Juiz de Fora (MG), 27 de maio de 2011
A equipe SaúdePerformance de Juiz de Fora, contará com dois atletas na disputa doIronman Brasil 2011, marcado para domingo, 29, na Praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis. São eles Leonardo Poncinelli e Marco Capitão, ambos na faixa de 40/44 anos. O médico Radiologista Leonardo Poncinelli fará seu segundo Ironman – em 2010 o atleta completou a prova em 12h34min06s. Já o Tenente Coronel do Exército Brasileiro Marco Capitão fará sua estreia no Ironman. O Ironman Brasil 2011 tem 2.000 inscritos de 34 diferentes nacionalidades e a largada será às 7h de domingo (29), os atletas enfrentarão 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,1 km de corrida, com tempo limite de 17h.
Segundo Marcos Hallack, os atletas iniciaram a preparação para o evento no início do ano. “Tiveram de conciliar família e trabalho com as horas e horas de treinos, tudo em nome do sonho de se tornar Ironman”, conta Hallack. Durante a jornada de preparação, os atletas disputaram no Ceará o Brasileiro de Longa Distância. Os dois se classificaram para o Mundial da modalidade que será disputado em novembro nos EUA. “Neste domingo às 7h, será dada a largada e depois de tantos treinos e da grande expectativa, finalmente os atletas irão se desafiar em nome do lema Ironman: Dream, Belive, Become (sonhar, acreditar, começar)”
Informações do evento
Principal prova do calendário nacional de triatlo, o Ironman Brasil será a atração do final de semana. a disputa, única seletiva para a final do Mundial Ironman, no Havaí, este ano bate todos os recordes em número de participantes, com 2.000 inscritos de 34 países, superando os 1.650 de 2010. esse número consolida o evento de vez no calendário internacional em sua 11ª edição, prometendo mais uma briga acirrada pelo titulo. Os atletas enfrentarão 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,1 km de corrida, com tempo limite de 17h. a largada será as 7h, em Jurerê Internacional, Florianópolis (SC). Em jogo, 50 vagas para o Ironman do Havaí entre os amadores, e 75 mil dólares de prêmio para os melhores profissionais.
“Aumentamos o número de atletas paulatinamente, sem colocar em risco a integridade dos mesmos. Hoje estamos aptos a reunir este total, o que mostra a força da prova”, explica Carlos Galvão, diretor-geral do Ironman Brasil. Em 2010, os vencedores foram Luke Mckenzie, da Austrália, com 8h07min38seg, novo recorde da prova, e Tereza Macel (Canadá), 9h19min12seg.
Além da quebra de recorde, a edição 2011 do evento também apresenta um novo formato de pontuação para os profissionais. A WTC – World Triathlon Corporation -, que coordena o Circuito Mundial Ironman, implantou um novo sistema de pontuação para os profissionais, no qual os mesmos serão pontuados de acordo com a classificação na prova, que se somará a outras pontuações em outras disputas, e os melhores colocados ganharão as vagas.
Informações dos atletas locais: Marcos Hallack
Fotos: Divulgação
Informações do evento: site oficial do Ironman Brasil 2011