estádio José Paiz Soares e usar o Estádio Municipal. A cidade segue o protocolo Minas Consciente, cujas diretrizes autorizaram academias, escolas de esportes e clubes a reabrirem desde o último sábado, dia 22.
“A impossibilidade de treinos e jogos em Juiz de Fora dificulta muito. Já oficiamos à Prefeitura para saber da possibilidade de retorno do futebol profissional. Vamos aguardar. Por enquanto, conseguimos essa alternativa de treinos em Petrópolis”, explica Dias.
Em Itaipava: pousada em Benfica e o campo no Boa Esperança
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Fotos: divulgação CBF; divulgação Tupynambás F.C.; divulgação DSG; e Facebook Secretaria de Esporte e Lazer