Após participarem do Campeonato Brasileiro Caixa Juvenil Interclubes, como forma de adquirir experiência, a equipe do Centro Regional de Iniciação ao Atletismo (CRIA-UFJF) se prepara para o mesmo campeonato nacional na edição “menores”. A competição ocorre em no Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera (informação atualizada pela assessoria), de sexta, 23, ao domingo, 25, e os atletas do projeto saem de Juiz de Fora na noite de quinta-feira, 22.
A equipe é composta por 12 atletas com idades entre 15 e 18 anos. Todos eles esperam bons resultados e superação de marcas, assim como Ramon Cruz, 24, um dos treinadores do CRIA UFJF, que acredita na possibilidade de pódio, mesmo que esse tipo de competição seja imprevisível. Participando do seu 7º brasileiro, desde que começou a trabalhar com o atletismo, Ramon vê potencial em sua equipe:
“Diferente do Brasileiro Juvenil, o Menores é aquele em que a categoria se enquadra à idade dos atletas do CRIA. Por isso a chance de melhores desempenhos é muito grande. Nossa equipe vem treinando bastante e está muito focada para a competição. Mas, o importante é lembrar que acima de medalhas e pódio, está a satisfação individual que cada um tem ao participar de um evento desse porte.”
Em busca da marca perfeita
Robison Gomes, 16, atleta do CRIA UFJF, vem tentando desde o Brasileiro, anterior ao dessa semana, bater o recorde mineiro da década de 70 na prova de meio fundo, 1500 metros. A marca é de 4 minutos e 1 segundo e Robison conseguiu em duas competições passadas atingir primeiramente 4m e 5s e depois 4m e 3s. O evento desse final de semana será a mais nova oportunidade do atleta superar suas marcas anteriores e passar os 4m e 1s.
“Essa vai ser a minha chance! Estou em 4º lugar no ranking nacional de atletismo, por isso vou concentrado para esse Brasileiro. Meu objetivo é a medalha, pódio e até mesmo ganhar. Além da preocupação com o recorde. Meus tempos antigos foram melhorando com o tempo, quem sabe dessa vez ele supere!” Diz o atleta.
Robison não se sente pressionado pelo recorde, já conhece os corredores adversários e suas técnicas. “Estou confiante e venho treinando bastante, foi o treinamento mais pesado do ano.”
Outro atleta que pretende melhorar sua marca e buscar novos tempos é Adan Arroio, 16, participante da prova de 800m. Nesse Campeonato Brasileiro ele pretende fazer uma prova em que atinja um tempo abaixo de 2 minutos. Com essa marca, ele pode conseguir pódio e medalhas.
A equipe do CRIA UFJF vem se fortalecendo e representa Juiz de Fora em uma competição nacional. O Campeonato Brasileiro Caixa Menores Interclubes soma mais um evento em que o projeto se faz presente. Adan Arroio, Camila Paiva, Carlos Eduardo, Maria Eduardo Olimpio, Hemily Amorim, Lucas Macedo, Fernando Rodrigues, Ludmila Calixto, Fernando Henrique, Francisco Perrout, Neemias Alves e Robison Gomes saem de Juiz de Fora focados nos resultados e na chance de trazer para a cidade medalhas e superação de marcas.
Texto: Assessora do CRIA UFJF, Tainá Voltas
Foto: Assessoria do CRIA UFJF/Divulgação
Pingback: Toque de Bola | Robison Gomes, do CRIA UFJF, bate recorde mineiro nos 1.500m em Brasileiro de Atletismo
Vinicius Figueiroa liked this on Facebook.