A 10ª rodada – a penúltima da primeira fase – definiu a melhor campanha da competição. O Atlético venceu de virada e chegou aos 24 pontos. O América está com 19 pontos, quase classificado.
Cruzeiro, Tombense, URT, Pouso Alegre e Caldense estão na briga por duas vagas entre os semifinalistas.
A rodada também definiu o rebaixamento de Boa e Coimbra, que não tem mais condições de se salvarem.
Confira o resumo da penúltima rodada preparado pelo Toque de Bola.
Uberlândia 1 x 1 Tombense
O Tombense saiu na frente com gol de Keké, aos 16 minutos do primeiro tempo. O artilheiro do Mineiro com seis gols chutou da intermediária, a bola quicou e atrapalhou o goleiro Marcão.
O segundo tempo foi de pressão do Uberlândia. Os visitantes seguraram a vantagem até mas Daniel Costa empatar em cobrança de pênalti aos 29 minutos.
O resultado deixou o Tombense com os mesmos 17 pontos do Cruzeiro. Por ter uma vitória a menos, está em quarto lugar. O Uberlândia subiu para 11 pontos.
Caldense 0 x 0 Athletic Club
Em busca da vitória que poderia colocar ou aproximar do G4, os dois times não conseguiram mexer no placar. No primeiro tempo, a Caldense criou mais oportunidades que o Athletic, mas os goleiros Lee e Neneca foram bem.
No segundo tempo, o jogo ficou mais cadenciado. Caldense teve a melhor chance, quando Tevez acertou a trave defendida pelo goleiro Lee.
Na reta final, a Veterana ficou com um a menos, com a expulsão do lateral Danilo Belão.
A partida terminou sem o grito de gol. Com o resultado, a Caldense subiu para 15 pontos, seguindo na briga pelo G4. Sem chances de avançar à semifinal, Athletic Club chegou aos 13 pontos.
Atlético 2 x 1 Boa
Na primeira chegada com perigo, o chute de Dieguinho para na trave e no rebote Thiaguinho, que estava desmarcado, abriu o placar para o Boa Esporte aos 19 minutos.
Aos 25 minutos, mas a arbitragem anulou gol de Vargas por impedimento. Quatro minutos depois, o chileno marcou de novo e, desta vez, valeu. Apesar da pressão do Atlético, a primeira etapa terminou empatada.
No segundo tempo, o Atlético pressionou, mas esbarrou numa grande atuação do goleiro Carlos Miguel. No entanto, a arbitragem marcou pênalti em uma falta fora da área, que foi convertido por Guilherme Arana. A virada consolidou o Atlético no primeiro lugar, com 24 pontos e rebaixou o Boa, que fica com cinco.
Pouso Alegre 1 x 0 Cruzeiro
Este foi o sexto confronto entre as duas equipes. Até então, uma vitória para o Dragão, dois empates e duas vitórias para o Cruzeiro.
No entanto, não deu para o time de Belo Horizonte no gramado contestado do Manduzão. Aos 45 minutos, Paulo Henrique recebeu lançamento, se chocou com o goleiro Fábio e, mesmo mancando, fez o gol.
De acordo com a súmula escrita pelo juiz Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira, enquanto o trio de arbitragem se encaminhava para o vestiário no intervalo, ouviram duas pessoas na arquibancada, com a camisa do Pouso Alegre gritando e protestando contra as decisões dos juízes. O delegado da partida não conseguiu identificar quem eram estas pessoas. No segundo tempo, não houve problemas.
No segundo tempo a defesa do Dragão segurou a pressão e os donos da casa comemoraram a vitória. Com o resultado, o Pouso Alegre subiu para 15 pontos e segue com chances de entrar entre os quatro melhores. O Cruzeiro permaneceu com 17 pontos e ainda não se garantiu na semifinal.
América 2 x 0 Coimbra
Depois de três rodadas sem vencer, derrotas para Atlético e Tombense e empate com o Patrocinense, o América voltou a somar três pontos.
Jogando no Independência, venceu o Coimbra por 2 a 0, com gols de Zé Ricardo e de Rodolfo. O resultado deixou o Coelho perto de se confirmar no G4 que vai para as semifinais, com 19 pontos.
No entanto, a derrota representou o rebaixamento do Coimbra após duas temporadas na elite do futebol mineiro. Com cinco pontos, não tem mais chances de se salvar.
Patrocinense 0 x 1 URT
No clássico do Alto Paranaíba, houve “lei do ex” no banco: Wellington Fajardo, atual técnico da URT, já foi goleiro e técnico do Patrocinense.
Aos 26 minutos, a URT saiu na frente quando Evair chutou de esquerda e de longe, a bola desviou e o goleiro Edson não pode fazer nada.
A rivalidade entre as equipes fez o jogo ficar tenso em vários momentos – na reta final, Ferrugem do Patrocinense foi expulso. Os donos da casa pressionaram, a URT criou chances, mas não houve outros gols.
A URT subiu para 16 pontos e segue na briga por uma vaga no G4. O Patrocinense segue com 10 pontos, sem risco de rebaixamento, por causa das derrotas de Boa e de Coimbra.
Próxima rodada
A última rodada da primeira fase do Mineiro terá um duelo alvinegro no sábado – se a Federação Mineira de Futebol não mudar data e local de novo.
Os demais jogos serão no domingo, às 16h, e definem quem avança às semifinais e a disputa pelas vagas na Série D e no Troféu Inconfidência.
Sábado, 24 de abril
- 19h: Athletic Club x Atlético – Independência, BH
Domingo, 25 de abril
- 16h: Cruzeiro x Patrocinense – Mineirão, BH
- 16h: URT x América – Mangueirão, Patos de Minas
- 16h: Boa x Caldense – Melão, Varginha
- 16h: Coimbra x Uberlândia – Independência, BH
- 16h: Tombense x Pouso Alegre – Almeidão, Tombos
Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira com informações da FMF, ge.globo e perfis oficiais dos clubes
Fotos: @hchendes/Coimbra Sports; @america_mg/Instagram; TVNSports/reprodução; @brunohaddadphotos/Cruzeiro; @atletico/Instagram.