Juiz de Fora (MG), 18 de maio de 2011
Os alunos do programa JF Esporte e Cidadania, Alef Carneiro e Willian Marquino, representaram o Brasil no Campeonato Mundial de Hapkidô, realizado em Curitiba, entre os últimos dias 14 e 16. Eles integraram a equipe de 12 atletas juizforanos que representou Minas Gerais no mundial, trazendo 11 títulos para a cidade (seis ouros, quatro pratas e um bronze) e somando títulos para o Brasil, que conquistou o primeiro lugar geral do campeonato.
Os atletas da cidade competiram nas modalidades salto, quebramento, defesa pessoal e luta. De acordo com o mestre Alexandre Gerken, professor da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) e campeão mundial de hapkidô, os alunos se destacaram na luta, que foi “o ponto alto do evento, onde os olhares de todos, mestres e atletas, se voltaram para as áreas de combate”. Os mestres Gerken e Mario Gerheim foram homenageados no mundial, por terem sido campeões mundiais de hapkidô em edições anteriores.
“A diversidade de países e estados brasileiros foi o ápice desse campeonato, que se tornou uma das melhores referências dentro da modalidade”, revela Gerken. Além de Minas Gerais, o evento contou com a participação dos estados de Pernambuco, Bahia, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, entre outros, e países como Coréia, Argentina, Uruguai, Colômbia e Paraguai.
“Essa competição traz um resultado valioso, somando-se às inúmeras conquistas pessoais dos nossos atletas, contribuindo para o aprimoramento técnico e a aquisição de experiência, que com certeza, é fundamental para o aperfeiçoamento dos alunos”, finaliza o mestre Alexandre Gerken. A Secretaria de Educação (SE) concedeu 12 passagens aéreas para o grupo competir no mundial.
Agora, a equipe se prepara para um campeonato interno, que será disputado somente pelos alunos do JF Esporte e Cidadania, no próximo dia 28, a partir das 10h, na Academia Shandokan (Avenida Governador Valadares 647, sala 2, Bairro Manoel Honório). Eles também já estão de olho no próximo campeonato interestadual, que acontece em junho, no município de Boa Esperança, sul de Minas.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação da SEL – Secretaria de Esporte e Lazer