Confiante, satisfeito com a campanha, mas respeitando o adversário, o Tupynambás decide, em casa, o seu futuro na Segunda Divisão, que, na realidade, corresponde à terceira divisão do futebol mineiro – em Minas, oficialmente a segunda divisão é denominada Módulo 2.
Pelas quartas-de-final, o Baeta recebe Contagem às 10h, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. O primeiro jogo desta etapa eliminatória ocorreu no sábado, dia 26 de outubro, em Nova Lima, e o resultado foi um empate sem gols.
Para avançar, o time juiz-forano precisa da vitória no tempo regulamentar. Em caso de novo empate, a definição sairá em tiros livres diretos da marca do pênalti.
Segundo turno quase perfeito
Em conversa com o Toque de Bola, o treinador Palinha Olivério, fez um balanço da campanha da equipe.
“Tivemos momentos bons, algumas oscilações, mas depois a gente encaixou. Conseguimos colocar em prática o que vínhamos trabalhando, montar o nosso coletivo, que é uma das forças da nossa equipe, e com isso crescemos no momento certo durante o campeonato, principalmente na classificação. Um segundo turno quase perfeito, se não tivéssemos tropeçado lá em Três Corações, tínhamos feito os 15 pontos, que era dentro do planejamento da nossa equipe. E o melhor de tudo foi ter chegado na terceira posição na geral, que nos deu condições, nesse primeiro momento, de decidir em casa, o fator local também é muito importante, ajuda muito”.
Fator casa
Sobre as quartas-de-final, Palinha elogiou o comportamento de seus jogadores na primeira partida, fora de casa, e valorizou o ponto conquistado:
“Confiança. A gente está acostumado a jogar no estádio, e agora para domingo, os outros 90 minutos. Tivemos uma boa partida lá contra Contagem, uma equipe muito bem treinada, com um modelo de jogo muito parecido com o nosso, busca o tempo todo jogar, agressiva como nós. Teve um espelhamento e, com algumas estratégias que foram elaboradas, os meninos conseguiram executá-las e a gente trouxe esse empate, que querendo ou não é bom, melhor que sair atrás. Estamos prontos para domingo, se Deus quiser, juntamente com a nossa torcida, pedimos o apoio dessa torcida, do pessoal de Juiz de Fora para buscar essa classificação que é tão esperada, e coroar estes 180 minutos, para chegar no final firme e forte, mas sabendo que não vai ser fácil, respeitando muito. Vai ser uma luta, brigar o tempo todo pela bola, brigar do início ao fim, espero que a gente saia vencedor dessa primeira batalha”.
Campanha goleadora
Na fase de classificação, conforme o treinador destacou, o Tupynambás chamou a atenção pelas goleadas que aplicou em adversários diferentes em três rodadas consecutivas:
Quarta rodada: 8 a 0 sobre Três Corações, em Juiz de Fora
Quinta rodada: 4 a 0 sobre o Villa Real, em Machado
Sexta rodada: 6 a 0 sobre o Villa Real, em Juiz de Fora.
O Baeta terminou a primeira fase com 21 pontos em 10 jogos, sete vitórias e três derrotas. Marcou 29 gols, sendo o ataque mais positivo da competição, e sofreu oito. O saldo positivo de 21 gols foi o melhor entre todos os 16 participantes – seriam 17 mas o Araxá acabou desistindo de participar depois que a tabela já havia sido divulgada.
Os principais goleadores do Tupynambás, de acordo com o site da Federação Mineira de Futebol, são Diego Costa e Matheus Duarte, o Mosquito, cada um com seis gols marcados.
Lideram a artilharia Luan, do Nacional, e Thaileon, do Guarani. Cada um tem 10 gols assinalados na competição.
Quem está no páreo
Os outros confrontos das quartas-de-final apresentaram os seguintes resultados nos jogos de ida:
Em Teófilo Otoni, América – TO 1 x 0 Guarani
Em Uberaba, Uberaba 1 x 0 Essube
Em Paracatu, Paracatu 1 x 1 Coimbra SAF
A tabela dos jogos de volta marca:
Sábado, dia 2, em Uberlândia: Essube x Uberaba (às 15h)
Domingo, dia 3, em Contagem: Coimbra SAF x Paracatu (às 10h)
Domingo, dia 3, em JF: Tupynambás x Contagem (às 10h)
Segunda-feira, dia 4, em Divinópolis: Guarani x América-TO (às 19h30)
Sequência
De acordo com o regulamento, os dois primeiros colocados na fase seguinte – semifinal – estarão automaticamente classificados para disputar o Módulo 2 de 2025.
Confira o que diz o regulamento:
Parágrafo único – Classificam-se para a Fase Semifinal os clubes com maior número de pontos
dentro do respectivo grupo.
Art. 13 – Realizadas as duas partidas do grupo e empatadas as duas equipes em número de pontos
(uma vitória para cada ou dois empates), utilizar-se-ão os seguintes critérios de desempate, nesta
ordem: a) maior saldo de gols na fase quartas-de-final; b) disputa de pênaltis.
SEMIFINAL
Art. 14 – As 04 (quatro) equipes classificadas na Fase Quartas-de-Final serão distribuídas em dois
grupos de dois clubes cada. Os clubes jogarão duas vezes dentro de seus respectivos grupos (ida
e volta), cada um exercendo seu mando
Texto: Toque de Bola, com informações do site da Federação Mineira de Futebol
Fotos: Yan Ferreira/Coast FC