A Faculdade de Educação Física respirou atletismo entre os dias 14 e 19 deste mês. Ao todo, mais de 200 atletas, entre nomes consagrados do cenário nacional e jovens promessas, participaram do 5º Camping de Atletismo. Espaço também para a troca de conhecimento entre treinadores, mais de 20 estiveram presentes, e entre treinadores, profissionais e estudantes de Educação Física. Foi o maior evento da modalidade no mês de janeiro em todo o país.
A programação do sábado, 19, último dia de atividades, contou com competições em todas as modalidades de Atletismo treinadas nos cinco dias anteriores. O objetivo foi aferir as marcas dos atletas para saber se houve evolução após a semana, conforme explica o professor da Universidade Federal de Lavras (Ufla) e idealizador do Camping de Atletismo, Fernando Oliveira.
“Este último dia é uma verificação dos efeitos do que aconteceu ao longo da semana. Montamos pequenas competições entre os atletas em suas provas específicas. Acho que o aspecto mais positivo foi a participação das crianças e jovens de Juiz de Fora. Foi fantástico para nós verificar que a equipe está formada. Alguns meninos já participaram de competições nacionais e um já esteve em competição internacional. Espero que o pessoal de JF entenda o sacrifício de todos que vieram aqui e que este esforço não seja em vão. Espero que esses jovens sejam protegidos para treinamentos e competições”, disse.
Esforço é palavra-chave de um projeto desenvolvido há mais de uma década em Lagoa da Prata (MG) por Abel dos Santos. Mesmo sem ter as melhores condições de trabalho, conseguiu obter resultados satisfatórios. “Nossas condições são muito precárias, mas a gente conseguiu achar os talentos e fazer um bom trabalho que levou a alguns bons resultados”, comenta, feliz por Lagoa da Prata ser a cidade mineira que mais cedeu atletas para Seleção Brasileira Escolar. Seus alunos já competiram no Chile, França, Qatar e Austrália.
Com dificuldades para conseguir recursos para trazer os alunos a Juiz de Fora, ele não pensou duas vezes: arcou com as despesas. “Trouxe os atletas com minha própria despesa para eles não deixarem de participar. É uma experiência única essa troca de experiência entre quem está começando e esses atletas de elite”.
Para o professor da Faculdade de Educação Física da UFJF, Jorge Perrout, o Atletismo ainda é um esporte pouco conhecido. Por isso, ele acredita que o Camping de Atletismo tenha servido também a outro propósito: divulgar a modalidade.
“Todo mundo conhece Usain Bolt e outros grandes atletas, mas não sabe que em Juiz de Fora existe um trabalho que está no início e que já conta com equipe treinando. O objetivo do evento também é ter essa divulgação para as pessoas se aproximarem do Atletismo. Teve criança que veio e já treinou. Divulgar o Atletismo para as pessoas conhecerem de perto e também para saber que existe este projeto em Juiz de Fora”, afirma. Segundo Perrout, os interessados em iniciar os treinamentos devem comparecer na pista de Atletismo da Faefd segunda, quarta ou sexta, às 8h ou às 14h. “Não há nenhuma exigência, não tem teste, todos podem começar”.
O 5º Camping de Atletismo é uma promoção conjunta entre a UFJF, a Universidade Federal de Lavras (Ufla), o BM&F Bovespa Atletismo e a Confederação Brasileira de Atletismo.
Texto: Thiago Stephan